A Educação Infantil em contexto de pandemia: arranjos curriculares e pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15674

Resumo

Esta pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório foi produzida a partir de entrevistas realizadas com duas professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na Educação Infantil de Colinas do Tocantins/TO. O objetivo foi analisar como a Educação Infantil do município se estruturou no contexto da pandemia no ano de 2021, focalizando aspectos relacionados ao campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. Com base nesta análise, refletir sobre o brincar e movimentar-se como linguagens essenciais às crianças. No processo de análise interpretativa, identificou-se a adoção do ensino remoto para a Educação Infantil e os desafios sentidos pelas docentes para a condução desse trabalho. Como alternativas para o enfrentamento das dificuldades destaca-se a ampliação do diálogo com a família e a adoção de diferentes linguagens para a comunicação com as crianças. As professoras se esforçaram para contemplar o campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento e tiveram uma demanda corporal para a produção de materiais audiovisuais para as crianças. Conclui-se que, apesar desse esforço, nas propostas de ensino remoto para a Educação Infantil, houve pouca ênfase à linguagem corporal e valorização do protagonismo infantil.

Palavras-chave: educação física, educação infantil, ensino remoto, criança, linguagens.

 

Early Childhood Education in the context of a pandemic: curricular and pedagogical arrangements

ABSTRACT. This research with a qualitative and exploratory approach was produced from interviews with two teachers and a pedagogical coordinator who work in Early Childhood Education in Colinas do Tocantins/TO. The objective was to analyze how Early Childhood Education in the municipality was structured in the context of the pandemic, in the year 2021, focusing on aspects related to the Body, Gesture and Movement field of experience recommended by the National Common Curricular Base. Based on this analysis, reflect on playing and moving as essential languages for children. In the process of interpretive analysis, the adoption of remote teaching for Early Childhood Education and the challenges felt by the teachers in carrying out this work were identified. As alternatives for coping with difficulties, the expansion of dialogue with the family and the adoption of different languages for communicating with the children stand out. The teachers made an effort to contemplate the field of experience Body, gesture and movement and had a body demand for the production of audiovisual materials for the children. It is concluded that, despite this effort, in proposals for remote teaching for Early Childhood Education, there was little emphasis on body language and appreciation of children's protagonism.

Keywords: physical education, early childhood education, remote learning, children, languages.

 

Educación Infantil en el contexto de una pandemia: arreglos curriculares y pedagógicos

RESUMEN. Esta investigación con enfoque cualitativo y exploratorio se produjo a partir de entrevistas con dos docentes y un coordinador pedagógico que actúan en Educación Infantil en Colinas do Tocantins/TO. El objetivo fue analizar cómo se estructuró la Educación Infantil en el municipio en el contexto de la pandemia, en el año 2021, centrándose en aspectos relacionados con el campo de experiencia Cuerpo, Gesto y Movimiento recomendado por la Base Curricular Común Nacional. A partir de este análisis reflexionar sobre el juego y el movimiento como lenguajes esenciales para los niños. En el proceso de análisis interpretativo, se identificaron la adopción de la enseñanza a distancia para la Educación Infantil y los desafíos sentidos por los docentes en la realización de este trabajo. Como alternativas para el enfrentamiento de las dificultades se destacan la ampliación del diálogo con la familia y la adopción de diferentes lenguajes para comunicarse con los hijos. Los docentes se esforzaron en contemplar el campo de experiencia Cuerpo, gesto y movimiento y tuvieron demanda corporal para la producción de materiales audiovisuales para los niños. Se concluye que, a pesar de este esfuerzo, en las propuestas de enseñanza a distancia para la Educación Infantil, hubo poco énfasis en el lenguaje corporal y la valoración del protagonismo de los niños.

Palabras clave: educación física, educación infantil, educación a distancia, infantil, idiomas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). 

Adriano Malaquias de Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil (2022). Professor da Escola Gotas de Esperança - APAE Colinas do Tocantins/TO.  

Referências

Assis, L. C., Mello, A. S., Ferreira Neto, A., Santos W., & Schneider, O. (2015). Jogo e protagonismo da criança na educação infantil. Revista

Portuguesa de Educação, 28(1), 95-116.

Ayoub E. (2000). Brincando com o Ritmo na Educação Física. Revista Presença

Pedagógica, 6(34), 49-57.

Ayoub, E. (2001). Reflexões Sobre a Educação Física na Educação Infantil. Rev. Paul. Educ. Física., 4, 53-60. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139594

Brasil. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil.

Brasil. (2009). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.

Brasil. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. 80-101.

Brasil. (2015). Base Nacional Comum Curricular. Versão preliminar. Ministério da Educação.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. (3. vers.). Ministério da Educação.

Brasília: MEC.

Brasil. (2018). Resolução nº 6 de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior, Brasília, DF.

Borba, A. M. (2007). O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In Brasil,

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de

nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade (pp. 33-45). (2. ed.).

Brasília. Recuperado de:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

Buss-Simão, M. (2021). Dinâmicas e demandas corporais da docência na Educação Infantil. Webconferência. 19 de outubro, 2021. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=SzoeI5o1eNk

Canfield, M. S. (2000). A Educação Física nas séries iniciais: paralelo entre 15 anos. Revista Kinesis, (23), 87-102.

Cecílio, C. (2021). Educação Infantil: caminhos possíveis para trabalhar de forma não presencial. Nova Escola. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/20391/educacao-infantil-caminhos-possiveis-para-trabalhar-de-forma-nao-presencial. Acesso em: 30, julho de 2021.

Certeau, M. (1985). Teoria e método no estudo das práticas cotidianas. In Anais Encontro

cotidiano, cultura popular e planejamento urbano. São

Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de São

Paulo.

Corsaro, W. A. (2009). Reprodução interpretativa e cultura de pares. In Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro (pp. 31-50). São Paulo: Cortez.

Fantacholi, F. das N. A importância do brincar na educação infantil. Recuperado de: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

Freire, P. (1984). A importância do ato de ler em três artigos que se completam. (6ª ed.) São Paulo: Editora Autores Associados.

Galvão, I. (2014). Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. (23º ed.). Petrópolis/RJ: Vozes.

Gestrado/Cnte. Trabalho docente em tempos de pandemia (Relatório técnico). (2020). Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020/. Recuperado de: https://doi.org/10.35417/978-65-991247-1-6_13

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2021). Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/colinas-do-tocantins.html. Acesso em: 25 de ago de 2022.

Kauffmann, J. A. (2013). A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, Maceió: Edufal.

Khishimoto, T. M. (2010). Alfabetização e letramento/literacia no contexto da educação infantil: desafios para o ensino, para a pesquisa e para a formação. Revista Múltiplas Leituras, 3(1), 18-36. https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v3n1-2p18-36

Libâneo, J. C. (2006). Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. (9ª ed.). São Paulo: Cortez.

Libâneo, J. C. (2007). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. (5. ed.). São Paulo: Cortez.

Martins, G. A. (2002). Manual para elaboração de monografias e dissertações. (3.ed.). São Paulo: Atlas.

Mello, A. S., Zandomínegue, B. A. C., Barbosa, R., Martins, R., & Santos, W. (2016). A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a educação física. Motrivivência, 28(48), 130-149. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p130

Mendes, G. (2020). Prefeitura de Colinas do Tocantins retoma ano letivo com aulas remotas. Colinas do Tocantins/TO, Recuperado de: https://sucessofm104.com.br/prefeitura-de-colinas-do-tocantins-retoma-ano-letivo-com-aulas-remotas/.

Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/SP: Hucitec.

Moraes, M. C. (2003). Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes.

Moran, J. M. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. (6. ed.). Campinas: Papirus.

Nóvoa, A. (2020). Formação de professores em tempo de pandemia. Webconferência Prof. António Nóvoa. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM

Oliveira, V. B. (Org). (2000). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes.

Richeter, L. M. (2006). Movimento corporal da criança na Educação Infantil: expressão, comunicação e interação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Santaela, L. (2008). Da cultura de massa às interfaces na era digital. Revista Faced, 14, 105-118. Recuperado de: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1185/1/2657.pdf.

Sarmento, M. J. (2015). Para uma agenda da educação da infância em tempo integral

assente nos direitos da criança. In Araújo, V. C. [et al.] (Orgs.). Educação infantil

em jornada de tempo integral: dilemas e perspectivas (pp. 61–89). Vitória: EDUFES.

Sayão, D. (1999). A disciplinarização do corpo na infância: educação física, psicomotricidade e o trabalho pedagógico. In Sayão, D., Mota, M. R., & Miranda, O. (Orgs.). Educação infantil em debate: idéias, invenções e achados (s./p.). Rio Grande: FURG.

Sayão, D. T. (2002). Infância, prática de ensino de Educação Física e Educação Infantil. In Vaz, A. F., Sayão, D. T., & Pinto, F. M. (Orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de Educação Física (s./p.). Florianópolis: Ed. da UFSC.

Scuisato, D. A. S. (s/d). Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Recuperado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf.

Silva, I. R. (2018). As dinâmicas corporais na docência com bebês (Dissertação de Mestrado). Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

Rangel, I. C. A. (2012). Educação Física na Infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Zanluchi, F. B. (2005). O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Alves Costa Zandomínegue, B., & Malaquias de Oliveira, A. (2023). A Educação Infantil em contexto de pandemia: arranjos curriculares e pedagógicos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15674. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15674

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil