Perspectivas de la educación popular del campo en América Latina: un diálogo Brasil-Nicaragua

Autores

  • Vilmar Alves Pereira Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI, Puerto Rico https://orcid.org/0000-0003-2548-5086
  • Cristian Danilo Cerda Ministerio de Educación de Nicaragua

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14605

Resumo

Olhares sobre educação popular do campo na América Latina: um diálogo Brasil-Nicarágua

Este artigo tem como objetivo apresentar concepções e práticas que orientam a Educação do Campo na América Latina tomando como referência o contexto do Brasil e da Nicarágua e a defesa de uma Educação do Campo com horizonte popular. Resulta da experiência dialógica na Formação de Professores na perspectiva da Educação Popular do Campo entre Brasil e Nicarágua. Partindo de uma abordagem hermenêutica no primeiro momento, além de reforçar as visões latino-americanas de Educação do Campo, o estudo visa refletir sobre a identidade e o pertencimento da Educação do Campo que fazemos. Num segundo, apresentar possibilidades para o surgimento de Pedagogias que emergem dos saberes do campo. Como resultado, reconhece-se o potencial do pensamento popular progressista na perspectiva de Paulo Freire, entre outros, que orientam as práticas e saberes da Educação do Campo. O estudo demonstra o esforço dos dois países no atendimento dessa finalidade.

Palavras-chave: educação do campo, concepções, experiências, Brasil, Nicarágua.

 

Perspectivas de la educación popular del campo en América Latina: un diálogo Brasil-Nicaragua 

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar los conceptos y prácticas que orientan la Educación del Campo en América Latina tomando como referencia el contexto de Brasil y Nicaragua y la defensa de una Educación del Campo con un horizonte popular. Resulta de la experiencia dialógica en Formación Docente en la perspectiva de la Educación Popular del Campo entre Brasil y Nicaragua. A partir de un enfoque hermenéutico en un primer momento, además de reforzar las visiones latinoamericanas de la Educación del Campo, el estudio pretende reflexionar sobre la identidad y pertenencia de la Educación del Campo que hacemos. En un segundo, presentar posibilidades de surgimiento de Pedagogías que emergen de los saberes del campo. Como resultado se reconoce el potencial del pensamiento popular progresista desde la perspectiva de Paulo Freire, entre otros, que orientan prácticas y saberes de la Educación del Campo. El estudio demuestra el esfuerzo de los dos países para lograr este propósito.

 

Palabras clave: educación del campo, concepciones, experiencias, Brasil, Nicaragua.

 

Perspectives on popular countryside education in Latin America: a Brazil-Nicaragua dialogue 

ABSTRACT. This article aims to present concepts and practices that guide Rural Education in Latin America taking the context of Brazil and Nicaragua as a reference and the defense of a Rural Education with a popular horizon. Results from the dialogic experience of Teacher Training in the perspective of Popular Education in the Countryside between Brazil and Nicaragua. Starting from a hermeneutic approach at first, in addition to reinforcing Latin American views of Rural Education, the study aims to reflect on the identity and belonging of Rural Education that we do. In a second, from the experience of the two countries, to present possibilities of emergence of Pedagogies that emerge from the knowledge of the field. As a result, the potential of progressive popular thought is recognized from the perspective of Paulo Freire, among others, who guide the practices and knowledge of Rural Education. The study demonstrates the effort of the two countries in achieving this purpose.

Keywords: rural education, conceptions, experiences, Brazil, Nicaragua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI, Puerto Rico

Filósofo Ambiental y Popular. Doctor en Educación. Pós Doctorando Sênior em Educación pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI y en el Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS-UNIOESTE. Coordenador Adjunto de la Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática - RIPERC.

Cristian Danilo Cerda , Ministerio de Educación de Nicaragua

Educador Popular y Ambiental. Mestre em Educación Ambiental (FURG) Doctorando en Educación por la Universidad Americana de Nicaragua (UAM) . Director General de Educación Primaria del Ministerio de Educación de Nicaragua- MINED.

Referências

Barbosa, L. P., & Rosset, P. M. (2017). Movimentos sociais e educação do campo na américa latina: Aprendizagens de um percurso histórico. Práxis Educacional, 13(26). https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2819

Brasil. (1998). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Ministério Extraordinário da Política Fundiária.

Brasil. (2013). Programa Nacional de Educação do Campo-PRONACAMPO. Documento Orientador. Recuperado de:

www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task. Acesso em: 15 maio 2022.

Chaves, K. M. D. S., & Foschiera, A. A. (2014). Práticas de educação do campo no Brasil: escola família agrícola, casa familiar rural e escola itinerante. Revista Pegada, 15(2), 76-94. https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3192

Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2017). A construção da categoria analítica “Campo” no Brasil -Possibilidades à Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2(2), 811-829. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p811

De Souza, M. A. (2021). Educação e contradição no campo: e as escolas públicas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 1231-1252. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15123

Duarte, C. G., & Santos, S. V. D. (2015). Apresentação-Educação do Campo. Educação & Realidade, 40, 659-666. https://doi.org/10.1590/2175-623656800

Francesc, B., Dalmases, F., & Costa, S. (2019). ¿Condenados a la desigualdad. De la marea rosa al giro a la derecha en América Latina. Bogotá, Colombia: Democracia Abierta y Instituto de Estudios Latinoamericanos de la Universidad Libre de Berlín.

Freire, P. (2001). Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido 47. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadamer, H-.G. (2002). Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Vozes.

Guido, S. V. (2021). Transformación evolutiva de la educación Una mirada desde el subsistema de educación básica y media. Indice: Revista de Educación de Nicaragua, (1), 13-22. http://165.98.90.12/index.php/indice/article/view/9

INIDE (2020). Instituto Nicaragüense de Estadísticas. Recuperado de: https://www.inide.gob.ni/. Acesso em: 15 maio 2022.

Janata, N. E., & Anhaia, E. M. D. (2015). Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, 40, 685-704. https://doi.org/10.1590/2175-623645783

Marina, A. J. (2015). Miedos y el Aprendizaje de la Valentia. Barcelona: Ariel

MINED. (2017). Ministerio da Educación. Plan de educación 2017 – 2021. Recuperado de: www.unicef.org/nicaragua/informes/p Acesso em: 15 maio 2022.

Mora, L. G. (2020). Educación rural en América Latina Escenarios, tendencias y horizontes de investigación. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1(2), 48-69. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i2.8598

Pereira, V. A. (2018). Verbete Inserção/Adaptação. Dicionário Paulo Freire. 4ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica Editora. 1.

Pereira, V., López, C., Lotero, W., Arévalo, L., López, L., Guevara, Y., Alvarez, L., Quiñones, E., & Peralta, E. (2019). Una mirada a la educación ambiental y movimientos populares ambientales en América Latina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, ed. esp, 6-35. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.9464

Prado, A. A. (1995). Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudos Sociedade e Agricultura. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/quatro/adonia4.htm

Rodríguez T. O. H. (2016). Educación popular y educación del campo en America Latina: derecho nuestro, deber del Estado (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11449/148968

Sader, E., Linera, Á. G., & Forster, R. (2016). Las vías abiertas de América Latina: siete ensayos en busca de una respuesta: ¿fin de ciclo o repliegue temporal? Octubre Editorial.

Souza, M. A. D. (2008). Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação & Sociedade, 29, 1089-1111. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400008

Torales C., M., & Rosa, M. (2018). Educação Ambiental como espaço de luta e resistência. https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Alves Pereira, V., & Danilo Cerda , C. (2022). Perspectivas de la educación popular del campo en América Latina: un diálogo Brasil-Nicaragua . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e14605. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14605

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos