Agroecologia e Cultura Corporal: proposta ético-política da Educação Física na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14534

Resumo

O objetivo deste texto é sistematizar uma proposta ético-política para a Educação Física na Educação do Campo, como subsídio para a organização do trabalho pedagógico a partir da experiência que desenvolvemos junto ao Curso Técnico em Agroecologia, forma integrada, na Escola Família Agrícola da Região Sul no Rio Grande do Sul. Essa sistematização tem por intenção acumular elementos para contribuir com o trabalho pedagógico da Educação Física com base nos princípios da Educação do Campo, Agroecologia, Pedagogia da Alternância e Cultura Corporal como base referencial para os processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: educação do campo, agroecologia, pedagogia da alternância, cultura corporal.

 

Agroecology and Corporal Culture: an ethical-political proposal for Physical Education in Rural Education

ABSTRACT. The objective of this text is to systematize an ethical-political proposal for Physical Education in Rural Education, as a subsidy for the organization of pedagogical work based on the experience we developed with the Technical Course in Agroecology, in an integrated way, at the Escola Família Agrícola da Região Sul in Rio Grande do Sul. This systematization is intended to accumulate elements to contribute to the pedagogical work of Physical Education based on the principles of Rural Education, Agroecology, Pedagogy of Alternation and Corporal Culture as a reference basis for the teaching and learning processes.

Keywords: rural education, agroecology, pedagogy of alternation, corporal culture.

 

Agroecologia y Cultura Corporal: una propuesta ético-política de la Educación Física para la Educación del Campo

RESUMEN. El objetivo de este artículo es sistematizar una propuesta ético-política para la Educación Física en la Educación del Campo, como sustentación para la organización del trabajo pedagógico partiendo de la experiencia que desarrollamos junto al Curso Técnico en Agroecologia, forma integrada, en la Escola Família Agricola da Região Sul en Rio Grande do Sul. Esa sistematización tiene por intención acumular elementos para contribuir con el trabajo pedagógico de la Educación Física con base en los princípio de la Educación dela Campo, Agroecologia, Pedagogía de la Alternância, y Cultura Corporal como base referencial para los procesos de enseñanza y aprendizaje.

Palabras clave: educación del campo, agroecología, pedagogía de la alternancia, cultura corporal.

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Biografia do Autor

Leonardo Lemos Silveira, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Mestre em Educação Física (UFPEL). Doutorando em Educação Física (UFPEL), Professor do munícipio de Pelotas, Professor da EFASUL.

Giovanni Frizzo, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Professor ESEF/UFPEL.

Carla Rosane Mota, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Doutoranda em Ciência Política (UFPEL). Professora da EFASUL.

Bruno Nicanor da Silva, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Mestrando em Política Social e Direitos Humanos. Educador da EFASUL.

Mayara Galvão Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Estudante de Graduação – ESEF/UFPEL

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Publicado

2023-03-11

Como Citar

Lemos Silveira, L., Frizzo, G., Rosane Mota, C., Nicanor da Silva, B., & Galvão Gonçalves, M. (2023). Agroecologia e Cultura Corporal: proposta ético-política da Educação Física na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14534. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14534

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos