Política do curso de Licenciatura em Filosofia da UFT: desafios para a gestão da formação dos alunos ingressantes em tempo ideal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15151

Resumo

Este artigo teve por objetivo diagnosticar o quantitativo dos alunos ingressantes que concluem, no período ideal, o Curso de Licenciatura em Filosofia Campus de Palmas / UFT, por meio do estudo dos relatórios de rendimentos extraídos do SIE/UFT. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que nos permitiu observar que os cursos de formação de professores das universidades públicas brasileiras vêm, em grande medida, respondendo à lógica econômico-mercantilista, que impacta, também, no processo formativo docente no âmbito da UFT. No caso do Curso estudado, os dados demonstram que a maioria dos alunos não realiza a formatura em tempo ideal e nem no tempo máximo permitido, além do fato de que grande parte dos estudantes ingressantes evade do curso antes de sua conclusão.

Palavras-chave: política/gestão formação de professores, licenciatura em filosofia do campus de palmas/UFT, resultados teórico-práticos da formação.

 

Policy of the Degree Course in Philosophy of UFT: challenges for the management of the training of entering students in ideal time

ABSTRACT. This article aimed to diagnose the number of entering students who complete, in the ideal period, the Degree Course in Philosophy Campus of Palmas / UFT through the study of performance reports extracted from SIE/UFT. This is a bibliographic and documentary study that allowed us to observe that the teacher training courses of Brazilian public universities have, to a large extent, responded to the economic-mercantilist logic, which also impacts the teaching training process within the scope of UFT. In the case of the Course studied, the data show that most students do not graduate in the ideal time or in the maximum time allowed, in addition to the fact that most of the entering students drop out of the course before its completion.

Keywords: ​​politics/management, teacher training, degree in philosophy from the campus of palmas/UFT, theoretical and practical results of the training.

 

Política Del curso de Licenciatura en Filosofía en La UFT: desafíos para gestionar La educación de Estudiantes ingresantes en el tiempo ideal

RESUMEN. Este artículo tuvo como objetivo diagnosticar el número de estudiantes ingresantes que completan, en el período ideal, la Licenciatura en Filosofía Campus de Palmas/UFT, a través del estudio de los informes de rendimiento extraídos del SIE/UFT. Se trata de un estudio bibliográfico y documental que nos permitió observar que los cursos de formación docente en las universidades públicas brasileñas vienen respondiendo, en gran medida, a la lógica económico-mercantilista, que también impacta el proceso de formación docente en la UFT. En el caso del curso estudiado, los datos muestran que la mayoría de los estudiantes no realiza su graduación en el tiempo ideal ni en el tiempo máximo permitido, además de que gran parte de los estudiantes ingresantes abandonan el curso antes de su conclusión.

Palabras clave: política/gestión, formación docente, licenciatura en filosofía del campus de palmas/UFT, resultados teórico-prácticos de la formación.

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Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas - Cursos de Filosofia e Teatro; Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE); Pesquisador na área de Política/Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (Líder) e Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS) e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com

Mariana Aparecida Aranha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mariana Aparecida Aranha - Acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT); faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; desenvolve projeto de pesquisa de iniciação cientifica como bolsista da UFT sobre a formação de professores.

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doracy Dias Aguiar de Carvalho - Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

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Publicado

2023-10-22

Como Citar

Carvalho, R. F. de, Aranha, M. A., & Carvalho, D. D. A. de. (2023). Política do curso de Licenciatura em Filosofia da UFT: desafios para a gestão da formação dos alunos ingressantes em tempo ideal. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15151. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15151

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES