A proposta de ensino híbrido do Parecer CNE/CP 14/22 e a precarização da formação docente

Autores

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Leonardo Pereira da Costa Universidade do Distrito Federal – UnDF https://orcid.org/0000-0002-8165-3964

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15370

Resumo

Este texto tem por objeto de estudo o Parecer 14/22, documento emitido pelo Conselho Nacional de Educação que avalia o projeto de resolução das diretrizes para a implantação do ensino híbrido no Ensino Superior brasileiro. A pesquisa teve como objetivo verificar a noção de ensino híbrido proposta de modo subjacente pelo parecer, a fim de explicitar suas vinculações sociais, culturais e ideológicas e antever possíveis impactos desse alinhamento no trabalho pedagógico.  Por meio de uma análise crítico-documental amparada por procedimentos da análise crítica do discurso, interpelam-se as proposições teóricas do documento, de modo a desvelar sua vinculação ao discurso educacional próprio do regime de acumulação flexível. Apontando elementos presentes na construção textual e demonstrando suas implicações no processo social, o artigo evidencia que a flexibilização de espaços e tempos de ensino operada pela mediação de tecnologias digitais de informação e comunicação, se realizada conforme a proposição do parecer, favorece a implantação de uma pedagogia das competências alinhada a perspectivas ideológicas hegemônicas. Mostra, ainda, que a articulação entre esses fatores conduziria ao aligeiramento e à precarização da formação docente, impactando na garantia do direito à educação e perpetuando a desigualdade e a exclusão da classe trabalhadora. Assim, o texto conclui pela urgência de que os trabalhadores da educação assumam o debate sobre a utilização de tecnologias contemporâneas no ensino, tomando o conceito de trabalho como princípio educativo e mantendo a centralidade das propostas na relação pedagógica professor-aluno.

Palavras-chave: educação e trabalho, educação e tecnologia, ensino híbrido, formação de professores, política educacional.

 

The proposal of hybrid teaching from Parecer CNE/CP 14/22 and the precariousness of teacher training

ABSTRACT. The object of study of this text is the Parecer 14/22, an assent issued by the National Council of Education that establishes guidelines for the implementation of blended learning in Brazilian Higher Education. The research aimed to verify the notion of hybrid teaching proposed implicitly by the opinion, to make explicit its social, cultural, and ideological connections and predict the impacts of this alignment on pedagogical work. Through a critical document analysis supported by critical discourse analysis procedures, it questions the notion of blended learning built into the document, revealing its links to the flexible accumulation’s educational discourse. The paper points out elements in the textual construction and shows that the flexibility of teaching spaces and times operated by digital information and communication technologies mediation, as proposed in the document, would favor the implementation of a pedagogy of competencies aligned with hegemonic ideological perspectives. It also evidences that the articulation between these factors would lead to the impairment and precariousness of teacher training, impacting the guarantee of the right to education and perpetuating inequality and exclusion of the working class. Thus, the text concludes that there is an urgent need for education workers to lead the debate on the use of contemporary technologies in teaching, considering work as an educational principle and maintaining the centrality of the proposals in the teacher-student pedagogical relationship.

Keywords: education and work, education and technology, blended learning, teacher training, educational policy.

 

La propuesta de enseñanza semipresencial del Parecer CNE/CP 14/22: hacer precaria a la formación docente

RESUMEN. El objeto de estudio de este texto es el Parecer 14/22, un dictamen emitido por el Consejo Nacional de Educación que establece directrices para la implementación, en la Educación Superior brasileña, de la enseñanza semipresencial. La investigación tuvo como objetivo verificar la noción de enseñanza semipresencial propuesta de forma subyacente por el parecer, con el fin de explicitar sus vinculaciones sociales, culturales e ideológicas y prever los impactos de esta alineación en el trabajo pedagógico. A través de un análisis crítico-documental respaldado por procedimientos de análisis crítico del discurso, cuestiona la noción de enseñanza híbrida construida en el documento y revela su vínculo con el discurso educativo de la acumulación flexible. El artículo señala elementos presentes en la construcción textual; demuestra sus implicaciones en el proceso social y muestra que la flexibilización de los espacios y tiempos de enseñanza operados por la mediación de las tecnologías digitales de la información y la comunicación, tal como se propone en el dictamen, favorecería la implementación de una pedagogía de competencias alineada con perspectivas ideológicas hegemónicas. También evidencia que la articulación entre estos factores llevaría a la racionalización y precarización de la formación docente, impactando en la garantía del derecho a la educación y perpetuando la desigualdad y exclusión de la clase trabajadora. Así, el texto concluye que urge que los trabajadores de la educación retomen el debate sobre el uso de las tecnologías contemporáneas en la enseñanza, considerando el trabajo como principio educativo y manteniendo la centralidad de las propuestas en la relación pedagógica docente-alumno.

Palabras clave: educación y trabajo, educación y tecnología semipresencial, formación docente, política educativa.

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Biografia do Autor

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pesquisadora na área de Políticas Educacionais e Ensino das Artes, com trajetória de pesquisa em Performances e Performatividade, dedicando-se atualmente ao tema do impacto das políticas educacionais de regulação e accountability no ensino do componente arte, pesquisa realizada em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotada no curso de Licenciatura em Teatro desde 2010, atuando na área de Práticas Pedagógicas Teatrais. Colaboradora nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Doutora em Artes da Cena na área de Formação do Intérprete (2017), Mestre em Artes (2009) e Bacharel em Artes Cênicas (2002) pela UNICAMP. Especialista em Arte/Educação e Tecnologias Contemporâneas (2012) pela UnB e em Metodologias Ativas, Ensino Remoto e Ensino à Distância (Metropolitana). Membro do grupo Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (CNPq/UFT) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM/UFT). Vice-líder do grupo de pesquisa ArteFacto - Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnologias Interativas (CNPq/UFRR). Foi por 12 anos membro do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (CNPq/UPM). Membro da equipe de redação das Diretrizes Curriculares do Estado do Tocantins para as Trilhas de Aprendizagem do Ensino Médio na Área de Linguagens. Paralelamente, dedica-se à pesquisa-docência em metodologias de ensino mediadas por tecnologias digitais, tendo sido corresponsável pela redação do projeto pedagógico do Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea (UFT), além de colaboradora da Especialização em Educação Online e Tecnologias Educacionais (UFT). Artista da performance com atuação internacional, foi uma das organizadoras do Festival de Apartamento (2008-2014) e seu portfolio encontra-se disponível em thaisenardim.com

Leonardo Pereira da Costa, Universidade do Distrito Federal – UnDF

Doutor em Educação, psicopedagogo, licenciado em pedagogia e bacharel em artes cênicas. Professor na educação básica e no ensino superior, com destaque para atividades vinculadas à educação inclusiva. Atuou também no teatro como ator, diretor e dramaturgo. Tem como principais áreas de pesquisa: o papel da arte na formação humana; fundamentos didáticos e psicológicos na Educação; metodologias e práticas no atendimento à estudantes com dificuldades de desempenho escolar.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Nardim, T. L., & Pereira da Costa, L. (2023). A proposta de ensino híbrido do Parecer CNE/CP 14/22 e a precarização da formação docente. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15370. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15370

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES