Alfabetização Científica na Educação Infantil: experiência em uma escola do campo em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14489

Resumo

O presente estudo analisou a implementação de um conjunto de atividades na Educação Infantil, baseadas na metodologia das Ilhas de Racionalidade (Fourez, 1997). A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou-se de forma remota em duas turmas de Pré-Escola em uma escola do campo no município de São Gabriel/RS, durante o ano de 2020. Foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas, tais como: desenhos, observação do entorno de suas casas, da paisagem local, entrevistas com familiares, escuta de rádio, elaboração de poemas e produção de maquetes.  Os dados são apresentados segundo três categorias:  i) Reflexões acerca do trabalho remoto na Escola do Campo; ii) A metodologia IIR na Educação Infantil e iii) Alfabetização Científica na Pré-escola. O trabalho remoto trouxe alguns desafios, em especial na Educação Infantil, considerando a necessidade de interação entre os sujeitos e mediação do professor. Verificou-se que a aprendizagem ocorreu em outros espaços e tempos, principalmente na interação com os familiares e na observação dos ambientes sociais e naturais do seu entorno, sendo importantes para a construção da identidade do sujeito do campo e a valorização das culturas e dos saberes locais. A utilização da metodologia das IIR desde a Educação Infantil vai ao encontro dos Campos de Experiência sinalizados pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Conclui-se que algumas habilidades relacionadas à Alfabetização Científica, como a autonomia, o domínio e a comunicação, podem ser alcançadas com o desenvolvimento de uma IIR na Pré-escola, mesmo que de forma remota.

Palavras-chave: pré-escola, projeto interdisciplinar, ensino remoto.

 

Scientific Literacy in Childhood Education: experience in a countryside school in times of pandemic

ABSTRACT. The present study analyzed the implementation of a set of activities in Early Childhood Education, based on the methodology of the Islands of Rationality (Fourez, 1997). The qualitative research was carried out remotely in two Pre-School classes in a rural school in the city of São Gabriel/RS, during the year 2020. Different methodological strategies were used, such as drawings, observation of the surroundings of their homes, the local landscape, interviews with family members, listening to the radio, writing poems, and producing models. Data are presented according to three categories: i) Reflections on remote work at Escola do Campo; ii) The IIR methodology in Early Childhood Education and iii) Scientific Literacy in Preschool. Remote work brought some challenges, especially in Early Childhood Education, considering the need for interaction between subjects and teacher mediation. It was found that learning took place in other spaces and times, mainly in the interaction with family members and in the observation of the social and natural environments of their surroundings, being important for the construction of the identity of the subject of the countryside and the appreciation of cultures and knowledge. locations. The use of the IIR methodology in Early Childhood Education is in line with the Experience Fields signaled by the National Curricular Common Base (Brasil, 2017). It is concluded that some skills related to Scientific Literacy, such as autonomy, mastery, and communication can be achieved with the development of an IIR in Preschool, even if remotely.

Keywords: preschool, interdisciplinary project, remote learning.

 

Alfabetización Científica en Educación Infantil: experiencia en una escuela rural en tiempos de pandemia

RESUMEN. El presente estudio analizó la implementación de un conjunto de actividades en Educación Infantil, a partir de la metodología de las Islas de la Racionalidad (Fourez, 1997). La investigación cualitativa se realizó de forma remota en dos clases de preescolar en una escuela rural en la ciudad de São Gabriel/RS, durante el año 2020. Se utilizaron diferentes estrategias metodológicas, tales como: dibujos, observación de los alrededores de sus casas, el paisaje local, entrevistas con familiares, escuchar la radio, escribir poemas y producir maquetas. Los datos se presentan según tres categorías: i) Reflexiones sobre el trabajo a distancia en la Escola do Campo; ii) La metodología IIR en Educación Infantil y iii) Alfabetización Científica en Preescolar. El trabajo a distancia trajo algunos desafíos, especialmente en Educación Infantil, considerando la necesidad de interacción entre sujetos y mediación docente. Se encontró que el aprendizaje se dio en otros espacios y tiempos, principalmente en la interacción con los miembros de la familia y en la observación de los ambientes sociales y naturales de su entorno, siendo importante para la construcción de la identidad del sujeto del campo y la apreciación de las culturas y los conocimientos. El uso de la metodología IIR desde la Educación Infantil está en línea con los Campos de Experiencia señalados por la Base Común Curricular Nacional (Brasil, 2017). Se concluye que algunas habilidades relacionadas con la Alfabetización Científica, como la autonomía, el dominio y la comunicación, se pueden lograr con el desarrollo de un IIR en Preescolar, aunque sea a distancia.

Palabras clave: preescolar, proyecto interdisciplinario, enseñanza a distancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Heberlê de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra e doutoranda Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação e em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Elenize Rangel Nicoletti, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra e Doutora em Educação em Ciências, e Licenciada em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul (UNIPAMPA). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS).

José Vicente Lima Robaína, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-Doutor em Educação e Educação do Campo pela UFRGS. Doutor em Educação (UNISINOS). Mestre em Educação (UFRGS). Graduado em Ciências e Química. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Campus Porto Alegre). Coordenador do PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza (UFRGS).

Referências

Brasil. (2017). Base nacional comum curricular: educação é a base. Recuperado de: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wpcontent/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf

Bernardo, A. (2020, 08 de julho). Da pandemia nasce uma nova relação entre escola e família. [Site Nova Escola]. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entre-escola-e-familia?gclid=Cj0KCQjwl7qSBhD-ARIsACvV1X0t8gP1tORruLZXE2hZp0ViGugfsFv8AQPgaYpu8n7xQiEkefW9aI4aAr2EEALw_wcB

Bettanin, E., & Alves Filho, J. P. (2003). Alfabetização científica e técnica: um instrumento para observação dos seus atributos. In Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP.

Bimbati, A. P. (2020, 01 de julho). Escolas rurais em quarentena: internet via rádio, acesso limitado aos materiais impressos e evasão escolar. [Site Nova Escola]. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/19440/escolas-rurais-em-quarentena-internet-via-radio-acesso-limitado-aos-materiais-impressos-e-evasao-escolar#:~:text=Os%20desafios%20e%20esfor%C3%A7os%20docentes,os%20materiais%20impressos%20na%20escola

Boff, L. (2000a) Ética da vida. Brasília: Letraviva.

Boff, L. (2000b). Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letraviva.

Boff, L. (2000c). A voz do arco-íris. Brasília: Letraviva.

Fourez, G. (1997). Qu'entendre par "ilot de rationalite"? Et par "îlot interdisciplinaire de rationalité"? Aster, 25, 217-225. Recuperado de: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/aster/RA025-10.pdf

Fourez, G. (2005). Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 37-50. DOI: 10.1590/1983-21172001030104.

Louv, R. (2016). A última criança da natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana.

Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44. DOI: 10.1590/s1678-4634201712170831. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143528

Morin, E., & Kern, A. B. (2002). Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina.

Morin, E. (2003). Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Morin, E., Ciurana, E-R., & Motta, R. D. (2003). Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO.

Nehring, C. M., Silva, C. C., Trindade, J. A. de O., Pietrocola, M., Leite, R. C. M., & Pinheiro, T. de F. (2000). As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Revista ENSAIO – Pesquisa em educação em ciências, 2(1), 88-105. DOI: 10.1590/1983-21172000020107.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5. Recuperado de: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf

Organização Mundial de Saúde. (2019). Orientações sobre a atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças menores de 5 anos. Organização Mundial de Saúde

Parecer CNE/CEB nº 20/2009, de 11 de novembro de 2009 (2009, 11 de novembro). Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf

Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020 (2020, 28 de abril). Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192

São Gabriel. (2020). Projeto minha Cidade Educadora. Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel. São Gabriel, 2020.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333–352.

Publicado

2023-05-13

Como Citar

Heberlê de Almeida, L., Rangel Nicoletti, E., & Lima Robaína, J. V. (2023). Alfabetização Científica na Educação Infantil: experiência em uma escola do campo em tempos de pandemia . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14489. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14489

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos