O que nos dizem as crianças? A escuta e a observação apontando direções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15801

Resumo

Este artigo objetiva abordar a relevância da escuta e da observação no trabalho construído com as crianças. Para tal, apresentaremos um projeto realizado em uma escola pública, de Educação Infantil, na cidade do Rio Grande-RS. O alicerce dessa pesquisa foi qualitativo, composto pela teoria fundamentada dos dados e pela metodologia de projetos. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o pertencimento e as emoções são fatores fundamentais para um processo educativo compartilhado e significativo. Verificamos ainda, que as crianças estão abertas para comunicar os seus pensamentos, anseios e desejos. Nesse sentido, o exercício sensível da escuta e da observação mostra-se indispensável para um trabalho pedagógico que almeja ser realizado com respeito ao protagonismo das crianças.

Palavras-chave: crianças, escuta, observação, emoções, educação infantil.

 

What do Children tell us? Listening and observation pointing directions             

ABSTRACT. This article aims to address the relevance of listening and observation in the work built with children. To this end, we will present a project carried out in a public school, of Early Childhood Education, in the city of Rio Grande-RS. The foundation of this research was qualitative, composed of grounded data theory and project methodology. Among the main results obtained, we highlight that belonging and emotions are fundamental factors for a shared and meaningful educational process. We also found that children are open to communicating their thoughts, desires and desires. In this sense, the sensitive exercise of listening and observation proves to be essential for a pedagogical work that aims to be carried out with respect for the protagonism of children.

Keywords: children, listening, observation, emotions, early childhood education.

 

¿Qué nos dicen los niños? Escucha y observación señalando direcciones.

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo abordar la relevancia de la escucha y la observación en el trabajo construido con los niños. Para ello, presentaremos un proyecto realizado en una escuela pública, de Educación Infantil, en la ciudad de Rio Grande-RS. El fundamento de esta investigación fue cualitativo, compuesto por teoría de datos fundamentados y metodología de proyectos. Entre los principales resultados obtenidos, destacamos que la pertenencia y las emociones son factores fundamentales para un proceso educativo compartido y significativo. También encontramos que los niños están abiertos a comunicar sus pensamientos, deseos y anhelos. En este sentido, el ejercicio sensible de la escucha y la observación se muestra fundamental para una labor pedagógica que pretende realizarse con respeto al protagonismo de los niños.

Palabras clave: niños, escucha, observación, emociones, educación infantil.

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Biografia do Autor

Hardalla do Valle, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

É Professora da Carreira do Magistério Superior, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UPEL). Graduada em História Bacharelado (FURG), História Licenciatura (FURG) e Pedagogia (UNINTER). Possui especialização em Neuropsicopedagogia (FAVENI), Psicopedagogia (FAVENI) e Atendimento Educacional Especializado-AEE (FURG). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG). Atuou como docente na FURG, E.M.EF Zenir de Souza Braga e E.M.EF. Dom Pedro II. Foi educadora social do Centro de estudos psicológicos de meninos e meninas em situação de rua (CEP/RUA-FURG). Atualmente, é membro do Grupo de Estudos Ecoinfâncias (FURG). Em suas pesquisas, aborda os seguintes temas: aspectos sociológicos e históricos da educação de crianças, infâncias em situação de vulnerabilidade e políticas públicas institucionais voltadas às infâncias

Angela Bersch, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel(2003). Mestrado em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2005). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Professora do Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU/FURG.

Eliane Piske, Secretaria Municipal de Rio Grande - SMED

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2011). É Especialista em Educação, área de concentração: Educação Infantil (2014) pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Mestra em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG (2016). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2021). É especialista em Atendimento Educacional Especializado- AEE (2022). pela Universidade Federal do Rio Grande. É professora na Prefeitura de Rio Grande atuando na Educação Infantil.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Valle, H. . S. do, Bersch, A., & Piske, E. (2023). O que nos dizem as crianças? A escuta e a observação apontando direções. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15801. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15801

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil