A organicidade dos egressos(as) da Licenciatura em Educação do Campo: uma construção em percurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12966

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo apresentar um relato de experiência em torno das estratégias de auto-organização de professores egressos(as) da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tal, fizemos uma revisão bibliográfica das principais referências da área de Educação do Campo sobre egressos/as articulando com nossas próprias vivências. Assim, emolduramos nosso estudo a partir da abordagem por meio de escrevivências, termo cunhado por Conceição Evaristo. Como resultado, evidenciamos a importância da organicidade em prol da superação dos desafios enfrentados por professores recém-formados em um curso contra-hegemônico. A pesquisa nos levou a compreender a necessidade de articulação permanente, ampliando e fortalecendo a rede de personalidades que constituem a Educação do Campo.

Palavras-chave: auto-organização, recém-formados, LEdoC.

 

The organicity of newcomer teachers who have a major in Education for the Countryside: a construction in progress

ABSTRACT. This essay aims to present an experience report on the self-organization strategies of teachers who have a major in Education for the countryside in the Federal University of Recôncavo da Bahia. Thus, we carried out a bibliographical review of the preeminent academic references in the Rural  Education for the countryside that study newcomer teacher. Additionally, we articulate the outcome of this research evidence with our own experiences. So, we framed our study by the living-and-writing (escrevivências) approach, a term coined by Conceição Evaristo. As a result, we highlight the importance to overcome the challenges faced by newcomer teacher in a counter-hegemonic course the search defends the need for permanent articulation, expanding and strengthening the network of people that constitute the Education for the countryside.

Keywords: self-organization, newly graduate, LEdoC

 

La organicidad de los egresados de la Grado en Educación de Campo: una construcción en curso

RESUMEN. Este ensayo tiene como objetivo presentar un informe de experiencia sobre las estrategias de auto organización de los docentes egresados ​​de la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia. Para ello, realizamos una revisión bibliográfica de las principales referencias en el campo de la Educación Rural sobre egresados ​​articulando nuestras propias experiencias. Así, enmarcamos nuestro estudio desde el enfoque a través de los escritos, término acuñado por Conceição Evaristo. Como resultado, destacamos la importancia de la organicidad para superar los desafíos que enfrentan los docentes recién graduados en un curso contra hegemónico. La investigación nos llevó a comprender la necesidad de una articulación permanente, ampliando y fortaleciendo la red de personalidades que conforman la Educación Rural.

Palabras clave: auto organización, recién graduado, LEdoC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Santos de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Mestranda pelo Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, membra do grupo de pesquisa Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências. Tem desenvolvido pesquisas sobre Ensino de Ciências na Educação do Campo.

Stephanie Oliveira Augusto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (UESC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC). Atualmente enveredo-me em pesquisas sobre Educação do Campo e Ensino de Ciências sob a perspectiva freireana.

Jonhnatan dos Santos Barbosa , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Tem desenvolvido pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo.

Erivelton Nascimento de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduado em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestrando pelo o Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (UEFS).  Membro do Grupo de Pesquisa em Matemática- GPM. Envolvido em pesquisa sobre Educação do Campo e Educação Matemática Crítica.

Frederik Moreira dos Santos , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Física (UFBA/2006), mestrado em Filosofia Contemporânea (UFBA/2009), e doutorado com ênfase em Ensino e Filosofia das Ciências (2016), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor assistente do colegiado de Educação do Campo, na Univ. Federal do Recôncavo da Bahia, no qual o presidiu no biênio 2018/2019.

Referências

Angelo, A. A. (2020). Um estudo sobre a prática político social de egressos da licenciatura em educação do campo da FaE/UFMG: possibilidades e desafios para a formação de educadores do campo. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Araújo, A. C. (2014). Discursos que constroem a Organicidade na Licenciatura em Educação do Campo–LEdoC (Monografia de Especialização) Universidade de Brasília, Guararema.

Begnami, J. B., & Antunes-Rocha, M. I. (2019). Gestão democrática na Educação do Campo: a organicidade como possibilidade de protagonismo dos estudantes. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 4, e6139. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6139

Berth, J. (2018). Empoderamento. Belo Horizonte, BH: Letramento.

Bicalho, R., Macedo, P. C. S., & Rodrigues, G. G. (2021). Em Defesa da Educação do Campo: enfrentando o desmonte das políticas públicas. Periferia, 13(1), 39-59. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211.

Bordenave, J. E. D. (2013). O que é participação (Coleção Primeiros Passos). São Paulo, SP: Brasiliense.

Decreto n. 7.352. (2010, de 4 de novembro). Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file.

Brito, M. M. B. (2017). Formação de professores na perspectiva da Epistemologia da Práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.

Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Carmo, N. C. C. (2019). Mapeando a educação do campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da licenciatura em educação do campo da UFMG (2005-2011) do Vale do Jequitinhonha (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

Evaristo, C. (2008). Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte, BH: Nandyala.

Evaristo, C. (2009). Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, 13(25), s.p.

¬¬¬¬¬Evaristo, C. (9 de novembro de 2020). Conceição Evaristo – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem” Itaú Social Polo de desenvolvimento educacional. https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/

Ferreira, M. J. L., & Molina, M. C. (2014). Desafios à formação de Educadores do Campo: tecendo algumas relações entre os pensamentos de Pistrak e Paulo Freire. In Molina, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente interdisciplinar (pp. 127-153). Brasília, DF: MDA.

Hage, S. A. M., Silva, H. D. S. D. A., & Brito, M. M. B. (2016). Educação Superior do Campo: desafios para a consolidação da Licenciatura em Educação do Campo. Educação em Revista, 32, 147-174. https://doi.org/10.1590/0102-4698162036.

Junior, I. V. (2019). Torto arado. São Paulo, SP: Editora Todavia.

Leal, A., Dias, A. C., & Camargo, O. P. (2019). Cartografia das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil: expansão e institucionalização. In Molina, M. C.; Martins, M. F. A. (Orgs.). Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil (pp. 39-53). Belo Horizonte, BH: Autêntica.

Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2016). Os Conteúdos Matemáticos e as Realidades dos Alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?. Perspectivas da Educação Matemática, 9(19), 124-141.

Lima, E. A. C. R., & de Fernandes, S. A. S. (2018). Educação do Campo como projeto de desenvolvimento e de Vida para o Campo/Rural. REVISTA NERA, (45), 50-71. https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841

Lukács, G. (1970). Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. Civilização Brasileira.

Maia, J. S. S. (2015). Sistema político, desigualdades sociais no campo e o papel da educação. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, (10), 118-138.

Melo, K. R. A. (2020). Educação do Campo e conhecimento escolar. Cadernos Cajuína, 5(3), 49-61. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.411.

Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, 15, 320-332.

Mitidiero Jr, M. A., & Feliciano, C. A. (2018). A violência no campo brasileiro em tempos de golpe e a acumulação primitiva de capital. OKARA: Geografia em debate, 12(2), 220-246.

Molina, M. C. (2015). Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, 145-166. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849.

Molina, M. C., & Hage, S. M. (2015). Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174

Molina, M. C., & Hage, S. M. (2016). Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, 32(3), 805-828.

Molina, M. C., & Pereira, M. F. R. (2021). Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo: reflexões sobre a práxis. Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 30(61), 138-159. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159

Oliveira, L. H. S. (2009). “Escrevivências”: rastros biográficos em Becos da memória, de Conceição Evaristo. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, 17(2), 85-94. http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p85

Prado, D. Q., & Silva, L. H. (2020). A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: perfil e perspectivas dos egressos do curso. Revista Brasileira de Educação do Campo, 5, e10315-e10315. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10315

Ribeiro, M. (2012). Educação rural. Dicionário da educação do campo, 2, 293-299.

Santos, E. V. (2018). Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

Santos, M. G. C., & Paludo, C. (2020). Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, Educação Rural e Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 5, e7365-e7365. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7365

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

Santos de Sousa, B., Oliveira Augusto, S., dos Santos Barbosa , J. ., Nascimento de Souza, E. ., & Moreira dos Santos , F. (2021). A organicidade dos egressos(as) da Licenciatura em Educação do Campo: uma construção em percurso. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12966. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12966

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil