Escola da Terra no estado de Goiás: uma proposta interdisciplinar do debate de gênero para o currículo

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13831

Resumo

A Escola da Terra no estado de Goiás iniciou suas atividades no ano de 2018. Em duas edições atendeu 320 educadoras e educadores do campo. Assim, com a abrangência que a Escola da Terra alcançou no estado, procuramos com este trabalho, tecer reflexões sobre como os temas interdisciplinaridade, currículo e gênero permitem uma percepção mais coerente do processo do ensinar, na escola do nosso tempo. Buscamos o referencial teórico do discurso e seu significado, dentro da análise do discurso de linha francesa, que tem Michel Foucault como referencial. Como recurso metodológico adotamos perguntas semiestruturadas, usando o espaço virtual como meio de acesso as falas dos professores participantes. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa compreendemos que o debate e a formação continuada tem possibilitado romper com a visão biologizante e naturalizada de gênero, auxiliando o entendimento da sexualidade. Ademais, pensar o currículo e a importância das diferenças na sala de aula é possível por meio de um trabalho de colaboração que exige desafio, negociação, e flexibilidade para construir uma proposta interdisciplinar contextualizada com a realidade do campo e dos seus sujeitos.

Palavras-chave: escola da terra, interdisciplinaridade, currículo, gênero, educação do campo.

 

Escola da Terra in the state of Goiás: an interdisciplinary proposal of the gender debate for the curriculum               

ABSTRACT. Escola da Terra in the state of Goiás started its activities in 2018. In two editions, it served 320 educators in the field. Based on the scope that Escola da Terra has reached in the state, with this work we seek to reflect on how the themes of interdisciplinarity, curriculum and gender allow a more coherent perception of the teaching process in the school of our time. We seek the theoretical framework of discourse and its meaning, within the analysis of French discourse, which has Michel Foucault as a reference. As a methodological resource, we adopted semi-structured questions, using the virtual space as a means of accessing the speeches of the participating teachers. From the speeches of the research subjects, we understand that the debate and continuing education have made it possible to break with the biological and naturalized view of gender, helping the understanding of sexuality. Furthermore, thinking about the curriculum and the importance of differences in the classroom is possible through collaborative work that requires challenge, negotiation, and flexibility to build an interdisciplinary proposal contextualized with the reality of the field and its subjects.

Keywords: escola da terra, interdisciplinarity, curriculum, gender, rural education.

 

Escola da Terra en el estado de Goiás: una propuesta interdisciplinaria del debate de género para el currículo

RESUMEN. Escola da Terra en el estado de Goiás inició sus actividades en 2018. En dos ediciones, atendió a 320 educadores en el área. A partir del alcance que Escola da Terra ha alcanzado en el estado, con este trabajo buscamos reflexionar sobre cómo los temas de interdisciplinariedad, currículo y género permiten una percepción más coherente del proceso de enseñanza en la escuela de nuestro tiempo. Buscamos el marco teórico del discurso y su significado, dentro del análisis del discurso francés, que tiene como referente a Michel Foucault. Como recurso metodológico, adoptamos preguntas semiestructuradas, utilizando el espacio virtual como medio de acceso a los discursos de los profesores participantes. A partir de los discursos de los sujetos de investigación, entendemos que el debate y la educación permanente han permitido romper con la visión biológica y naturalizada del género, ayudando a la comprensión de la sexualidad. Además, pensar el currículo y la importancia de las diferencias en el aula es posible a través del trabajo colaborativo que requiere desafío, negociación y flexibilidad para construir una propuesta interdisciplinaria contextualizada con la realidad del campo y sus sujetos.

Palabras-clave: escola da terra, interdisciplinariedad, currículo, género, educación rural.

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Biografia do Autor

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFG-Câmpus Goiás. Doutora e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFG (2009). Membro do grupo de pesquisa: “Educação no Cerrado e Cidadania”.

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - 2015, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - 2010, licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Professor Adjunto III no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Líder - Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciado em Pedagogia pela UFU; Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

Carneiro de Freitas Cardoso, E., Barbosa Santos, W., & Faleiro, W. (2022). Escola da Terra no estado de Goiás: uma proposta interdisciplinar do debate de gênero para o currículo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13831. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13831

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra

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