A importância das estratégias didáticas no ensino-aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e na Educação do Campo

Autores

  • Marta da Silva Simões Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Emerson Antônio Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0002-3486-9770

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14693

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem a finalidade de proporcionar a todos que possuem algum atraso escolar, o ingresso em uma instituição de ensino pública. A Educação do Campo (EC), por sua vez, é uma modalidade de ensino voltada aos moradores do campo, sejam eles de acampamentos, assentamentos ou simplesmente da zona rural. A escolha de estratégias adequadas para o ensino de jovens e adultos e para a educação do campo são fundamentais ao bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias didáticas mais utilizadas pelos professores (as) de Ciências na modalidade EJA e Educação do Campo, identificando se tais estratégias auxiliam ou não durante as aulas. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados on-line, cujas ferramentas de busca foram o Portal de Periódicos CAPES/MEC e o SciELO. Como resultados identificou-se que, em alguns artigos, as estratégias didáticas utilizadas trouxeram resultados positivos, enquanto em outros, as estratégias utilizadas não auxiliaram na construção do conhecimento. Observou-se ademais, que as estratégias utilizadas em ambas as modalidades de educação, devem estar voltadas à realidade dos alunos.

Palavras-chave: educação campesina, estratégias de ensino, estratégias didáticas, ensino de jovens e adultos.

 

Didactic strategies and their importance for the teaching-learning of science in the education of young and adults in the field

ABSTRACT. The purpose of Youth and Adult Education (EJA) is to give everyone who is behind in school the chance to enter a public education institution. Rural Education (CE), on the other hand, is a type of education aimed at rural dwellers, whether they live in camps, settlements or simply in rural areas. The choice of appropriate strategies for teaching young people and adults and for rural education are fundamental to the successful development of the teaching-learning process. In view of this, the aim of this study was to analyze the didactic strategies most used by science teachers in the EJA and Rural Education modality, identifying whether or not these strategies help during lessons. A bibliographic survey was carried out in online databases, whose search tools were the CAPES/MEC Journal Portal and SciELO. The results showed that, in some articles, the didactic strategies used brought positive results, while in others, the strategies used did not help in the construction of knowledge. It was also observed that the strategies used in both types of education must be geared to the students' reality.

Keywords: rural education, teaching approaches, didactic approaches, young and adults teaching.

 

La importancia de las estrategias didácticas en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias en la Educación de Jóvenes y Adultos y en la Educación Rural

RESUMEN. El objetivo de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es facilitar el acceso a un centro de enseñanza pública a todas las personas con retraso escolar. La Educación en el Campo (EC), por su parte, es un tipo de educación dirigida a los habitantes de las zonas rurales, ya vivan en campamentos, asentamientos o simplemente en zonas rurales. La elección de estrategias adecuadas para la enseñanza de jóvenes y adultos y para la educación rural son fundamentales para el desarrollo exitoso del proceso de enseñanza-aprendizaje. Teniendo en cuenta esto, el objetivo de este estudio fue analizar las estrategias didácticas más utilizadas por los profesores de ciencias en la modalidad de EJA y educación rural, identificando si estas estrategias ayudan o no durante las clases. Se realizó un relevamiento bibliográfico en bases de datos online, cuyas herramientas de búsqueda fueron el Portal de Revistas CAPES/MEC y SciELO. Los resultados mostraron que, en algunos artículos, las estrategias didácticas utilizadas trajeron resultados positivos, mientras que en otros, las estrategias utilizadas no ayudaron en la construcción del conocimiento. También se observó que las estrategias utilizadas en ambos tipos de enseñanza deben estar orientadas a la realidad de los alumnos.

Palabras-clave: educación campesina, estrategias de enseñanza, estrategias didácticas, educación de jóvenes y adultos.

Palavras-chave: Educação campesina. Estratégias de Ensino. Estratégias didáticas. Ensino de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Marta da Silva Simões, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi estagiária no Acervo de Coleções Científicas da UESC, Tropical Fungarium e Herbário da UESC (HUESC); e Residente no Programa Residência Pedagógica, no Colégio Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI).

Emerson Antônio Rocha , Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, doutor em Biologia Vegetal, foi coordenador da Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária. Atualmente ocupa o cargo Administrativo de Coordenador de Integração Comunitária (COINC), na PROEX/UESC.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Simões, M. da S., & Rocha , E. A. (2023). A importância das estratégias didáticas no ensino-aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14693. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14693

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos