Análise das práticas pedagógicas da educação física com crianças com deficiências no âmbito da educação infantil: Uma revisão integrativa

Autores

  • Paulo Sergio Avelino dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ https://orcid.org/0000-0001-8811-3920
  • Ricardo de Almeida Pimenta Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0002-2432-1277
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15753

Resumo

A inclusão de crianças com deficiência na educação básica é um tema há muito discutido no bojo da sociedade. Marcadas por um passado excludente, segregacionista e consideradas treináveis a partir das concepções desportivo-preparatórias da educação física, as crianças vêm conquistando seu espaço enquanto sujeitos de direitos e protagonistas de seu processo de aprendizagem. Assim, este estudo objetiva analisar o modo como os artigos científicos caracterizam o trabalho pedagógico da educação física com crianças com deficiências no âmbito da educação infantil. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa aplicada na base Redalyc e ao Portal de Periódicos da Capes, limitando às bases de dados Scopus e Scielo. Após a aplicação dos critérios de inclusão, selecionou-se nove artigos. As produções apontam possibilidades de inclusão, como o trabalho colaborativo entre os professores e as famílias, o jogo e a brincadeira como estratégia para promover a interação entre as crianças e a extensão universitária como um caminho de solidez na formação inicial de professores. Dessa forma, pode-se concluir que os artigos científicos analisados reconhecem a importância de uma abordagem inclusiva na educação física infantil, valorizando a participação ativa e autônoma das crianças com deficiência no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: educação infantil, educação inclusiva, crianças com deficiência, educação física.

 

Analysis of pedagogical practices in physical education with children with disabilities in the context of early childhood education: An integrative review

ABSTRACT. The inclusion of children with disabilities in basic education has long been a topic of discussion within society. Marked by an exclusionary, segregational past, and considered trainable based on the preparatory-sports concepts of physical education, children have been gaining their space as subjects of rights and protagonists in their learning process. Thus, this study aims to analyze how scientific articles characterize the pedagogical work of physical education with children with disabilities within early childhood education. For this, an integrative review was carried out using the Redalyc database and the Capes Periodicals Portal, limited to the Scopus and Scielo databases. After applying the inclusion criteria, nine articles were selected. The productions point out possibilities for inclusion, such as collaborative work between teachers and families, play and games as a strategy to promote interaction between children, and university extension as a path to solidify initial formation. Thus, it can be concluded that the analyzed scientific articles recognize the importance of an inclusive approach in early childhood physical education, valuing the active and autonomous participation of children with disabilities in the learning process.

Keywords: early childhood education, inclusive education, children with disabilities, physical education.

 

Análisis de las prácticas pedagógicas de la educación física con niños con discapacidades en el ámbito de la educación infantil: Una revisión integradora

RESUMEN. La inclusión de niños con discapacidades en la educación básica es un tema que ha sido ampliamente discutido en la sociedad. Marcados por un pasado excluyente, segregacionista y considerados entrenables a partir de las concepciones deportivo-preparatorias de la educación física, los niños han estado ganando su espacio como sujetos de derechos y protagonistas en su proceso de aprendizaje. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar cómo los artículos científicos caracterizan el trabajo pedagógico de la Educación Física con niños con discapacidades en el ámbito de la educación infantil. Para ello, se llevó a cabo una revisión integrativa aplicada en la base de datos de Redalyc y en el Portal de Periódicos de Capes, limitando las bases de datos a Scopus y Scielo. Después de aplicar los criterios de inclusión, se seleccionaron nueve artículos. Las producciones señalan posibilidades de inclusión, como el trabajo colaborativo entre profesores y familias, el juego y la diversión como estrategias para fomentar la interacción entre los niños y la extensión universitaria como un camino para solidificar la formación inicial. De esta manera, se puede concluir que los artículos científicos analizados reconocen la importancia de un enfoque inclusivo en la educación física infantil, valorando la participación activa y autónoma de los niños con discapacidad en el proceso de aprendizaje.

Palabras clave: Educación infantil, educación inclusiva, niños con discapacidades, educación física.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Avelino dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares PPGEduc/UFRRJ (2022). Graduado em Licenciatura em Educação física pela Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro-UFRRJ (2022). É pesquisador do Grupo de Pesquisas em Docência na Educação Física (GPDEF), regularmente cadastrado no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.

Ricardo de Almeida Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Atividade Física Adaptada pela Universidade do Porto - Portugal (revalidação - UNICAMP) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (Área: Comportamento Motor) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com período de Doutorado Sanduíche no Developmental Motor Cognition Lab da University of Texas at Arlington. Atualmente é docente magistério superior no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área da Educação Física inclusiva, atividades de aventura, desenvolvimento e aprendizagem motora e nos estudos sobre os transtornos do desenvolvimento na infância, especialmente com os trabalhos desenvolvidos com crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtornos de Aprendizagem. Além da atuação no ensino superior, dedica-se as atividades da Ong. Autonomia (www.ongautonomia.org.br).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), no qual exerce a coordenação; Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), desde 2021, tendo sido integrante do Comitê Científico do GTT Escola do CBCE entre 2019 e 2021. Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020).

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Santos, P. S. A. dos, Pimenta, R. de A., & Martins, R. L. D. R. (2023). Análise das práticas pedagógicas da educação física com crianças com deficiências no âmbito da educação infantil: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15753. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15753

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil