Artes e Educação do Campo: reflexões sobre a LEDOC da UFT/UFNT

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13126

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a implantação e vigência do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), com habilitação em Artes e Música, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no campus de Tocantinópolis. O curso se destaca por ser um dos dois cursos existentes no Brasil voltado para a formação de educadoras e educadores do campo para atuação específica na disciplina de Arte no Ensino Fundamental e Médio, nas escolas do campo. Para a reflexão desenvolvida, utiliza-se uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e documental, realizando uma análise interpretativa dos dados pesquisados. Existindo desde 2014, o curso já formou três turmas em uma trajetória de construções e reconstruções, com o fito de buscar um olhar crítico para o percurso vivenciado e se adaptar às necessidades de reconfigurações curriculares, a fim de proporcionar uma educação pública e de qualidade. Visando formar educadores e educadoras para atuar com as Artes Visuais, a Música e o Teatro, a LEdoC da UFNT-Tocantinópolis resiste buscando efetivar a democratização do acesso à educação, ao contribuir para a construção de uma formação de qualidade que auxilie na melhoria da vida das populações camponesas, na construção de um projeto de sociedade mais igualitário, solidário e na diminuição das desigualdades sociais.

Palavras-chave: artes, formação de professores, LEdoC, PROCAMPO.

 

Arts and Rural Education: reflections on LEDOC at UFT/UFNT

ABSTRACT. This article aims to discuss the implementation and validity of the degree course in Rural Education, with specialization in Arts and Music, at the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), in the Tocantinópolis campus. The course stands out for being one of the two existing courses in Brazil aimed at the formation of countryside educators to work specifically in the discipline of Art in Elementary and Secondary Education in rural schools. In the developed reflection, a qualitative approach of descriptive and documental character is used, performing an interpretative analysis of the researched data. Existing since 2014, the course has already graduated three classes in a trajectory of constructions and reconstructions, with the purpose of seeking a critical look at the course and adapting to the needs of curricular reconfigurations, in order to provide a public and quality education. Aiming to train educators to work with the Visual Arts, Music and Theater, the course of the UFNT-Tocantinópolis resists seeking to democratize the access to education, by contributing to the construction of a quality education that helps to improve the lives of peasant populations, in the construction of a more egalitarian and solidary society project and in the reduction of social inequalities.

Keywords: arts, teacher education, LEdoC, PROCAMPO.

 

Arte y Educación Rural: reflexiones sobre el LEDOC de la UFT/UFNT

RESUMEN. Tiene como objetivo discutir la implementación y la validez del curso de grado en Educación de Campo, con especialización en Artes y Música, en la Universidad Federal do Norte do Tocantins (UFNT), en el campus de Tocantinópolis. El curso se destaca por ser uno de los dos cursos existentes en Brasil destinados a la formación de educadores de campo para trabajar específicamente en la disciplina de Arte en la Educación Primaria y Secundaria en escuelas rurales. Para la reflexión desarrollada, se utiliza un enfoque cualitativo de carácter descriptivo y documental, realizando un análisis interpretativo de los datos investigados. Existente desde 2014, el curso ya ha graduado tres clases en una trayectoria de construcciones y reconstrucciones, con el objetivo de buscar una mirada crítica sobre la trayectoria vivida y adaptarse a las necesidades de las reconfiguraciones curriculares, con el fin de proporcionar una educación pública y de calidad. Con el objetivo de formar educadores para trabajar con las Artes Visuales, la Música y el Teatro, el curso de la UFNT-Tocantinópolis resiste buscando democratizar el acceso a la educación, contribuyendo a la construcción de una educación de calidad que ayude a mejorar la vida de las poblaciones campesinas, en la construcción de un proyecto de sociedad más igualitario y solidario y en la reducción de las desigualdades sociales.

Palabras clave: artes, formación de profesores, LEdoC, PROCAMPO.

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Biografia do Autor

Rosa Adelina Sampaio Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins no curso de Educação do Campo com habilitação em Artes e Música. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2009), com trabalho de conclusão de curso intitulado "Commedia dell´Arte e Educação: em busca de uma metodologia educacional libertadora". Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFBA, sob orientação da Profa. Dra. Catarina Sant´Anna, com dissertação intitulada "Commedia dell´Arte no sertão da Bahia: uma experiência teatral com jovens do Assentamento de Reforma Agrária Poço Longe". Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Teatro (PPGT) da UDESC, com orientação do Professor Dr. Flávio Desgranges, com projeto intitulado "Mediação Teatral e Criação de espetáculos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) [título provisório] ". Desenvolveu projetos e ações de Teatro em Comunidades no sertão baiano (especialmente no Território de Identidade Piemonte Paraguaçu) e pesquisou o universo das feiras livres da região. É professora de teatro, atríz, produtora e foi fundadora do Grupo de Teatro Roda Moinho/Ba.

Cassia Ferreira Miranda, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Historiadora e Pedagoga. Doutora em Teatro. Professora na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, no campus de Tocantinópolis. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes - GEPHEA/UFT/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE/UFT/CNPq. É editora assistente na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC). Atua nas áreas de Educação, História e Artes com ênfase nos seguintes temas: História Cultural, Estudos de Gênero, História das Mulheres, História Oral, Memória, História do Tempo Presente, Ditaduras, Mundos do Trabalho, Educação Patrimonial, Educação do Campo, Formação de Professores, Estágio docência, Arte-Educação, Teatro Brasileiro e Pedagogia do Teatro.

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela UFU. É professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins - UFT, no curso de Licenciatura em Educação do Campo (códigos e linguagens: Artes e Música). É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFT (PPPGE) e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (UFU).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Sampaio Oliveira, R. A., Miranda, C. F., & Cunha de Araujo, G. (2021). Artes e Educação do Campo: reflexões sobre a LEDOC da UFT/UFNT. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e13126. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13126

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes e Educação do Campo