Políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos no extremo norte do Bico do Papagaio - Tocantins: o caso do município de Augustinópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15365

Resumo

Esta pesquisa analisa as políticas educacionais desenvolvidas por parte do governo municipal de Augustinópolis para a efetivação parcial da meta 9, do Plano Municipal de Educação (PME - 2015-2025), que trata sobre o analfabetismo de jovens e adultos. Os relatórios de monitoramento e avaliação do PME (2015-2025) foram analisados junto com a comparação entre os dados absolutos de analfabetos do Censo de 2010, e a quantidade de matrícula no primeiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA), disponibilizados pelo Censo Escolar dos anos de 2011 a 2021, do município pesquisado. Os resultados demonstram os limites e ausências do governo municipal com as políticas de educação de jovens e adultos.

Palavras-chave: políticas educacionais, analfabetismo, educação de jovens e adultos.

 

Educational policies to face youth and adults illiteracy in the extreme north of Bico do Papagaio – Tocantins: the case of municipality of Augustinópolis

ABSTRACT. This research analyzes the educational policies developed by the municipality government of Augustinópolis for the partial implementation of mark 9, of the Municipal Education Plan (PME- 2015-2025) which deals with illiteracy among young people and adults. The monitoring and evaluation reports of the PME (2015-2025) were analyzed, together with the comparison between the absolute data of illiterates from the 2010 Census, and the number of enrollments in the first segment of youth and adult education (EJA), made available by the School Census for the years 2011 to 2021, of the researched municipality. The results demonstrate the limits and absences of the municipal government with youth and adult education policies.

Keywords: educational policies, illiteracy, education youth and adults.

 

Políticas educativas para enfrentar el analfabetismo entre jóvenes y adultos en el extremo norte de Bico do Papagaio - Tocantins: el caso del municipio de Augustinópolis

RESUMEN. Esta investigación analiza las políticas educativas desarrolladas por el gobierno municipal de Augustinópolis para la implementación parcial de la meta 9, del Plan Municipal de Educación (PME - 2015-2025) que trata el analfabetismo entre jóvenes y adultos. Se analizaron los informes de seguimiento y evaluación del PME (2015-2025), así como la comparación entre los datos absolutos de analfabetos del Censo de 2010, y el número de matrículas en el primer segmento de educación de jóvenes y adultos (EJA), disponibles por el Censo Escolar de 2011 a 2021. Los resultados demuestran los límites y las ausencias del gobierno municipal con las políticas de educación de jóvenes y adultos.

Palabras clave: políticas educativas, analfabetismo, educación de jóvenes y adultos.

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Biografia do Autor

Walisson Mariano Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância pela Universidade Católica Dom Bosco, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdade Social – GEPEDS/UFT.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Mariano Carvalho Silva, W., & Silva Evangelista Freire, J. (2023). Políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos no extremo norte do Bico do Papagaio - Tocantins: o caso do município de Augustinópolis. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15365. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15365

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES