Educação do Campo, ensino e pesquisa no contexto da Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13702

Resumo

Os dois últimos anos trouxeram inúmeros desafios para a sociedade, especialmente devido à Pandemia da COVID-19, que mudou as vidas de todas as pessoas (UNESCO, 2020). Nesse período, muitas tiveram que desenvolver seu trabalho em casa, no formato de home office, buscando atender aos protocolos sanitários de saúde acerca da pandemia. Especificamente para estudantes e professores, muitos tiveram que desenvolver as suas atividades de pesquisa e aulas de forma remota, que associadas às tarefas domésticas, causaram um desgaste emocional na maioria deles (Langin, 2021). Há pesquisas, inclusive, que afirmam que a pandemia ainda afetará a vida das pessoas ainda por bastante tempo (Gruber, et al., 2021). No Brasil, o ano de 2021 também foi marcado pelo problema da propagação de desinformação (mais conhecida como fake news) no intuito de desacreditar a ciência quanto a eficácia das vacinas contra COVID-19 (Assis, Komesu & Pollet, 2021) e da importância da necessidade de manter o distanciamento social e uso de máscara para evitar o contágio e propagação da doença. Infelizmente, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa do Brasil a partir de dados de Secretarias Estaduais de Saúde, o país é um dos mais afetados pelo novo coronavírus, com 618.484 mortes registradas até 26 de dezembro de 2021. No entanto, semelhante ao ano de 2020, e buscando se manter atualizada na ciência internacional, dentre os inúmeros artigos recebidos ao longo do ano, a Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) publicou outras pesquisas sobre a Pandemia da COVID-19, a partir de diferentes contextos e perspectivas internacionais, algo fundamental para elevar a qualidade da discussão no que concerne à formação docente em escolas e universidades, tanto do meio urbano quanto do campo. Além do fluxo contínuo, publicado regularmente no formato de Publicação Contínua desde 2019, a RBEC publicou importantes dossiês no ano de 2021 que abordam desde o ensino desenvolvido no período pandêmico, a pesquisas referentes à Educação do Campo na América Latina, egressos da Educação do Campo no Brasil, psicologia rural, além de estudos sobre a arte no campo. São estudos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, que ajudam a ampliar um pouco mais o campo de investigação acerca da Educação do Campo no Brasil e em outros países. Desejamos a todos e a todas boas leituras e um próspero ano de 2022!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Leitura e Produção Escrita (2006) também pela UFT. Estágio pós-doutoral (em curso) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, CA LL (Processo 164941/2020-7). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq, desde 2015) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Referências

Assis, J. A., Komesu, F., & Pollet, M.-C. (2021). A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da COVID-19 e além. Scripta, 25(54), 9-38. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p9-38

Gruber, J., Van Bavel, J. J., Lewis JR. N. A., & Cunningham, W. A. (2021). Why the COVID-19 pandemic could lead to overdue change in academia. Science. https://doi.org/10.1126/science.abk3324.

Langin, K. (2021). On the verge of a breakdown. Report highlights women academics’ pandemic challenges. Science. https://doi.org/10.1126/science.caredit.abh4450.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO. (2020). COVID-19: How the UNESCO Global Education Coalition is tackling the biggest learning disruption in history. Paris: UNESCO. Recuperado de https://en.unesco.org/news/covid-19-how-unesco-global-education-coalition-tackling-biggest-learning-disruption-history

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Araújo, G. C. de, & Silva, C. da. (2021). Educação do Campo, ensino e pesquisa no contexto da Pandemia da COVID-19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e13702. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13702

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>