Política de formação discente em tempo ideal nos cursos de licenciaturas da UFT: aspectos teórico-práticos

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15131

Resumo

O presente estudo teve por objetivo mapear a formação discente em tempo ideal nos Cursos de Licenciaturas da UFT. A pesquisa envolveu o estudo bibliográfico e documental e permitiu observar que, na lógica de cunho econômico-mercantilista, os cursos de formação de professores das universidades públicas brasileiras vêm, em grande medida, impactando, também, o processo formativo docente no âmbito da UFT. Os dados coletados revelaram que a maioria dos alunos das Licenciaturas da UFT não realiza a formatura em tempo ideal, nem mesmo no tempo máximo permitido, posto que, em grande parte, evade dos cursos antes da sua conclusão. Esses dados parecem sugerir a necessidade de reestruturar o processo de formação de professores na UFT, de assegurar condições materiais de acesso e permanência aos estudantes e de melhorar as condições de realização do trabalho pedagógico, além de valorizar o trabalho docente no processo de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Palavras-chave: política/gestão, formação de professores, licenciaturas dos campus da UFT, resultados teórico-práticos da formação.

 

Student training policy in ideal time in the degree courses of UFT: theoretical-practical aspects                

ABSTRACT. The present study aimed to map the student training in ideal time in the Degree Courses of UFT. The research involved the bibliographic and documentary study and allowed us to observe that in the logic of economic-mercantilist nature, the teacher training courses of Brazilian public universities also have been impacting to a large extent the teaching training process within the scope of UFT. The data collected revealed that most of the students of UFT Degrees do not graduate in ideal time, not even in the maximum time allowed, since in large part they drop out of the courses before their completion. These data seem to suggest the need to restructure the process of teacher training in UFT, to ensure material conditions of access and permanence for students and to improve the conditions for carrying out the pedagogical work, in addition to valuing the teaching work in the process of education, research, extension and management.

Keywords: ​​politics/management, teacher training, degree courses of UFT campuses, theoretical and practical results of the training.

 

Política para la formación de estudiantes en tiempo ideal en cursos de licenciatura en la UFT: aspectos teóricos-prácticos

RESUMEN. El presente estudio tuvo como objetivo mapear la formación de los estudiantes en el tiempo ideal en los Cursos de Licenciatura de la UFT. La investigación implicó un estudio bibliográfico y documental y nos permitió observar que, en la lógica económico-mercantilista, los cursos de formación docente en las universidades públicas brasileñas también han impactado, en gran medida, el proceso de formación docente en el ámbito de la UFT. Los datos recolectados revelaron que la mayoría de los estudiantes de Licenciatura de la UFT no completan su graduación en el tiempo ideal, ni siquiera en el tiempo máximo permitido, ya que, en gran parte, abandonan los cursos antes de su conclusión. Estos datos parecen sugerir la necesidad de reestructurar el proceso de formación docente en la UFT, para asegurar condiciones materiales de acceso y permanencia a los estudiantes y mejorar las condiciones para el ejercicio del trabajo pedagógico, además de valorizar el trabajo docente en el proceso de enseñanza, investigación, extensión y gestión.

Palabras clave: política/gestión, formación de profesores, licenciaturas de los campus de la UFT, resultados teórico-prácticos de la formación.

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Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas - Cursos de Filosofia e Teatro; Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE); Pesquisador na área de Política/Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (Líder) e Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS) e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doracy Dias Aguiar de Carvalho - Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

Roberta Kelly de Jesus Macêdo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Roberta Kelly de Jesus Macêdo - Acadêmica do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT); faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; desenvolve projeto de pesquisa de iniciação cientifica como bolsista do CNPq sobre os cursos de licenciaturas da UFT.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Carvalho, R. F. de, Carvalho, D. D. A. de, & Macêdo, R. K. de J. (2023). Política de formação discente em tempo ideal nos cursos de licenciaturas da UFT: aspectos teórico-práticos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15131. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15131

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES