As plataformas digitais, a materialização do currículo e a ressignificação de sentidos na gestão dos sistemas municipais de Educação no âmbito do Programa PRISME/TO

Autores

  • Katia Cristina Custódio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ana Cleia Gomes da Silva Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO https://orcid.org/0000-0002-5401-1560
  • Eduardo José Cesari Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Lêda lira Costa Barbosa Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0003-2701-2848

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15374

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de acompanhamento do processo de arquitetura e consolidação da plataforma Avnei (Ambiente Virtual de Natureza Educativa-interativa) enquanto estratégia de materialização do currículo, bem como, o monitoramento e avaliação dos sistemas municipais de ensino/educação propostos pelo Programa PRISME/TO. A produção de dados para a socialização dessa investigação se deu por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados apontam para a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como um caminho promissor para o acesso, divulgação e repositório de informações, bem como um espaço educacional propício à aprendizagem coletiva e interativa no âmbito dos sistemas de ensino/educação.

Palavras-chave: PRISME, Avnei, sistema municipal de educação.

 

Digital platforms, the materialization of the curriculum and the re-signification of meanings in the management of municipal education systems under the PRISME/TO program

ABSTRACT. This paper reports on the experience of monitoring the process of architecture and consolidation of the Avnei platform (Virtual Environment of an Educational and Interactive Nature) as a strategy for materializing the curriculum and dynamic monitoring in the management of municipal education systems proposed by the PRISME/TO Program. The production of data for the socialization of this investigation took place through the instruments of bibliographical review and documentary survey. The results point to the successful use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as a promising way to access, disseminate and repository information, as well as an educational space conducive to collective and interactive learning about teaching/education systems.

Keywords: PRISME, Avnei, municipal education system.

 

Plataformas digitales, materialización del currículo y resignificación de significados en la gestión de los sistemas educativos municipales en el marco del programa PRISME/TO

RESUMEN. El presente trabajo da cuenta de la experiencia de seguimiento al proceso de arquitectura y consolidación de la plataforma Avnei (Entorno Virtual de Carácter Educativo e Interactivo) como estrategia de materialización del currículo y seguimiento dinámico en la gestión de los sistemas educativos municipales propuesto por el Programa PRISME/TO. La producción de datos para la socialización de esta investigación se realizó a través de los instrumentos de revisión bibliográfica y encuesta documental. Los resultados apuntan al uso exitoso de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TIDC) como una forma prometedora de acceso, difusión y repositorio de información, así como un espacio educativo propicio para el aprendizaje colectivo e interactivo sobre los sistemas de enseñanza/educación.

Palabras clave: PRISME, Avnei, sistema educativo municipal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação (profissional). Ex Secretária Municipal de Educação no Município de Guaraí TO. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), no Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e na Pesquisa Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização.Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Desenvolve pesquisas com ênfase em Estado e Políticas Educacionais; Gestão escolar e Conselhos Escolares; Carreira docente e valorização profissional; Práticas Pedagógicas no ensino fundamental e educação infantil. ORCID - https://orcid.org/0000-0001-8519-4884.

Ana Cleia Gomes da Silva, Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins ? PPGE/UFT (2022),Linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas; Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia /UFT (2017); Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral (2016); Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2006). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO, como Técnica, lotada na Diretoria do Ensino Fundamental. Tem experiência na área social, com ênfase em projetos Educacionais Sociais. É Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEpeEm); Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO) e do Projeto de Pesquisa da REDE MAPA (Gestão Democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino),coordenado pela Professora Doutora Rosilene Lagares - docente da UFT/PPGE/PEDAGOGIA e Membra do projeto de pesquisa: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização, coordenado pelo prof. Dr. Elton Nardi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Eduardo José Cesari, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC (2014); Mestre em Ciências do Ambiente - UFT (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior - FALBE (2008); Graduado em Ciências Biológicas - CEULP/ULBRA(2006); Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Pedagogia - Palmas e Professor Pesquisador no Curso de Ciências Biológicas - EAD - UFT. Professor do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - UFT. Foi Coordenador do Curso de Pedagogia (2015-2018) e Vice-diretor do Câmpus de Palmas (2018-2020). Atualmente é Pró-reitor de Graduação da UFT. Áreas de atuação: Integração Curricular, Gestão do Ensino Superior e Formação de Professores para a Educação em Ciências.

Lêda lira Costa Barbosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação para 4ª Turma/2020.1 - Formação de Gestores Educacionais pela Faculdade UnYleYa (2016 ? 2018); Especialização em Gestão Escolar pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2008 -2010). Professora Efetiva da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. É integrante da equipe de Orientadores Educacionais e formadores do estado do Tocantins. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pelo ITOP (2005/2006); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FACINTER/IBPEX (2005/2006); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2001). Tem experiência na área de docência da Educação Básica e Formação Continuada de Professores. Foi Professora efetiva e Gestora no Município de Gurupi/TO (1999 a 2004). Foi servidora efetiva do Município de Palmas/TO, atuando como Gestora, Supervisora e Orientadora (2005 a 2018). Atualmente, é Técnica em Orientação Educacional na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Tocantins. Atua na área de educação com ênfase em gestão escolar, Formação continuada de professores/gestores e mobilização social. Em 18 de maio de 2021 ingressa como estudante pesquisadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal, da Universidade Federal do Tocantins / GepeEM/ObSPE. Técnica e formadora da Rede ColaborAção Tocantins (RCT).

Referências

Brasil. (1988). Congresso Nacional. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (2014). Plano Nacional de Educação 2014-2024 – Lei 13.005/2014. Brasília: MEC. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brasil. (1996). Congresso Nacional. Lei nº 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2021). Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Plano de Ações Articuladas (PAR): orientações para elaboração do plano no município. Brasília: MEC.

Castells, M. (1999). A sociedade em rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. (R. Venâncio, Trad.). São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2001). A Educação na Cidade (5ª ed.). São Paulo: Cortez.

Lagares, R. et al. (2020a). Gestão da Educação: Validação das Ações Administrativas e Pedagógico-Curriculares e Finalização do Ano Letivo de 2020. Caderno Educação Municipal. Palmas: UFT.

Lagares, R. et al. (2020b). Gestão da Educação na Conjuntura da pandemia: com a palavra, cursistas e formadores. Caderno Educação Municipal. Palmas: UFT.

Lagares, R. et al. (2021). Gestão das Redes e dos Sistemas Educacionais: afirmação dos direitos à vida e à educação no retorno às atividades escolares em 2021. Palmas: UFT/PROEX.

Lima, T. C. S., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, 10(esp.), 37-45.

Oliveira, J. F., Moraes, K. N., & Dourado, L. F. (s/d). Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Política e Gestão na Educação. Recuperado de: https://docplayer.com.br/2758832-Joao-ferreira-de-oliveira-ufg-karine-nunes-de-morais-ufg-luiz-fernandes-dourado-ufg.html

Oliveira, M. R. N. S. (2001). Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, 18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782001000300009

Paiva, V. M. O. (2010). Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, 26(03). https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300018

Prado, A. A., Almeida, R. J. G., & Saldanha, A. E. P. (2021). Sistemas de Gestão Acadêmica Integrados em Ambiente Virtual de Aprendizagem. ECCOM, 12(24). Recuperado de: http://publicacoes.fatea.br/index.php/ECC.

PRISME: Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (Prisme). PROJETO PEDAGÓGICO: formação, monitoramento, acompanhamento e avaliação, 2022.

Queiroz, M. A., & Gadelha, M. J. A. (2012). Formação de gestores escolares à distância: Avaliação do ensino e aprendizagem em ambiente virtual. Apresentação de Trabalho/Comunicação.

Shiroma, E. O., Campos, R. F., & Garcia, R. M. C. (2005). Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, 23(2), 427-446.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Brito, K. C. C. F., Cleia Gomes da Silva, A., José Cesari, E., & lira Costa Barbosa, L. (2023). As plataformas digitais, a materialização do currículo e a ressignificação de sentidos na gestão dos sistemas municipais de Educação no âmbito do Programa PRISME/TO. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15374. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15374

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES