Avaliação na educação infantil a partir da compressão de professoras de uma pré-escola

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15645

Resumo

A avaliação na Educação Infantil (EI) é um elemento estrutural do planejamento e da prática pedagógica e está vinculado ao currículo e aos processos formativos na EI, mas existem desafios e dificuldades e equívocos na forma de sua compreensão. O artigo objetiva refletir sobre a avaliação na EI a partir da compreensão de professoras de um Pré-escolar do município de Tocantinópolis/TO. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa com pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo o estudo de caso como estratégia metodológica e a aplicação de um questionário como técnica de investigação. Os resultados apontam proximidade e adequação entre a compreensão sobre avaliação das docentes investigadas aos dispositivos legais e a literatura especializada. Contudo evidencia uma abordagem genérica com expressão que sugere a existência de práticas pautadas na avaliação classificatória, seletiva e excludente. Certa fragilidade e equívoco conceitual na explicitação dos instrumentos utilizados com avaliação na EI, bem como sua importância para garantir procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico e de avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.

Palavras-chave: avaliação, educação infantil, desenvolvimento e aprendizagem infantil, práticas docentes.

 

Evaluation in early childhood education based on the understanding of preschool teachers

ABSTRACT. Assessment in Early Childhood Education (ECE) is a structural element of planning and pedagogical practice and is linked to the curriculum and training processes in ECE, but there are challenges, difficulties and misunderstandings in the way of understanding it. The article aims to reflect on the evaluation in EI from the understanding of preschool teachers in the city of Tocantinópolis/O. We opted for a qualitative approach with exploratory and bibliographical research, using the case study as a methodological strategy and the application of a questionnaire as an investigation technique. The results point to proximity and adequacy between the understanding about the evaluation of the investigated professors to the legal provisions and the specialized literature. However, it shows a generic approach with an expression that suggests the existence of practices based on classifying, selective and excluding evaluation. A certain fragility and conceptual misunderstanding in the explanation of the instruments used with evaluation in ECE, as well as their importance to guarantee procedures for monitoring the pedagogical work and evaluating the development of children, with no objective of selection, promotion or classification.

Keywords: assessment, early childhood education, child development and learning, teaching practices.

 

Evaluación en educación infantil a partir de la comprensión de docentes de preescolar

RESUMEN. La evaluación en Educación Infantil (EPI) es un elemento estructural de la planificación y de la práctica pedagógica y está vinculada al currículo y procesos formativos en ECE, pero existen desafíos, dificultades y malentendidos en la forma de entenderla. El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la evaluación en IE a partir de la comprensión de docentes de preescolar en la ciudad de Tocantinópolis/O. Optamos por un enfoque cualitativo con investigación exploratoria y bibliográfica, utilizando el estudio de caso como estrategia metodológica y la aplicación de un cuestionario como técnica de investigación. Los resultados apuntan a la proximidad y adecuación entre la comprensión sobre la evaluación de los profesores investigados a las disposiciones legales y la literatura especializada. Sin embargo, muestra un enfoque genérico con una expresión que sugiere la existencia de prácticas basadas en la evaluación clasificadora, selectiva y excluyente. Cierta fragilidad y malentendido conceptual en la explicación de los instrumentos utilizados con la evaluación en ECE, así como su importancia para garantizar procedimientos de seguimiento del trabajo pedagógico y evaluación del desarrollo de los niños, sin fines de selección, promoción o clasificación.

Palabras clave: evaluación, educación infantil, desarrollo y aprendizaje infantil, prácticas docentes.

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Biografia do Autor

Zanadréya Marinho Sodré , Rede Pública Municipal de Tocantinópolis-TO

Especialista em Gestão Escolar e Graduada em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão. Atualmente Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Tocantinópolis-TO

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutorado pela Universidade do São Paulo (USP) . Atualmente é Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas Educacionais (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiada à Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE), à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Nacional de Pesquisa para o Financiamento da Educação (FINEDUCA) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Foi professor da Universidade Federal do Tocantins UFT (2013/2020) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT (2020/2021) onde foi Vice-Diretor do Campus Tocantinópolis em Gestão 2014-2018, e atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica (RP/UFT/CAPES 2018/2019), Coordenadora de Área do PIBID/Programa de Iniciação Pedagógica (2016/2017), como Formadora, Supervisora ​​e pesquisadora em Programas de Formação de Docentes como PARFOR/MEC/UFT , PACTO/FNDE/UFT, EPDS/MEC e em diversas comissões institucionais. Os principais temas de atuação são: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica,

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Marinho Sodré , Z., & Brito dos Santos, J. (2023). Avaliação na educação infantil a partir da compressão de professoras de uma pré-escola. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15645. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15645

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil