A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-Escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15680

Resumo

É fato que, no contexto educacional a contação de histórias sempre esteve e estará presente nas diferentes etapas de ensino. Essa arte contribui para preservação de diversas culturas sociais. Além disso, ela possibilita que o sujeito ouvinte conheça outros mundos por meio da imaginação. Dessa forma, o presente trabalho analisa o uso da contação de histórias através de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia. É abordada a importância dessa arte no contexto educacional, principalmente na fase inicial e com isso o texto dialoga sobre os diferentes espaços em que a oralidade se encontra nos dias atuais, citando autores para subsidiar a discussão. Menciona também o trabalho realizado pela Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, localizada no município de Tocantinópolis (Tocantins) ao expor relatos sobre diferentes possibilidades e estratégias de se trabalhar com essa arte. Por fim, o trabalho apresenta as respostas de um questionário respondido pelas professoras da instituição por meio do qual comentaram suas experiências com a contação de histórias.

Palavras-chave: contação de histórias, pandemia, tecnologia, relatos de experiências.

 

The telling of stories with the use of technologies in Preschool Mother Eduvirgens: limits and challenges in times of pandemic

ABSTRACT: It is a fact that, in the educational context, storytelling has always been and will be present in the different stages of teaching. This art contributes to the preservation of diverse social cultures. In addition, it allows the listening subject to know other worlds through imagination. In this way, the present work analyzes the use of storytelling through media resources as a teaching tool for hybrid and remote classes in times of pandemic. The importance of this art in the educational context will be addressed, especially in the initial phase. The text will talk about the different spaces in which orality is found nowadays, citing authors to support the discussion. It will mention the work carried out by Pré-Escola Mãe Eduvirgens, located in the city of Tocantinópolis-TO, exposing reports on different possibilities and strategies of working with this art. Finally, the work will present the answers to a questionnaire answered by the institution's teachers, through which they commented on their experiences with storytelling.

Keywords: storytelling, pandemic, technology, experience reports.

 

La narración de historias con el uso de tecnologías en Preescolar Madre Eduvirgens: límites y desafíos en tiempos de pandemia

RESUMEN: Es importante que, en el contexto educativo, la narración de cuentos siempre haya estado y estará presente en las diferentes etapas de la enseñanza. Este arte contribuye a la preservación de diversas culturas sociales. Además, permite al sujeto oyente conocer otros mundos a través de la imaginación. Por lo tanto, el presente trabajo analiza el uso de la narración de historias a través de recursos mediáticos como herramienta de enseñanza para clases híbridas y remotas en tiempos de pandemia.  Se aborda la importancia de este arte en el contexto educativo, especialmente en la fase inicial   y con esto el texto dialoga sobre los diferentes espacios en los que la oralidad está presente actualmente, citando autores para apoyar la discusión.  También menciona el trabajo realizado por La Madre Preescolar Eduvirgens, ubicada en el municipio de Tocantinópolis (Tocantins) al exponer informes sobre diferentes posibilidades y estrategias de trabajo con este arte. Finalmente, el artículo presenta las respuestas a un cuestionario respondido por los docentes de la institución a través del cual comentaron sus experiencias con la narración de cuentos.

Palabras-clave: narración de cuentos, pandemia, tecnología, informes de experiencia.

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Biografia do Autor

Marilene Soares da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins, em 1995. Realizou curso de Especialização em Psicopedagogia pela pela Faculdade de Ciências e Letras de São Paulo, Especializou-se em Tecnologias Educacionais pela PUC-Rio e Eproinfo. É Mestra em Letras, Literatura e Critica Literária pela PUC de Goiás, em 2013. Na esteira dessa formação, vem desempenhando ações diversificadas no decorrer das décadas, atuando na docência da Educação Básica e Ensino Superior e na gestão de projetos em Escolas e na DRET. Atualmente exerce a função de Professora do Magistério Superior, na Universidade Federal do Tocantins. O trabalho tem sido evidenciado na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Leitura, Didática, Organização da Educação Básica e Estágio Supervisionado. O desempenho nas áreas em que tem atuado tem deixado marcas de uma história com abertura para novas conquistas.

Referências

Belloni, M. L. (2001). Mídia-educação: da tecnologia à comunicação educacional. Campinas, SP. Autores associados.

Benjamin, W. (1983). O narrador. (2a ed.). São Paulo: Abril Cultural.

Busatto, C. (2013). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4a ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Alves Damascendo, L., & Silva, M. S. da. (2023). A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-Escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15680. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15680

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil