Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Piauí e a utopia que ajuda a caminhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12974

Resumo

O artigo em tela tem por objetivo analisar oportunidades de continuidade no processo de formação acadêmica de pessoas egressas dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), única instituição do Estado que oferta os cursos de modo regular e permanente. A discussão foi produzida a partir da análise de documentos contendo resultados de pesquisas a respeito das experiências de egressos e de notícias publicadas no site oficial da UFPI. O arcabouço teórico está amparado em Batista e Silva (2020); Molina (2017); Paz, Arrais e Mota (2017); Silva, Bendini, et al (2020). As notícias e livros analisados sugerem uma relação entre a proposta educativa das Licenciaturas em Educação do Campo e a continuidade da vida acadêmica dos egressos, uma vez que nelas são ressaltados aspectos singulares da proposta formativa destas licenciaturas tais como a Pedagogia da Alternância e o envolvimento com ações extensionistas nas comunidades rurais.

Palavras-chave: egressos, formação, licenciatura em educação do campo.

 

Degree courses in Rural Education in Piauí and the utopia that helps you walk

ABSTRACT. The article on screen aims to analyze opportunities for continuity in the academic training process of people who have graduated from the Undergraduate courses in Rural Education at the Federal University of Piauí (UFPI), the only state institution that offers courses on a regular and permanent basis. The discussion was produced from the analysis of documents containing research results about the experiences of graduates and news published on the official website of UFPI. The theoretical framework is supported by Batista and Silva (2020); Molina (2017); Paz, Arrais and Mota (2017); Silva, Bendini and et al (2020). The news and books analyzed suggest a relationship between the educational proposal of Degrees in Rural Education and the continuity of the graduates' academic life, since singular aspects of the training proposal of these Degrees are highlighted in them such as the Pedagogy of Alternation and involvement with extension actions in rural communities.

Keywords: graduates, formation, degree in rural education.

 

Cursos de grado en Educación de Campo en Piauí y la utopía que te ayuda a caminar

RESUMEN. El artículo en pantalla tiene como objetivo analizar las oportunidades de continuidad en el proceso de formación académica de las personas egresadas de los cursos de Licenciatura en Educación en el Campo de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), única institución estatal que ofrece cursos de manera regular y regular base permanente. La discusión se produjo a partir del análisis de documentos que contienen resultados de investigaciones sobre las experiencias de los egresados ​​y noticias publicadas en el sitio web oficial de la UFPI. El marco teórico es apoyado por Batista y Silva (2020); Molina (2017); Paz, Arrais y Mota (2017); Silva, Bendini y et al (2020). Las noticias y libros analizados sugieren una relación entre la propuesta educativa de los Grados en Educación Rural y la continuidad de la vida académica de los egresados, ya que se destacan aspectos singulares de la propuesta formativa de estos Grados en como la Pedagogía de la Alternancia y la participación en acciones de extensión en comunidades rurales.

Palabras clave: graduados, formación, licenciada en educación rural.

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Biografia do Autor

Marli Clementino Gonçalves, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPI. Pesquisadora das temáticas Educação do Campo e Política Educacional.

Lucineide Barros Medeiros, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Cultura da UESPI. Pesquisadora das temáticas Educação do Campo, Educação Popular, Movimentos Sociais.

Enayde Fernandes Silva Dias, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professora substituta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI). Doutoranda em Educação (UFPI). Pesquisadora das temáticas Educação Rural e Educação do Campo.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

Clementino Gonçalves, M., Barros Medeiros, L., & Fernandes Silva Dias, E. (2021). Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Piauí e a utopia que ajuda a caminhar. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12974. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12974

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil