Planejamento na educação infantil e contexto pandêmico: implicações e desafios

Autores

  • Erika Cristina Pereira Guimarães Rede Pública Municipal de Tocantinópolis-TO https://orcid.org/0000-0002-8824-5824
  • Joedson Brito dos Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15671

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como se deu e quais os desafios do planejamento do trabalho pedagógico de professoras da Educação Infantil (EI) no contexto de pandemia. Optamos por uma abordagem qualitativa e exploratória com pesquisa de campo, tendo a entrevista com professoras de uma pré-escola do município de Tocantinópolis/TO, como estratégias de investigação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica considerando a literatura e a legislação pertinente. Os resultados evidenciam os desafios para o planejamento na EI no contexto pandêmico como a ausência de recursos econômicos e tecnológicos, baixo conhecimento e habilidade sobre o uso de tecnologias digitais para trabalhar com crianças pequenas, o tempo excessivo em frente ao computador e dificuldades com conectividade. O estudo pode proporcionar reflexão sobre a importância e desafios do Planejamento na EI por meio da literatura, dos documentos legais e disposições para construção das propostas pedagógicas e curriculares na EI, bem como limites, desafios e possibilidades das professoras na EI com a dimensão do planejamento na pandemia, sobretudo, em relação ao uso de tecnologias como estratégias metodológicas para o trabalho remoto com crianças.

Palavras-chave: planejamento, educação infantil, desafios, pandemia.

 

Planning in early childhood education and the pandemic context: implications and challenges

ABSTRACT. The article aims to understand how it happened and what are the challenges of planning the pedagogical work of Early Childhood Education (ECE) teachers in the context of a pandemic. We opted for a qualitative and exploratory approach with field research, with interviews with teachers from a preschool in the city of Tocantinópolis/TO, as research strategies. We carried out a bibliographical research considering the relevant literature and legislation. The results show the challenges for planning in ECE in the pandemic context, such as the lack of economic and technological resources, lack of knowledge and ability to use technologies to work with young children, excessive time in front of the computer and difficulties with connectivity. The study can provide reflection on the importance and challenges of Planning in EI through literature, legal documents and provisions for the construction of pedagogical and curricular proposals in EI, as well as the challenges of teachers in EI with the dimension of planning in the pandemic, especially in relation to the use of technologies as methodological strategies for remote work with children.

Keywords: planning, early childhood education, challenges, pandemic.

 

La planificación en la educación infantil y el contexto de la pandemia: implicaciones y desafíos

RESUMEN. El artículo tiene como objetivo comprender cómo sucedió y cuáles son los desafíos de planificar el trabajo pedagógico de los docentes de Educación Infantil (ECE) en el contexto de una pandemia. Optamos por un enfoque cualitativo y exploratorio con investigación de campo, con entrevistas a docentes de un preescolar en la ciudad de Tocantinópolis/TO, como estrategias de investigación. Realizamos una investigación bibliográfica considerando la literatura y la legislación pertinente. Los resultados destacan los desafíos para la planificación en ECE en el contexto de la pandemia, como la falta de recursos económicos y tecnológicos, la falta de conocimiento y capacidad de uso de tecnologías para trabajar con niños pequeños, el tiempo excesivo frente a la computadora y las dificultades con la conectividad. El estudio puede aportar reflexión sobre la importancia y desafíos de la Planificación en IE a través de la literatura, documentos legales y disposiciones para la construcción de propuestas pedagógicas y curriculares en IE, así como los desafíos de los docentes en IE con la dimensión de la planificación en la pandemia, especialmente en relación al uso de las tecnologías como estrategias metodológicas para el trabajo remoto con niños.

Palabras clave: planificación, educación infantil, desafíos, pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Cristina Pereira Guimarães, Rede Pública Municipal de Tocantinópolis-TO

Pedagoga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFT e professora da rede municipal de Tocantinópolis/TO. da . Foi bolsista de Iniciação à Docência - PIBID, Monitoria da disciplina Estágio na Educação Infantil e membro  do grupo de estudo GEPPPE/UFT/CNPq.

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiado a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, (FINEDUCA) e a Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Foi docente da Universidade Federal do Tocantins UFT (2013/2020) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT(2020/2021) onde foi Vice - Diretor do Campus de Tocantinópolis na Gestão 2014-2018, e atuou como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (RP/UFT/CAPES 2018/2019), Coordenador de Área do Programa de Iniciação da Docência PIBID/Pedagogia (2016/2017), como Formador, Supervisor e pesquisador em Programas de Formação docente como o PARFOR/MEC/UFT, PACTO/FNDE/UFT, EPDS/MEC e em diversas comissões institucionais. Os principais temas de atuação são: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica, políticas para educação infantil e condições de oferta da educação infantil.

Referências

Araújo, F. P. (2010). Planejamento pedagógico na educação infantil.

Abuchaim. B. O. (2018). Panorama das políticas de educação infantil no Brasil Brasília. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261453

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Brasil. (1990). Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. Seção 1, (pp. 13563-577).

Brasil. (1996). LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.

Brasil. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (2001). Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal nº 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC.

Brasil. (2006). Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, SEB, (p. 32).

Brasil. (2009). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB.

Brasil. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (2017). Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfOL

Fullgraf, J., & Wiggers, V. (2014). Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livros.

Gama, C. V. N., Cerqueira, M., A., & Zampieri, P. (2021). Educação infantil em tempos de pandemia: quando uma máquina do tempo aproxima as distâncias. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 7(1), 522-548. https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378

Libâneo, J. C (2013). Didática. São Paulo: Cortez. https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378

Ostetto, L. E. (Org.). (2000). Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. In Ostetto, L. E. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios (s./p.). Campinas: Papirus.

Rosemberg, F. (2001) Avaliação de programas, indicadores e projetos em educação infantil. Revista Brasileira de Educação, (16), 19-26. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000100003

Santos, J. B., & Correira (2021). Políticas públicas de educação infantil em contexto de pandemia: considerações a partir da realidade de Brasil e Itália. Zero-a-Seis, 23, 195-220. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79038

Santos, J. B., Peixoto, V. E., & Silva, T. R. (2022). As políticas curriculares BNCC e BNC - formação no contexto da educação infantil: reflexos para a educação das relações étnico-raciais. Debates em Educação, 14, 86-108. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp86-108

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Cristina Pereira Guimarães, E., & Brito dos Santos, J. (2023). Planejamento na educação infantil e contexto pandêmico: implicações e desafios. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15671. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15671

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil