Percepção da juventude rural sobre a apicultura desenvolvida em comunidades rurais do semiárido piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13617

Resumo

No estado do Piauí a apicultura se apresenta como uma alternativa de geração de renda para as famílias campesinas, mais precisamente na região semiárida, que permite o reconhecimento e valorização dos saberes camponeses. O presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos jovens em relação à apicultura praticada no município de Massapê do Piauí. Para tanto, foi aplicado um questionário semiestruturado direcionado a 48 estudantes de comunidades rurais. Observou-se que os jovens, de maneira geral, não se identificam com as atividades rurais, embora muitos tenham algum grau de parentesco com apicultores. A maioria dos jovens apresentaram pouco conhecimento sobre a apicultura, principalmente no que se refere à prevenção de acidentes com as abelhas (ferroadas). Vale ressaltar, que muitos deles consideram as ferroadas como o maior empecilho para o ingresso na atividade. Embora saibam da importância social, econômica e ambiental da apicultura, bem como dos impactos negativos que o desaparecimento das abelhas causaria em suas comunidades, a maioria dos jovens não demonstrou interesse em participar de capacitações para iniciar-se na apicultura. Diante da notável apatia dos alunos em relação à apicultura, sugere-se ações voltadas para o conhecimento e sensibilização da juventude em relação a atividade como importante ferramenta de inclusão social e econômica para os agentes da comunidade rural.

Palavras-chave: atividade apícola, conservação das abelhas, educação do campo.

 

Rural Youth's perception of beekeeping developed in rural communities in the semiarid region of Piauí                           

ABSTRACT. In the state of Piauí, beekeeping presents itself as an alternative to generate income for peasant families, more precisely in the semiarid region. This study aimed to analyze the perception of young people in relation to beekeeping practiced in the city of Massapê do Piauí. Therefore, a semi-structured questionnaire was applied to 48 students from rural communities. It was observed that young people, in general, do not identify with rural activities, although many have some degree of kinship with beekeepers. Most young people had little knowledge about beekeeping, especially with regard to the prevention of accidents with bees (stinged). It is noteworthy that many of them consider the stings as the biggest obstacle to entering the activity. Although they know the social, economic and environmental importance of beekeeping, as well as the negative impacts that the disappearance of bees would cause in their communities, most young people did not show interest in participating in training to start beekeeping. Given the notable apathy of students in relation to beekeeping, it is suggested actions aimed at knowledge and awareness of youth in relation to the activity as an important tool for social and economic inclusion for agents in the rural community.

Keywords: beekeeping, bees conservation, rural education.

 

Percepción de la juventud rural sobre la apicultura desarrollada en comunidades rurales de la región semiárida de Piauí

RESUMEN. En el estado de Piauí, la apicultura se presenta como una alternativa para generar ingresos para las familias campesinas, más precisamente en la región semiárida. Este estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de los jóvenes en relación con la apicultura que se practica en la ciudad de Massapê do Piauí. Para ello, se aplicó un cuestionario semiestructurado a 48 estudiantes de comunidades rurales. Se observó que los jóvenes, en general, no se identifican con las actividades rurales, aunque muchos tienen algún grado de parentesco con los apicultores. La mayoría de los jóvenes tenían pocos conocimientos sobre apicultura, especialmente en lo que respecta a la prevención de accidentes con abejas (aguijón). Es de destacar que muchos de ellos consideran las picaduras como el mayor obstáculo para ingresar a la actividad. Si bien conocen la importancia social, económica y ambiental de la apicultura, así como los impactos negativos que causaría la desaparición de las abejas en sus comunidades, la mayoría de los jóvenes no mostró interés en participar en capacitaciones para iniciar la apicultura. Dada la notable apatía de los estudiantes en relación a la apicultura, se sugiere acciones dirigidas al conocimiento y sensibilización de los jóvenes en relación a la actividad apícola como una herramienta importante para la inclusión social y económica de los agentes de la comunidad rural.

Palabras clave: actividad apícola, conservación de las abejas, educación rural.

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Biografia do Autor

Josefa Andréia de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Atualmente é Professora da Educação de Jovens e Adultos, lotada na Secretaria Municipal de Educação do Massapê do Piauí.

Patrícia Sara Lopes Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal Piauí (UFPI). Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Michelli Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Biotecnologia, Mestre em Genética e Melhoramento e Licenciada em Ciências Biológicas. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza.

Maurício Fernandes da Silva, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI

Doutor em Filosofia, Mestre em Filosofia, Bacharel e Licenciado em Filosofia. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí e Professor efetivo no Curso de Licenciatura em Filosofia no Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD/UFPI). 

Juliana do Nascimento Bendini, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Zootecnia. Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Rodrigues, J. A. de C., Melo, P. S. L., Santos, M. F. dos, Silva, M. F. da, & Bendini, J. do N. (2022). Percepção da juventude rural sobre a apicultura desenvolvida em comunidades rurais do semiárido piauiense . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13617. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13617