A educação do campo na América Latina: um estudo histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14618

Resumo

A Educação do Campo (EC) vem sendo concebida como uma proposta pedagógica específica para a população do campo, pois considera que este público possui necessidades formativas e hábitos de vida distintos daqueles que vivem em ambiente urbano. Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa bibliográfica voltada para o levantamento histórico das propostas de ensino dessa modalidade na América Latina, adotando como recorte amostral os históricos da Argentina, Brasil, Cuba e México. Os resultados demonstram que as experiências latino-americanas sofrem influência da inclinação ideológica dos seus governos e que os projetos educativos conquistaram melhores resultados quando obtiveram maior participação popular, desde a sua concepção até a execução de suas propostas, o que demonstra que a EC é reflexo de um Projeto Pedagógico que alcança maiores níveis de eficiência quando construído de maneira democrática, com o público alvo envolvido na sua constituição.

Palavras chave: educação latino-americana, pedagogia camponesa, movimentos sociais, educação popular, via campesina.

 

Rural education in Latin America: A historical study     

ABSTRACT. Rural Education (RE) is being conceived as a pedagogical proposal specific to the rural population, as it considers that this audience has distinct educational needs and lifestyle habits from those living in urban environments. In this article we presented the results of bibliographical Research aimed at the historical survey of teaching proposals in this modality within Latin America, adopting as a sample cut the histories of Argentina, Brazil, Cuba, and Mexico. Our results demonstrate that Latin American experiences are influenced by the ideological inclination of their governments and that educational projects achieved better results when they obtained greater popular participation, from their conception to the execution of their proposals. This demonstrates that RE is a reflection of a Pedagogical Project that achieves higher levels of efficiency when built in a democratic, with the target audience involved in its construction.

Keywords: latin american education, peasant pedagogy, social movements, popular education, via campesina.

 

Educ ción Rural en América Latina: un estudio histórico

RESUMEN. La Educación do Campo (EC) ha sido concebida como una propuesta pedagógica específica para la población rural, ya que considera que este público tiene necesidades formativas y hábitos de vida diferentes a los que viven en un entorno urbano. En el recorte de investigación, expuesto en este artículo, se presentan los resultados de una investigación bibliográfica, de carácter histórico analítico, que tuvo como objetivo el levantamiento histórico de las propuestas de enseñanza de esta modalidad, en el ámbito de América Latina, adoptando como muestra el recorte de los históricos de Argentina, Brasil, Cuba y México. Los resultados muestran que las experiencias latinoamericanas están influenciadas por la inclinación ideológica de sus gobiernos y que los proyectos educativos lograron mejores resultados al tiempo que obtuvieron una mayor participación popular, desde su concepción hasta la ejecución de sus propuestas, lo que demuestra que la EC es un reflejo de un enfoque pedagógico. Proyecto que alcanza mayores niveles de eficiencia cuando se construye de manera democrática, con el público objetivo involucrado en su constitución.

Palabras clave: educación latino-americana, pedagogia campesina, movimentos sociales, educación popular, via campesina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia de Souza Machado Gregorio, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Paraná -IFPR (2021-atual), Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2008) e licenciada em LETRAS-Português pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006). Atualmente é Professora de carreira do magistério do Ensino básico técnico e tecnológico no IFPR, Campus Curitiba.

Gledson Vigiano Bianconi , Instituto Federal do Paraná - IFPR

Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestrado em Biologia Animal e Doutorado em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Pós-doutorado em Ecologia e Biologia da Conservação pela Texas A&M University (Texas – EUA). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), fazendo parte do quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

Referências

Altieri, M. (2004). Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4a ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.

Alves, L. G. (Org.). (2009). Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. 1a ed. Campinas, SP: Autores Associados.

Argentina. (1983). Consejo Federal de Cultura y Educación. Secretaría Permanente. Buenos Aires. Memoria. Recuperado: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL005479.pdf

Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2004). Por uma educação do campo. 1a ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Barbosa, A. O. (2017). Os saberes construídos pelos sujeitos da escola do campo: A experiência da produção do cordel no ensino das ciências humanas e sociais (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Campina Grande. Sumé, PB.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 05 de out. De 1988.

Brasil. (2010). Decreto nº 7.352/2010 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 5 nov. 2010.

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 de dez de 1996.

Brasil. (2010). Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 13 de jul. de 2010.

Brasil. (2012). Resolução CNE/CEB n°1, de 03 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais da Educação Básica para as Escolas do Campo. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 de abril de 2002.

Brasil. (2008). Resolução nº2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 28 de abril de 2002.

Brasil. (2012). Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Dispõe sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas; altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para incluir os polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola; altera a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, para contemplar com recursos do FUNDEB as instituições comunitárias que atuam na educação do campo; altera a Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, para dispor sobre a assistência financeira da União no âmbito do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; altera a Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 de julho de 2012.

Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, 7(7), 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

Caldart, R. S. (2011). O MST e a escola: concepção de educação e matriz formativa. In Caldart, R. S. (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo (s./p.). São Paulo, SP: Expressão Popular.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S. P., Brasil, I., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (s./p.). São Paulo, SP: Expressão Popular.

Caldart, R. S. (2015). Pedagogia do Movimento e Complexos de Estudo. In Sapelli, M., Freitas, L. C., & Caldart, R. S. (Orgs.). Caminhos para a transformação da escola- organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: Ensaios sobre Complexos de Estudo (s./p.). São Paulo, SP: Expressão Popular.

Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Costa, A. C. (2007). A educação profissional no campo hoje Educação Profissional: Ciência e Tecnologia. Brasília, 2(1), 67-74. Recuperado de: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/a-educacao-profissional-no-campo-hoje.pdf

De Souza, R. F. A. (2013). Educação Rural no México como referência para o Brasil como referência para o Brasil. Revista Educação em Questão, 45(31), 61-81. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5103

Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004) O Campo da Educação do Campo. In Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (Orgs.). Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo (s./p.). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.

Ferrán, H. T. (1991). Fundamentación y determinación de la periodización de la evolución de la educación, de la escuela y de la pedagogía en Cuba. Editorial Pueblo y Educación, 18(26), 91-112. https://doi.org/10.19053/01227238.4367

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Freire, P. (2021). Educação Como Prática de Liberdade. São Paulo, SP: Paz e Terra.

FONEC. (2012). Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Anais do Seminário Nacional. Brasília, DF, Brasil. https://sites.unicentro.br/wp/educacaodocampo/files/2019/09/FONEC-2012.pdf

Frigotto, G. (2006). Educação e crise do capitalismo real. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gramsci, A. (2004). Cadernos do Cárcere, vol 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Garcia, G., & Gaspar J. (1982). Bosquejo histórico de la educación en Cuba. Havana: Editorial Pueblo and Education.

Izquierdo, R. C. (1988). Las prefecturas mambisas 1868-1898. La Havana, Cuba: Ediciones Verde Olivo.

Jacinto, C., & Caillods, F. (2006). Tensiones, lecciones e interrogantes en los programas de equidad en educación básica. In Caillods, F., & Jacinto, C. (Coords.). Mejorar la equidad en la educación básica. Lecciones de programas recientes en América Latina (pp. 21-55). Paris: IIEP-UNESCO.

Kerlinger, F. N. (1980). Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais-Um tratamento conceitual. Tradução: Helena Mendes Rotundo. São Paulo, SP: EPU.

Lourenço, M. B. (1951). A educação rural no México. Relatório apresentado ao Exmo Sr. Ministro da Educação e Saúde, Dr. Simões Filho. Rio de Janeiro, RJ. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais.

Martins, J. S. (1990). Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu ligar no processo político. Petrópolis, RJ: Vozes.

Mayer, M. S., & Vlasic, V. M. (2016). Escuelas secundarias rurales: descripción de la modalidad rural en Entre Ríos (Argentina): María Susana Mayer & Verónica Magdalena Vlasic. Scientia Interfluvius, 9(1), 29-45. Recuperado de: https://revista.uader.edu.ar/index.php/sif/article/view/115

Mazoyer, M., & Roudart, L. (2010). História das agriculturas no mundo. Tradução: Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira. São Paulo, SP: Editora UNESP.

Mészárós, I. (2005). A educação para além do capital. São Paulo, SP: Boitempo.

Mouteira, M. C. et al. (2018). Innovaciones en industrias de alimentos en escuelas agropecuarias de la provincia de Buenos Aires. Cienc. Docencia Tecnol., 57(87), 60-87. Recuperado de: http://www.scielo.org.ar/scielo.php¿script=sci_arrtext&pid=SS1851-17162018000200003&lng=es&nrm=iss

Oliveira, J. F. (2018). O processo de ensino e aprendizagem nas escolas do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no município de Delmiro Gouveia - Alagoas. Monografia (Especialização em Educação no Semiárido). Delmiro Gouveia, Alagoas.

Pereira, I. B. (2012). Educação profissional. In Caldart, R. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (s./p.). Rio de Janeiro, RJ: Expressão popular.

Petiti, E. M. (2021). Programas de educação rural no norte da província de Entre Rios (Argentina, 1.978-2018). Cadernos de História da Educação, 20(23), 1-22. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-23

Plencovich, M. (2013). La deriva de la educación agropecuaria en el sistema Educativo argentino (Tesis de Doctorado). Universidad Nacional de Tres de Febrero, Buenos Aires.

Ribeiro, M. (2010). Movimento Camponês, trabalho e educação-Liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Sanfelice, J. L. (2008) História das instituições escolares. In Nascimento, M. I. M., Sandano, W., Lombardi, J. C., & Saviani, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica (s./p.). Campinas, SP: Autores Associados.

Santos, R. B. (2017). História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, 18(51), s./p.

Severino, A. J. (2013). Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez.

Vilfredo, A. V. (2016) Evolución histórica de la escuela rural en Cuba en los siglos XIX y XX. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 18(26). http://dx.doi.org/10.19053/01227238.4367

Downloads

Publicado

2023-03-11

Como Citar

de Souza Machado Gregorio, P., & Bianconi , G. V. (2023). A educação do campo na América Latina: um estudo histórico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14618. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14618

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos