Editorial: Olhares na Educação Infantil

Autores

  • Arinalda Silva Locatelli Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-3573-1706
  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Cássia Ferreira Miranda Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Juliane Gomes de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16674

Resumo

O Dossiê OLHARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como objetivo discutir aspectos acerca da Educação Infantil enquanto espaço formativo em suas diferentes concepções e constituições. Compõe-se de vinte e cinco artigos em sua totalidade, que buscam alcançar e difundir práticas pedagógicas em permanente diálogo com os documentos orientadores, a profissionalidade docente, as concepções de infância e a dinâmica curricular que atravessa esta etapa da Educação Básica.

O enfoque das pesquisas volta-se para a produção de conhecimentos com base nas experiências partilhadas por diferentes sujeitos advindas do contexto da Educação Infantil. Instiga-se a presença de olhares interdisciplinares no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, oriundos das diversas áreas do conhecimento que versam sobre a política, o financiamento, a gestão, a formação, o trabalho docente e os fundamentos da Educação Infantil, das infâncias e das políticas curriculares, entre outras possibilidades de reflexão.

De forma mais específica, o presente Dossiê apresenta reflexões acerca da Educação Infantil no contexto da pandemia, onde se delineia os desafios referentes à estruturação das atividades neste período; a efetivação do planejamento do trabalho pedagógico e o uso da contação de histórias, por meio de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Locatelli, A. S., Zandomínegue, B. A. C., Miranda, C. F., Lopes, F. R., & Sousa, J. G. (2023). Editorial: Olhares na Educação Infantil. Rev. Bras. Educ. Camp., 8, e16674. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e16674

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Locatelli, A. S., Zandomínegue, B. A. C., Miranda, C. F., Lopes, F. R., & Sousa, J. G. de. (2023). Editorial: Olhares na Educação Infantil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e16674. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16674

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil