Entre o ideal e o real: disputas e tensionamentos na construção do currículo de uma escola de Sapeaçu-BA

Autores

  • Débora Gomes Gonçalves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-0462-3796
  • Tatiana Polliana Pinto de Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14702

Palavras-chave:

curriculum, territory, rural education.

Resumo

Este artigo buscou compreender os desafios dos docentes na construção de um currículo para sujeitos do campo em uma escola do município de Sapeaçu-BA, observando as disputas e tensionamentos inerentes a essa construção, alicerçando-se em uma concepção crítica do currículo. Para tanto, pautou-se em uma Pesquisa Colaborativa, utilizando a roda de conversa, como instrumento capaz de fazer emergir experiências curriculares. Junto a isso foi aplicada a análise documental para verificar as proposições para os sujeitos do campo. Os resultados da pesquisa revelam que, através de contextualizações, os docentes buscam estabelecer um diálogo entre os saberes dos estudantes e os constructos científicos. Entretanto, essa construção fica fragilizada diante da nucleação escolar e da oferta de cursos técnicos que destoam da realidade do território, apontando uma desarticulação entre o Currículo Bahia e a oferta de cursos na unidade escolar.

Palavras-chave: currículo, território, educação do campo.

 

Between the Ideal and the Real: Disputes and Tensions within the Construction of a School’s Curriculum in Sapeaçu-BA                                               

ABSTRACT. This article sought to understand the challenges faced by teachers during the construction of a curriculum for rural people, at a school in the city of Sapeaçu-BA, observing the disputes and tensions inherent in this construction, based on a critical conception of the curriculum. For that, it was based on Collaborative Research, using the talking circle as an instrument capable of bringing out curricular experiences. Additionally, document analysis was applied to verify the validity of the propositions concerning the subjects of the field. Research results show that, through contextualization, teachers seek to establish a dialogue between students' knowledge and scientific constructs. However, this construction is weakened when faced with the nucleation of the school and the offer of technical courses that are out of touch with the reality of the territory, pointing to a disjunction between the Bahia Curriculum and the course offered at the school unit.

Keywords: curriculum, territory, rural education.

 

Entre lo ideal y lo real: Disputas y tensiones en la construcción del currículo de una escuela en Sapeaçu-BAHÍA

RESUMEN.  Este artículo buscó comprender los desafíos de los docentes en la construcción de un currículo para las personas del campo, en una escuela de la ciudad de Sapeaçu-BA, observando las disputas y tensiones inherentes a esta construcción, basada en una concepción  crítica del currículo. Para eso, fue realizada una Investigación colaborativa, usando la rueda de conversación como un instrumento capaz de sacar experiencias de currículo. Además, se aplicó el análisis documental para verificar las proposiciones para los sujetos del campo. Los resultados de la investigación revelan que, a través de la contextualización, los profesores buscan establecer un diálogo entre los saberes de los estudiantes y las construcciones científicas. Sin embargo, esta construcción se debilita ante la nucleación escolar y la oferta de cursos técnicos que chocan con la realidad del territorio, demostrando una desarticulación entre el Currículo Bahia y la oferta de cursos en la escuela.

Palabras clave: currículo, territorio, educación rural.

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Biografia do Autor

Débora Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Possui Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo Graduada em Pedagogia pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME - BA. Atualmente é Coordenadora Pedagógica no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP) - Sapeaçu - BA. Em 2016 foi vencedora do Prêmio Educador Nota Dez, promovido pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2000), e licenciatura em Pedagogia pela UNIFACS (2021), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Saberes e Práticas, Ensino de História, Currículo áreas nas quais vem pesquisando e desenvolvendo orientações nos últimos anos. Atuou como coordenadora institucional do PARFOR da UFRB (2012-2014), coordenadora institucional do LIFE-UFRB (2012-2014), coordenadora do GT Ensino de História e Educação da ANPUH-BA, 2a. Secretária da Diretoria ANPUH-BA (Biênio 2012-2014); coordenadora de Tutoria dos Cursos da UAB-UEFS (2014-2015); Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFRB/CAPES (2018-2020); Coordenadora de Área Núcleo Interdisciplinar em Artes do PIBID/UFRB (2020-2022), Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Artes (2020-2022). Avaliadora ad-hoc de diversos periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, bem como da CAPES/MEC. Avaliadora do Programa Nacional de Livros Didáticos nos Editais ocorridos entre 2019 e 2023. Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação desde 2018. Atualmente é Coordenadora Adjunta da UAB/UFRB.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Gonçalves, D. G., & Lima, T. P. P. de. (2023). Entre o ideal e o real: disputas e tensionamentos na construção do currículo de uma escola de Sapeaçu-BA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14702. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14702

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos