As materialidades como um fundamento para o trabalho docente na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15269

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da análise da relação curricular entre os elementos estruturais da docência com bebês e as materialidades presentes no planejamento das professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, tomando como base uma pesquisa em nível de Mestrado nos Núcleos Municipais de Educação Infantil. Toma-se como fontes os documentos oficiais e legais que orientam o cuidado e a educação de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. E como sustentação teórica ancora-se na produção que se debruça sobre a especificidade da docência com os bebês, a organização dos espaços, ambientes e materialidades na e para a Educação Infantil. O estudo afirma a importância e o sentido curricular das materialidades dispostas aos bebês na organização do trabalho pedagógico.

Palavras-chave: crianças, espaços, docência.

 

Materialities as a foundation for teaching work in Early Childhood Education

ABSTRACT. This article aims to present reflections about the analysis of the curricular relationship between the structural elements of teaching with babies and the materialities present in the planning of teachers of the Municipal Education Network of Florianópolis, based on a research at the Master's level in the Municipal Centers of Early Childhood Education. The sources are the official and legal documents that guide the care and education of babies, very young children and young children. And as a theoretical support, it is anchored in the production that focuses on the specificity of teaching with babies, the organization of spaces, environments and materialities in and for Early Childhood Education. The study affirms the importance and curricular meaning of the materialities arranged to babies in the organization of pedagogical work.  

Keywords: children, spaces, teaching.

 

Las materialidades como base para el trabajo docente en Educación Infantil

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre el análisis de la relación curricular entre los elementos estructurales de la enseñanza con bebés y las materialidades presentes en la planificación de los maestros de la Red Municipal de Educación de Florianópolis, a partir de una investigación a nivel de maestría en los Centros Municipales de Educación Infantil. Las fuentes son los documentos oficiales y legales que guían el cuidado y la educación de los bebés, los niños muy pequeños y los niños pequeños. Y como soporte teórico, se ancla en la producción que se centra en la especificidad de la enseñanza con bebés, la organización de espacios, entornos y materialidades en y para la Educación Infantil. El estudio afirma la importancia y el significado curricular de las materialidades dispuestas a los bebés en la organización del trabajo pedagógico.  

Palabras clave: niños, espacios, enseñanza.

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Biografia do Autor

Lidiane Pereira Evangelista, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2023 - atual), sob a orientação da Profa Dra Julice Dias. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021), sob a orientação da Profa Dra Julice Dias. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Participante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas. Professora Auxiliar de Educação Infantil - efetiva na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2014 - atual). Tem experiência na área de Educação Infantil e Séries Iniciais.

Camila Vieira da Rosa Alves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Especialização em Educação Infantil pela Faculdade São Luís (2018).Especialização em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão pela UNIFACVEST (2022).Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021).Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2023- atual).Participante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas.Professora Educação Infantil - efetiva na Rede Municipal de Florianópolis (2022-atual).

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Integra o Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas , na mesma Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores. Tem vasta experiência em formação continuada de docentes universitários e professores da educação infantil e ensino fundamental. Possui também experiência ampla em assessoria pedagógica a Prefeituras no que tange à elaboração de propostas curriculares e programas de formação docente na modalidade continuada. Responde pela Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Gestão 2021-2025.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Pereira Evangelista, L., Vieira da Rosa Alves, C., & Dias, J. (2023). As materialidades como um fundamento para o trabalho docente na Educação Infantil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15269. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15269

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES