Avaliação do trabalho docente durante a Pandemia: a realidade da Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15593

Resumo

O presente trabalho trata da avaliação do desempenho docente na pandemia. Resultado de uma pesquisa com professoras que atuam na área de Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins. O objetivo é analisar a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, considerando a participação da família como seguimento avaliador desse processo. A fundamentação teórica consistiu em uma revisão bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido pelo grupo de pesquisa – GIEPEES. O questionário foi dirigido ao conjunto das professoras da educação básica, entretanto, neste artigo foram analisadas somente as respostas das professoras de Educação Infantil. O estudo evidencia que a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, durante a pandemia, não se caracterizou por uma ação sistemática das redes de ensino ou escolas, mas, sim, por um olhar específico das famílias que valorizou a linguagem adequada ao processo educativo, o domínio de conteúdos e a interação com a família.

Palavras-chave: avaliação do desempenho docente, educação infantil, pandemia.

 

Evaluation of teaching work during the Pandemic: the reality of Early Childhood Education, in the interior of the state of Tocantins

ABSTRACT. The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education, in the interior of the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teaching performance in Early Childhood Education, considering the participation of the family as an evaluative follow-up of this process. The theoretical foundation consisted of a bibliographic review of authors such as: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), among others. Data collection took place through a questionnaire developed by the research group – GIEPEES. The questionnaire was addressed to all primary education teachers, however, in this article only the responses of early childhood education teachers were analyzed. The study shows that the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, during the pandemic, was not characterized by a systematic action by teaching networks or schools, but by a specific look at families that valued the language appropriate to the educational process, mastery of content and interaction with the family.

Keywords: teacher performance evaluation, early childhood education, pandemic.

 

Evaluación del trabajo docente durante la Pandemia: la realidad de la Educación Infantil, en el interior del estado de Tocantins

RESUMEN. El presente trabajo trata sobre la evaluación del desempeño docente en la pandemia. Resultado de una encuesta con docentes que actúan en el área de Educación Infantil, en el interior del estado de Tocantins. El objetivo es analizar la evaluación del desempeño docente en Educación Infantil, considerando la participación de la familia como seguimiento evaluativo de este proceso. La fundamentación teórica consistió en una revisión bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), entre otros. La recolección de datos ocurrió a través de un cuestionario desarrollado por el grupo de investigación – GIEPEES. El cuestionario estaba dirigido a todos los docentes de educación primaria, sin embargo, en este artículo solo se analizaron las respuestas de los docentes de educación infantil. El estudio muestra que la evaluación del desempeño docente en Educación Infantil, durante la pandemia, no se caracterizó por una actuación sistemática de las redes docentes o de las escuelas, sino por una mirada específica a las familias que valoraban el lenguaje adecuado al proceso educativo, dominio de los contenidos e interacción con la familia.

Palabras clave: evaluación del desempeño docente, educación infantil, pandemia.

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Biografia do Autor

Ângela Maria Vasconcelos Santana, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), professora de Educação Básica na rede municipal de educação de Araguaína -TO. 

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor efetivo da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Vasconcelos Santana, Ângela M., & Locatelli, C. (2023). Avaliação do trabalho docente durante a Pandemia: a realidade da Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15593. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15593

Edição

Seção

Dossiê: Olhares na Educação Infantil