Paulo Freire en las plantaciones de caucho de Acre: la educación liberadora del Proyecto Cauchero

Autores

  • Manoel Estébio Cavalcante da Cunha Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13361

Resumo

Paulo Freire nos seringais do Acre: a educação libertadora do Projeto Seringueiro

O artigo aqui apresentado relata e analisa a primeira experiência de educação de adultos com base no método Paulo Freire na Amazônia, ocorrida no Estado do Acre. A experiência ocorreu no seringal Nazaré no início dos anos de 1980 no município de Xapuri, com público de seringueiros e seringueiras que lutavam contra o avanço da pecuarização de seus territórios. Esse público era vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri – STR. A experiência foi sistematizada no Projeto Seringueiro que funcionou até o ano de 1989. Ela foi a base para a formulação no início dos anos de 1990 de um modelo de escola para crianças e adolescentes do seringal, com equivalência ao Ensino Fundamental oficial vigente no país. Na escrita deste artigo seguimos metodologia mista baseada em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e em memórias vividas como cofundador do Projeto Seringueiro. 

Palavras-chave: Paulo Freire, seringueiros, sindicato dos trabalhadores rurais, teologia da libertação, alfabetização de adultos.

 

Paulo Freire en las plantaciones de caucho de Acre: la educación liberadora del Proyecto Cauchero

RESUMEN. El artículo que aquí se presenta relata y analiza la primera experiencia de educación de adultos basada en el método Paulo Freire en la Amazonía, ocurrida en el Estado de Acre. La experiencia se llevó a cabo en la plantación de caucho Nazaré a principios de la década de 1980 en el municipio de Xapuri, con una audiencia de caucheros que luchaban contra el avance de la ganadería en sus territorios. Este público estaba vinculado al Sindicato de Trabajadores Rurales de Xapuri – STR. La experiencia fue sistematizada en el Proyecto Caucho, que funcionó hasta 1989. Fue la base para la formulación, a principios de la década de 1990, de un modelo de escuela para niños y adolescentes de las plantaciones de caucho, equivalente a la Escuela Primaria oficial vigente en el país. En la redacción de este artículo, seguimos una metodología mixta basada en investigación bibliográfica, investigación de campo y memorias vividas como cofundadora del Proyecto Caucho.

Palabras clave: Paulo Freire, extractores de caucho, sindicato de trabajadores rurales, teología de la Liberación, alfabetización de adultos.

 

Paulo Freire in the rubber trees of Acre: the liberating education of the Rubber Project               

ABSTRACT. The article presented here reports and analyzes the first experience of adult education based on the Paulo Freire method in the Amazon, which took place in the State of Acre. The experience took place in the Nazaré rubber plantation in the early 1980s in the municipality of Xapuri, with an audience of rubber tappers who fought against the advance of cattle ranching in their territories. This public was linked to the Xapuri Rural Workers Union – STR. The experience was systematized in the Rubber Project, which operated until 1989. It was the basis for the formulation, in the early 1990s, of a school model for children and adolescents from the rubber plantations, equivalent to the official Elementary School in force in the country. In writing this article, we followed a mixed methodology based on bibliographic research, field research and memories lived as a co-founder of Rubber Project.

Keywords: Paulo Freire, rubber tappers, rural workers union, liberation theology, adult literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Estébio Cavalcante da Cunha, Universidade Federal do Acre - UFAC

Manoel Estébio Cavalcante da Cunha é cearense de Fortaleza, mas vive na Amazônia desde o ano de 1980. Professor e militante da Educação Popular do Campo, da Educação Indígena e dos Direitos Humanos. Está no Magistério Superior desde 2009. Coordenou o Curso de Formação Docente para Indígenas da UFAC. Trabalha com docência, pesquisa e extensão na área de antropologia e educação do campo e indígena.

Referências

Beisiegel, C. R. (1982). Política e Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. Ensaios 85. São Paulo: Ática.

Bíblia de Jerusalém. (2005). São Paulo: Editora Paulus.

Braga, A. C., & Mazzeu, F. J. C. (2017). O Analfabetismo no Brasil: Lições da história. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 21(1), 24-46. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986

Brandão, C. R. (1981). O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense.

Caderno do CEDI 13. (1984). Educação Popular: Alfabetização e Primeiras Contas. São Paulo: Centro Ecumênico de Documentação e Informação.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 259-267). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Fávero, O. (2013). Paulo Freire: primeiros tempos. Em Aberto, 26(90), 47-62.

Feitosa, S. C. S. (1999). Método Paulo Freire Princípios e Práticas de uma Concepção Popular de Educação (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Fiori, E. M. (1987). Aprender a dizer a sua palavra. In Freire, P. A pedagogia do oprimido (pp. 5-14). 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1967). Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1981). Ação cultural para a liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Guerra, M. (2013). Sobre as 40 horas de Angicos Marcos Guerra. Em Aberto, 26(90), 21-44.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Recuperado de:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/panorama. Consultado em 29/06/2021.

Löwy, M. (2006). O que é cristianismo da libertação: religião e política na América Latina. São Paulo: Fundação Perceu Abramo; Expressão Popular.

Marx, K., & Engels F. (2008). O manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular.

Paula, E. A. (2004). O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e a Luta Pela Terra no Acre: conquistas e retrocessos. Revista Nera, (5), 86-101.

Pomar, W. (2009). Os latifundiários. São Paulo: Editora Página 13.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cunha, M. E. C. da. (2022). Paulo Freire en las plantaciones de caucho de Acre: la educación liberadora del Proyecto Cauchero. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13361. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13361

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos