Escola da Terra em Minas Gerais: repercussões da formação continuada nas escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13895

Palavras-chave:

continuing education, rural education, Minas Gerais, Escola da Terra Program.

Resumo

Neste texto, apresentamos as repercussões do curso de formação continuada Escola da Terra, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE-UFMG, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Educação e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é elucidar as repercussões deste programa nos territórios em Minas Gerais, nos quais aconteceram formações de mais dois mil professores das redes municipais e estaduais de educação. O programa já realizou quatro ofertas entre os anos de 2015 e 2021. Tal formação está fundamentada em princípios da Educação do Campo: considerando como centrais a escola como direito, a formação em alternância como condição pedagógica e o protagonismo dos sujeitos. Ancorado nesses princípios, o processo formativo é construído, considerando as necessidades educacionais dos territórios, articulando-os aos procedimentos metodológicos específicos, interrogando-os sobre a escola e seus sujeitos, no sentido de compreendê-los para poder agir e transformar a prática. A metodologia nesta pesquisa partiu da análise dos relatórios e dos Planos de Ação Pedagógica de cada um dos percursos. Os resultados do programa em Minas Gerais foram alcançados, tanto no âmbito quantitativo individual, contando com mais de 2000 Planos de Ação Pedagógica (PAPs), como no plano coletivo, considerando mudanças nas escolas, ná prática docente e na relação com a comunidade em diferentes municípios do Estado de Minas Gerais.

Palavras-chave: formação continuada, Educação do Campo, Minas Gerais, Programa Escola da Terra, formação de professores para as escolas do campo.

 

Escola da Terra in Minas Gerais: repercussions of continuing education in rural schools

ABSTRACT. In this text, we present the repercussions of continuing education: Escola da Terra, developed by the Center for Studies and Research in Rural Education of the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais, FAE-UFMG, in partnership with the State Department of Education of Minas Gerais Gerais, Municipal Education Departments and the Ministry of Education (MEC). The program has already carried out four offers between 2015 and 2021. Such training is based on principles of Rural Education: considering the school as a right, alternating training as a pedagogical condition and the protagonism of subjects as central. Anchored in these principles, the training process is built, considering the educational needs of the territories, articulating them to specific methodological procedures, questioning them about the school and its subjects, in order to understand them in order to act and transform the practice. The results of the training course of the four offers of the program in Minas Gerais were achieved, both at the individual quantitative level, with more than five hundred Pedagogical Action Plans (PAPs), and at the collective level, considering changes in schools in different municipalities in the State of Minas Gerais.

Keywords: continuing education, rural education, Minas Gerais, Escola da Terra Program.

 

Escola da Terra en Minas Gerais: repercusiones de la educación permanente en las escuelas rurales

RESUMEN. En este texto, presentamos las repercusiones de la educación permanente: Escola da Terra, desarrollada por el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación Rural de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais, FAE-UFMG, en colaboración con el Departamento de Estado de Educación de Minas Gerais Gerais, Secretarías Municipales de Educación y el Ministerio de Educación (MEC). El programa ya realizó cuatro ofertas entre 2015 y 2021. Dicha formación se basa en principios de la Educación Rural: considerar la escuela como un derecho, alternando la formación como condición pedagógica y el protagonismo de las asignaturas como central. Anclado en estos principios, se construye el proceso de formación, considerando las necesidades educativas de los territorios, articulándolas a procedimientos metodológicos específicos, interrogándolas sobre la escuela y sus sujetos, a fin de comprenderlos para actuar y transformar la práctica. Los resultados de lo camino formativo de las cuatro ofertas del programa en Minas fueran alcanzados, tanto a nivel cuantitativo individual, con más de 500 Planes de Acción Pedagógicas (PAPs) como en el plan colectivo, considerando cambios en las escuelas en diferentes municipios del Estado de Minas Gerais.

Palabras clave: educación permanente, educación rural, minas gerais, programa escola da terra, formación de profesor en las escuelas rurales.

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Biografia do Autor

Eliano de Souza Martins Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Geografia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor da carreira EBTT na Universidade Federal de Minas Gerais, no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC), ministrando a disciplina de Geografia e pesquisador colaborador do programa de pós-graduação da FAE/UFMG (PROMESTRE). Participa do Programa Escola da Terra e desenvolve pesquisas na área de Geografia com ênfase em Geografia Urbana, Geografia e Educação (Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Formação Inicial e Continuada de Professores, Discursos dos Livros Didáticos).

Érica Fernanda Justino de Freitas , Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Pedagoga pela Universidade de Frnaca.  Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre pela mesma Universidade. Atua na formação continuada de Professores do Campo desenvolvendo palestras, cursos, publicações e ações de intervenção. Exerce as funções de supervisão pedagógica e professora na Educação Básica.

Maria de Fátima Almeida Martins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1987) com mestrado em Geografia (Geografia Humana) em 1995 e doutorado em Geografia Humana pela universidade de São Paulo em 2002. Pós doutoramento em Educação (2020). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do curso do aperfeiçoamento Escola da Terra na UFMG.

Nayara Cristine Carneiro do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Ciências Socioambientais e Mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista CNPQ e Formadora do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra na UFMG.

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Como Citar

de Souza Martins Freitas, E., Fernanda Justino de Freitas , Érica ., de Fátima Almeida Martins, M. ., & Cristine Carneiro do Carmo, N. . (2022). Escola da Terra em Minas Gerais: repercussões da formação continuada nas escolas do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13895. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13895

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra