O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13322

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a atuação de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus Porto Alegre. Como problema de pesquisa se estabeleceu o seguinte questionamento: Como voam os pássaros egressos e egressas da LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre? O objetivo foi analisar, a partir dos dados de acompanhamento do curso, a atuação dos egressos e egressas, bem como refletir sobre os desafios e potencialidades da formação de professores e professoras de ciências do campo, a partir das entrevistas realizadas. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, como instrumento de investigação. Na análise das transcrições foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos a partir da categoria, definida a priori, Tríade Campo – Política Pública – Educação nos movimentos de bater as asas. Ao final, consideramos que os egressos e egressas entrevistados, após o curso, ressignificaram suas formas de ler e intervir em seus territórios.

Palavras-chave: egressos, formação de professores, educação do campo, ciências da natureza.

 

The flight of the graduate birds from the UFRGS Rural Education Course: challenges and possibilities in teacher training in Natural Sciences

ABSTRACT. This article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate´s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research is qualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural – Public Policy – Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories.

Keywords: graduates, teacher training, rural education, natural sciences.

 

Vuelo de pájaros graduados en Educación Rural de la UFRGS: retos y posibilidades en la formación de profesores de Ciencias de la Natureza

RESUMEN. Este artículo presenta un estudio sobre el desempeño de los egresados de la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus de Porto Alegre. Como problema de investigación se estableció la siguiente pregunta: ¿Cómo vuelan los pájaros de la LEDOC/UFRGS en Porto Alegre? El objetivo fue analizar, a partir de los datos del curso, el desempeño de los egresados, así como reflexionar sobre los desafíos y potencialidades de la formación de profesores de ciencias en Educación Rural, a partir de las entrevistas realizadas. La investigación es cualitativa, tipo estudio de caso y se utilizaron entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Se utilizó Análisis Textual Discursivo (ATD) para analizar las transcripciones. Los resultados fueron discutidos desde la categoría, definida a priori, Tríada: Rural - Política Pública - Educación en movimiento de vuelo. Al final, consideramos que los egresados entrevistados, tras el curso, redefinieron sus formas de leer e intervenir en sus territorios.

Palabras clave: graduados, formación de profesores, educación rural, ciencias de la Naturaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor adjunto do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UFSM, Doutor em Educação em Educação em Ciências pela UFRGS.

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestre e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

 

Saul Benhur Schirmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor adjunto do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Almeida, J. S. M., Faleiro, W., & Santos, W. B. (2021). Egressos da Educação do Campo nas Ciências da Natureza: perfil socioeconômico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e6297. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e7750

Angelo, A. A (2019). Um estudo sobre a prática político-social de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG: possibilidades e desafios para a formação de educadores do campo (Tese Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2011). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Auler, D. (2021). Freire, Fermento Entre os Oprimidos: Continua Sendo?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33706, 1– https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u801830

Brick, E. M., Pernambuco, M. M., Silva, A. F. G., & Delizoicov, D. (2014). Paulo Freire: interfaces entre Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo. In M. C. Molina (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar (pp. 23–60). MDA.

Brito, M. M. B. (2017). Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (Tese Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.

Brito, M. M. B., & Molina, M. C. (2016). Estudo com egressos da licenciatura em Educação do Campo da UnB no contexto da expansão da educação superior. In Anais do XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR. 1723-1746. Maringá-PR. Recuperado de: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_7/7-012.pdf

Caldart, R. S. (2008). Sobre Educação do Campo. In: Santos, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo – políticas públicas – educação (pp. 67-86). Brasília: NEAD. Coleção Por Uma Educação do Campo, v. 7.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Dalmolin, A. M. T. (2020). À sombra deste Jacarandá: articulações entre Ciências da Natureza e Educação do Campo na formação docente (Tese Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210812#

Dalmolin, A. M. T., & Garcia, R. N. (2020). Licenciaturas em Educação do Campo da área de Ciências da Natureza: análise da produção em periódicos nacionais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6455. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6455

Decreto Nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. (2010, 04 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm

Fernandes, B. M., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2004). “Primeira Conferência Nacional ‘Por uma educação básica do campo’: texto preparatório”. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (p. 15-30). Petrópolis, RJ: Vozes.

Fernandes, B. M., & Tarlau, R. (2017). Razões para mudar o mundo: a Educação do Campo e a contribuição do PRONERA. Educação & Sociedade [online], 38(140), 545-567. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180679

Freire, P. (1995). À sombra desta mangueira. São Paulo, SP: Olho d’água.

Hoffmann, M. B., & Schirmer, S. B. (2020). Memória biocultural e licenciatura em educação do campo: diálogo necessário para resistência e esperança. In Anais do XIII Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire. Bento Gonçalves, RS: Zolli. Recuperado de: https://www.ufrgs.br/semeia/wp-content/uploads/2020/07/Seminario-freire_memoria-biocultural.pdf

Kato, D. S., Sandron, D. C., & Hoffmann, M. B. (2021). Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33693, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11291155

Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. (2009, 16 de junho). Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica e outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm

Melzer, E. E. M., Brick, E. M., & Hoffmann, M. B. (2021). Os Desafios e potencialidades da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) do Sul do Brasil. Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 30(61), 178-192.

Molina, M. C. (2017a). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017181170

Molina, M. C. (Org.). (2017b). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Volume II. Brasília, DF: Editora UNB.

Molina, M. C., & Pereira, M. F. R. (2021). Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo: reflexões sobre a práxis. Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 30(61), 138-159.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2016). Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: Unijuí.

Pupo, M. A. V. (2018). Por uma Ciência popular da vida: ancestralidade e agroecologia na formulação das Ciências da Natureza da Educação do Campo. Revista Brasileira Educação Campo, 3(3), 862–890. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p862

Resolução Nº 342, de 11 de abril de 2018. (2018, 11 de abril). Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. CEED-RS. Consolida as Diretrizes Curriculares da Educação Básica nas Escolas do Campo e estabelece condições para a sua oferta no Sistema Estadual de Ensino. Porto Alegre, 2018b. Recuperado de: http://www.ceed.rs.gov.br/conteudo/21414/resolucao-n%c2%ba-0342-2018

Silva, M. C. L. (2017). Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da licenciatura em educação do Campo-Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Souza, M. A. (2020). Pesquisa Educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educação em Revista [online], 36. https://doi.org/10.1590/0102-4698208881.

Stake, R. (1998) Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Toledo, V. M., & Barrera-Bassols, N. (2015). A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. Expressão Popular.

Wanderley, M. N. B. (2009). O mundo rural brasileiro: acesso a bens e serviços e integração campo-cidade. Estud.soc.agric., 17(1), 60-85. Recuperado de: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/308

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

Dalmolin, A. M. T., Bialvo Hoffmann, M. ., & Benhur Schirmer, S. (2021). O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e13322. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13322

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil