Propostas didáticas em aquicultura para o currículo da educação do campo na região amazônica

Autores

  • Izabel Cristina Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Ivaney dos Santos Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-8855-5614
  • Jéssica Paloma Pinheiro da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA https://orcid.org/0000-0002-5078-3125
  • Débora Tatyane Oliveira Xavier Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ana Célia Barbosa Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Luã Caldas de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-7246-8559
  • Regiara Croelhas Modesto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Cássio Eduardo Flexa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Vanilda de Magalhães Martins Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Fabricio Nilo Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13973

Resumo

A adoção de práticas pedagógicas inovadoras é uma tendência que tem gerado novos produtos educativos, ainda que em um contexto pandêmico. Metodologias didáticas alternativas têm proporcionado ao estudante novas formas de aprender durante o ensino presencial, híbrido ou remoto. O objetivo deste estudo foi produzir ferramentas didáticas em aquicultura como proposta ao currículo da Educação do Campo (EC). Seis produtos aquícolas foram construídos, em forma de miniaturas, na perspectiva de utilização em aulas práticas dos componentes curriculares de biologia, física, química e matemática: i) aquaponia; ii) disco de Secchi; iii) ictiômetro; iv) puçá; v) tanques-rede e; vi) rede de despesca. A recomendação foi para serem utilizados de forma integrada, transversal, interdisciplinar e multidisciplinar no ensino fundamental (anos finais). Tais ferramentas foram de fundamental importância para integrar conhecimentos a partir do saber local, onde a aquicultura se faz presente em componentes curriculares. Esses, podem ser trabalhados de forma integrada à Educação Ambiental (EA). Portanto, incentivar a aquicultura de forma lúdica na escola do campo, é valorizar o estudante como sujeito do processo de construção do conhecimento. Em conclusão, as ferramentas construídas demonstraram resultados positivos, apresentando-se como alternativas no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: docência, práticas contextualizadas, interdisciplinaridade, aquaponia.

 

Didactic proposals in aquaculture for the rural education curriculum in the Amazon region                                     

ABSTRACT. The adoption of innovative pedagogical practices is a trend that has generated new educational products, even in a pandemic context. Alternative teaching methodologies have provided students with new ways of learning during face-to-face, hybrid or remote teaching. The objective of this study was to produce didactic tools in aquaculture as a proposal for the Rural Education (CE) curriculum. Six aquaculture products were built, in the form of miniatures, with a view to using the curricular components of biology, physics, chemistry and mathematics in practical classes: i) aquaponics; ii) Secchi disk; iii) ichthyometer; iv) net; v) net tank and; vi) fishing net. The recommendation was to use them in an integrated, transversal, interdisciplinary and multidisciplinary way in elementary school (final years). Such tools were of fundamental importance to integrate knowledge from local knowledge, where aquaculture is present in curricular components. These can be worked in an integrated way to Environmental Education (EA). Therefore, encouraging aquaculture in a playful way in rural schools means valuing the student as a subject in the process of building knowledge. In conclusion, the built tools showed positive results, presenting themselves as alternatives in the teaching-learning process.

Keywords: teaching, contextualized practices, interdisciplinarity, aquaponics.

 

Propuestas didácticas en acuicultura para el currículo de educación rural en la región amazónica

RESUMEN. La adopción de prácticas pedagógicas innovadoras es una tendencia que ha generado nuevos productos educativos, incluso en un contexto de pandemia. Las metodologías de enseñanza alternativas han proporcionado a los estudiantes nuevas formas de aprender durante la enseñanza presencial, híbrida o remota. El objetivo de este estudio fue producir herramientas didácticas en acuicultura como propuesta para el currículo de Educación Rural (EC). Se construyeron seis productos acuícolas, en forma de miniaturas, con miras a utilizar los componentes curriculares de biología, física, química y matemáticas en las clases prácticas: i) acuaponía; ii) disco Secchi; iii) ictiómetro; iv) red; v) tanque de red y; vi) red de pesca. La recomendación fue utilizarlos de forma integrada, transversal, interdisciplinar y multidisciplinar en primaria (últimos años). Dichas herramientas fueron de fundamental importancia para integrar saberes provenientes del saber local, donde la acuicultura está presente en los componentes curriculares. Estos pueden ser trabajados de manera integrada a la Educación Ambiental (EA). Por lo tanto, fomentar la acuicultura de forma lúdica en las escuelas rurales significa valorar al alumno como sujeto en proceso de construcción del conocimiento. En conclusión, las herramientas construidas mostraron resultados positivos, presentándose como alternativas en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Palabras clave: enseñando, prácticas contextualizadas, interdisciplinariedad, acuaponia.

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Publicado

2023-05-13

Como Citar

Miranda, I. C., Cardoso, I. dos S., Silva , J. P. P. da, Xavier, D. T. O., Guedes, A. C. B., Oliveira, L. C. de, … Silva, F. N. L. da. (2023). Propostas didáticas em aquicultura para o currículo da educação do campo na região amazônica. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e13973. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13973

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