A Educação Infantil na BNCC: desafios à consolidação de direitos de aprendizagem e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16076

Resumo

O presente estudo aborda algumas implicações teórico-práticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento do trabalho pedagógico no âmbito da educação infantil. Partindo de uma análise sobre o estado da arte no que se refere às dificuldades de professores e alunos para a ação educativa nessa instância da educação básica, indica elementos ao debate que se voltam à explicação dos problemas elencados e para encaminhamento de um processo de constituição de sujeitos de aprendizagem na educação infantil. Trata-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental cujos resultados mostram as dificuldades da cultura escolar básica para a superação do encaminhamento de situações didáticas ainda fortemente marcadas pela desconsideração da diversidade cultural, pela associação de modelos e pela dicotomia entre cuidar e educar. Aponta para o constructo teórico da perspectiva histórico-cultural como busca de encaminhamento para a efetivação de um amplo processo de produção de sentidos e de negociação de significados de ensino e de aprendizagem, de forma geral, e da Matemática, em particular.

Palavras-chave: educação infantil, BNCC, formação de conceitos, produção de sentidos, negociação de significados.

 

Early Childhood Education at BNCC: challenges to the consolidation of learning and development rights

ABSTRACT. This study addresses some theoretical and practical implications of the National Common Curricular Base (BNCC) for the development of pedagogical work in the field of early childhood education. Starting from an analysis of the state of the art with regard to the difficulties of teachers and students for educational action in this instance of basic education, it indicates elements for the debate that are aimed at explaining the problems listed and forwarding a process of constitution of learning subjects in early childhood education. This is a bibliographical research and documental analysis whose results show the difficulties of the basic school culture for overcoming the handling of didactic situations still strongly marked by the disregard of cultural diversity, by the association of models and by the dichotomy between caring and educating. It points to the theoretical construct of the cultural-historical perspective as a search for guidance for the realization of a broad process of production of meanings and negotiation of meanings of teaching and learning, in general, and Mathematics, in particular.

Keywords: early childhood education, BNCC, concept formation, production of senses, negotiation of meanings.

 

Educación Infantil en la BNCC: desafíos para la consolidación de los derechos de aprendizaje y desarrollo

RESUMEN. Este estudio aborda algunas implicaciones teóricas y prácticas de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) para el desarrollo del trabajo pedagógico en el campo de la educación infantil. A partir de un análisis del estado del arte en cuanto a las dificultades de docentes y estudiantes para la acción educativa en esta instancia de educación básica, se señalan elementos para el debate que se orientan a esclarecer los problemas enumerados y adelantar un proceso de constitución de materias de aprendizaje en educación infantil. Se trata de una investigación bibliográfica y análisis documental cuyos resultados muestran las dificultades de la cultura escolar básica para superar el manejo de situaciones didácticas aún fuertemente marcadas por el desconocimiento de la diversidad cultural, por la asociación de modelos y por la dicotomía entre cuidar y educar. Apunta al constructo teórico de la perspectiva histórico-cultural como búsqueda de orientaciones para la realización de un amplio proceso de producción de sentidos y negociación de sentidos de la enseñanza y el aprendizaje, en general, y de las Matemáticas, en particular.

Palabras clave: educación infantil, BNCC, formación de conceptos, producción de sentidos, negociación de significados.

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Biografia do Autor

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Docente vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília.

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Assis. 

Priscila Caroline Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Psicóloga pela Universidade de Marília (UNIMAR), Mestre e Doutoranda com Bolsa CAPES/PROEX em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Miguel, J. C., Silva, M. E. F. da, & Miguel, P. C. (2023). A Educação Infantil na BNCC: desafios à consolidação de direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e16076. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16076

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil