A educação infantil e a pedagogia histórico-crítica: elementos para um currículo escolar no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15721

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir o currículo para a educação infantil no campo à luz da pedagogia histórico-crítica, tendo como horizonte a proposição para pensarmos o currículo e o contexto escolar enquanto lócus de acesso aos conhecimentos científicos. Trata-se de um artigo teórico, com abordagem qualitativa, com base em estudos dos principais interlocutores da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, partiu-se da seguinte questão norteadora: em que medida a PHC pode contribuir com a discussão e proposição para a educação infantil no campo? Esta pergunta nos remete a dizer que a educação infantil é um direito, quanto direito, deve ser ofertada pelo Estado, considerando as práticas sociais dos filhos dos trabalhadores do campo, reconhecendo a especificidade que a faixa etária exige quanto ao seu atendimento que é de zero a cinco anos de idade, a fim de superar a invisibilidade das crianças do campo. Em nossos estudos, concluímos que não existe uma única forma de se pensar em uma proposta curricular para a educação infantil no campo, mas para este trabalho considera-se a importância da educação infantil escolar que trabalhe toda a riqueza de conteúdos artísticos, estéticos e éticos etc. dialogados com as práticas sociais que envolvem o território rural.

Palavras-chave: educação no campo, educação infantil, pedagogia histórico-crítica, formação humana.

 

Early childhood education and historical-critical pedagogy: elements for a school curriculum in the countryside          

ABSTRACT. This study aimed to discuss the curriculum for early childhood education in the field, considering the historical-critical pedagogy, with the proposal to think about the curriculum and the school context as a locus of access to scientific knowledge. This was a theoretical qualitative research, based on studies of the main interlocutors of Historical-Critical Pedagogy. To do so, we started with the following guiding question: to what extent can the PHC contribute to the discussion and proposition for early childhood education in the field? This question leads us to say that Early Childhood Education is a right that must be offered by the State, considering the social practices of children of rural workers, recognizing the specificity the age group requires regarding its attendance, which is 0 to 5 years old, in order to overcome the invisibility of rural children. In conclusion, there is not a single way of thinking about a curricular proposal for early childhood education in the field, but for this, we consider the importance of early childhood education that works with all the abundance of contents, artistic, aesthetic and ethics, etc. dialogued with social practices that involve the rural area.

Keywords: rural education, early childhood education, historical-critical pedagogy, human development.

 

La Educación Infantil y la Pedagogía Histórico-Crítica: elementos para un currículo escolar en el campo

RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo discutir el currículo para la educación infantil en el campo a la luz de la pedagogía histórico-crítica, teniendo como horizonte la proposición para pensar el currículo y el contexto escolar como locus de acceso a los conocimientos científicos. Se trata de un artículo teórico, con abordaje cualitativo, a partir de estudios de los principales interlocutores de la Pedagogía Histórico-Crítica. Se partió de la cuestión: ¿en qué medida la PHC puede contribuir con la discusión y preposición para la educación infantil en el campo? La Educación Infantil es un derecho y debe ser ofrecida por el Estado, considerando las prácticas sociales de los hijos dos trabajadores del campo, reconociendo la especificidad que el rango de edad exige y su atención que es de 0 a 5 años, con la finalidad de superar la invisibilidad de los niños del campo. Concluimos, que no hay una única forma de pensarse en una propuesta curricular para la educación infantil en el campo, pero para este estudio se considera la importancia de la educación infantil escolar que desarrolle toda la riqueza de contenidos, artísticos, estéticos y éticos etc. dialogados con las prácticas sociales que abarca el territorio rural.

Palabras clave: educación en el campo, educación Infantil, pedagogía histórico-crítica, formación humana.

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Biografia do Autor

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitario Luterano de Palmas (2000) , Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Experiência na área de educação, com ênfase em: políticas públicas e práticas pedagógicas para educação no campo, escolas multisseriadas e formação de professores.

Wansley Ferreira de Freitas, Secretaria Municipal de Educação- SME

Professor da rede Municipal de Educação de Aporé/GO e do Departamento de Educação das Faculdades Integradas de Paranaíba-FIPAR. Graduação em História pelas Faculdade Vale do Aporé (2007). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cassilândia (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016), linha "História, Sociedade e Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar- (2019), linha " Estado, Política e Formação Humana". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - GEPEC/HISTEDBR. Atua em História da Educação, História de instituições Escolares do/no campo, Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos-EJA e Paulo Freire.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva Nunes, K. de C., & Ferreira de Freitas, W. (2023). A educação infantil e a pedagogia histórico-crítica: elementos para um currículo escolar no campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15721. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15721

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil