O Programa Escola da Terra no Espírito Santo: formação continuada de professora(e)s do campo no módulo “Inclusão, interculturalidade e interdisciplinaridade”

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13531

Resumo

Este artigo apresenta a proposta teórico-metodológica utilizada na construção do segundo módulo do curso “Aperfeiçoamento Escola da Terra”, vinculado ao Programa Escola da Terra no Espírito Santo. Intitulado “Inclusão, interculturalidade e interdisciplinaridade na Educação do Campo”, esse processo formativo promoveu reflexões sobre os processos de inclusão e exclusão em suas múltiplas perspectivas (Plaisance, 2015; Skliar, 2003); sobre a Educação do Campo na perspectiva da interculturalidade crítica bilíngue (Maher, 2005, 2007; Walsh, 2009, 2010) e sobre concepções de interdisciplinaridade (Fazenda, 2008; Frigotto, 2008). A formação teve como princípios educativos a pesquisa (Freire, 1983, 1996) e a alternância, com utilização das seguintes mediações didático-pedagógicas da pedagogia da alternância: Plano de Estudos, Colocação em Comum, Caderno da Realidade e Atividades de Retorno, as quais estavam organizadas no Tempo-Universidade e no Tempo-Comunidade. A participação no programa constituiu-se em um desafio, dadas as múltiplas questões envolvidas na parceria entre as escolas das redes públicas estaduais e municipais e a universidade, instituição formadora responsável pela oferta do curso. Contudo, possibilitou a reflexão e discussão sobre a realidade dos sujeitos dos diferentes territórios campesinos do Espírito Santo, constituindo-se em um processo formativo de professora(e)s do campo que tensionou reinventar práticas inclusivas, interculturais, bilíngues e interdisciplinares.

Palavras-chave: inclusão, interculturalidade crítica, interdisciplinaridade, educação do campo, Escola da Terra.

 

The program “Escola da Terra” in Espírito Santo: continuing education of rural teachers in the module "Inclusion, interculturality and interdisciplinarity"

ABSTRACT. This paper presents the theoretical-methodological proposal used in the construction of the second module of the course "Improvement Escola da Terra", linked to the program Escola da Terra in Espírito Santo. Entitled "Inclusion, interculturality and interdisciplinarity in Rural Education", this educative process promoted reflections on the processes of inclusion and exclusion in its multiple perspectives (Plaisance, 2015; Skliar, 2003); on Rural Education from the perspective of bilingual critical interculturality (Maher, 2005, 2007; Walsh, 2009, 2010) and on interdisciplinary conceptions (Fazenda, 2008; Frigotto, 2008). The continuing education had as educational principles the research (Freire, 1983, 1996) and the alternation, with use of the following didactic-pedagogical mediations of the pedagogy of the alternation: Plan of Studies, Placement in Common, Notebook of Reality and Return Activities, which were organized in University-Time and Community-Time. Participation in the program was a challenge, given the multiple issues involved in the partnership between state and municipal public schools and the university, the educational institution responsible for offering the course. However, it allowed the reflection and discussion on the reality of the individuals of the different peasant territories of Espírito Santo, constituting na educative process of rural teachers that aimed to reinvent inclusive, intercultural, bilingual and interdisciplinar practices.

Keywords: inclusion, critical interculturality, interdisciplinarity, rural education, Escola da Terra.

 

El programa “Escola da Terra” en Espírito Santo”: formación continua para maestros rurales en el módulo "Inclusión, interculturalidad e interdisciplinariedad"

RESUMEN. Este artículo presenta la propuesta teórica y metodológica utilizada para construir el segundo módulo del curso "Perfeccionamiento de la Escola da Terra", vinculado al programa Escola da Terra en Espírito Santo. Titulado "Inclusión, interculturalidad e interdisciplinariedad en la Educación Rural", este proceso formativo promovió reflexiones sobre los procesos de inclusión y exclusión en sus múltiples perspectivas (Plaisance, 2015; Skliar, 2003); sobre la Educación rural desde la perspectiva de la interculturalidad crítica bilingüe (Maher, 2005, 2007; Walsh, 2009, 2010) y sobre las concepciones de interdisciplinariedad (Fazenda, 2008; Frigotto, 2008). La formación tuvo como principios educativos la investigación (Freire, 1983, 1996) y la alternancia, utilizando las siguientes mediaciones didácticas-pedagógicas de la pedagogía de la alternancia: Plan de Estudio, Colocación en Común, Cuaderno de Realidad y Actividades de Retorno, que se organizaron en Tiempo Universitario y Tiempo Comunitario. La participación en el programa fue un reto, dadas las múltiples cuestiones envolvidas en la asociación entre las escuelas públicas y municipales y la universidad, la institución de formación responsable de ofrecer el curso. Sin embargo, permitió la reflexión y discusión sobre la realidad de los sujetos de los diferentes territorios rurales de Espírito Santo, constituyendo un proceso formativo de maestros rurales que tensionó la reinvención de prácticas inclusivas, interculturales, bilingües e interdisciplinarias.

Palabras clave: inclusión, interculturalidad crítica, interdisciplinariedad, educación rural, Escola da Terra.

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Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Barreto Camargo , Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós- Doutorado, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Especialista em Gestão Escolar, Liderança do 3º Setor e Mediação em EaD pela UFES. Graduada em Educação Artística, Artes Plásticas ( UFES) e Pedagogia. Professora do Departamento de Linguagens , Cultura e Educação - Centro de Educação (UFES) . Líder do Grupo de Pesquisa Imagem , Tecnologia e Infâncias ( GEPITI) , pesquisadora do Observatório da Formação de professores de Artes na América Latina e membro do NUPEEES - UFSB . Desenvolve projetos nas áreas de Formação de Professores em Artes , Culturas e Ensino da Arte .

Ozirlei Teresa Marcilino, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação (2014) e Mestre em Educação (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Administração e Supervisão Escolar e Matemática. Graduada em Pedagogia pela Escola Superior São Francisco de Assis (2004), em Licenciatura Plena no Curso de Ciências: habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999) e em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1994). Pesquisadora com interesse em Educação Matemática Indígena, Educação Étnico Racial, Educação do Campo, Culturas e Povos Tradicionais. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ufes). Membro: do Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Campus Vitória); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (Ufes).

Rosali Rauta Siller , Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Departamento de Teoria e Práticas de Ensino-DTEPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Graduação em Pedagogia- Orientação Educacional pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), Graduação em Pedagogia- Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1987),Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE/UFES, sob a supervisão da Professora Dr.ª Vania Carvalho de Araújo (2019). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil-Nedi. Membro dos Grupos de Pesquisa: Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC- www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ); GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural e Grupo Culturas, parcerias e educação do campo. Tem experiência na área de Educação Básica, atuando como Pedagoga na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio e no Ensino Superior, atuando nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Infância e Cidade, Migrações, Bilinguismos, Infâncias pomeranas. Participou da Missão de Estudos na FLACSO/Buenos Aires no período de setembro a dezembro de 2010.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

Barreto Camargo , F. M. ., Marcilino, O. T., & Rauta Siller , R. . (2022). O Programa Escola da Terra no Espírito Santo: formação continuada de professora(e)s do campo no módulo “Inclusão, interculturalidade e interdisciplinaridade”. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13531. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13531

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra