A questão agrária na prática pedagógica dos/as professores/as egressos/as da LEC/UFBA: o desafio de efetivar o projeto de escolarização da classe trabalhadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12940

Palavras-chave:

Rural Education. Agrarian issue. Pedagogical Practice

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou o trabalho pedagógico realizado por professores(as) egressos(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Problematiza-se as contradições da sociedade capitalista para explicitar os rebatimentos sobre a classe trabalhadora em termos de exclusão e limitações no acesso aos bens materiais e culturais. Levanta-se a questão agrária como uma questão fundante da sociedade capitalista e seus desdobramentos sobre a classe trabalhadora. Apresenta-se a Educação do Campo como projeto da classe trabalhadora cujo intuito é enfrentar a ordem estrutural posta pela sociedade burguesa. Analisa-se o trabalho pedagógico dos sujeitos da pesquisa à luz dos quatro pilares que alicerçaram o Projeto Político do Curso (PPC), a saber: consistente base teórica, formação política, consciência de classe e organização revolucionária com inserção nas lutas de classes com olhar direcionado para o trato pedagógico dado à categoria questão agrária, tendo em vista confrontar a concepção da formação e a prática dos(as) docentes no que diz respeito à implementação de uma prática pedagógica revolucionária. Os dados da pesquisa revelam que nem todos(as) os(as) docentes incorporaram a concepção de conteúdo e do método da formação às suas respectivas práticas.

Palavras-chave: educação do campo, questão agrária, prática pedagógica.

 

The agrarian issue in the pedagogical practice of LEC/UFBA educational teachers: the challenge of implementing the working class schooling project

ABSTRACT. This article presents the results of a research that analyzed the pedagogical work carried out by teachers graduated from the Course in Rural Education (LEC) at the Federal University of Bahia (UFBA). The contradictions of capitalist society are problematized to explain the repercussions on the working class in terms of exclusion and limitations in the access to material and cultural goods. The agrarian question is raised as a fundamental question of the capitalist society and its unfoldings on the working class. Rural Education is presented as a project of the working class whose aim is to face the structural order posed by bourgeois society. The pedagogical work of the research subjects is analyzed in the light of the four pillars that founded the Political Project of the Course (PPC), namely: consistent theoretical basis, political formation, class awareness, and revolutionary organization with insertion in class struggles with a look towards the pedagogical treatment given to the agrarian issue category, bearing in mind to confront the conception of the training and the teachers' practice in regards to the implementation of a revolutionary pedagogical practice. The research data reveals that not all teachers incorporated the conception of the content and method of the training to their respective practices.

Keywords: rural education, agrarian question, pedagogical practice

 

La cuestión agraria en la práctica pedagógica de los/las profesores/as egresos/as de la LEC/UFBA: el reto de efectivar el proyecto de escolarización de la clase trabajadora

RESUMEN. Este artículo presenta los resultados de una investigación que analizó el trabajo pedagógico realizado por profesores(as) egresados(as) del curso de Licenciatura en Educación Rural (LEC) de la Universidad Federal de Bahía (UFBA). Fueron problematizadas las contradicciones de la sociedad capitalista para explicar los rebatimientos sobre la clase trabajadora en términos de exclusión y limitaciones en el acceso a los bienes materiales y culturales. La cuestión agraria se levanta como una cuestión precursora de la sociedad capitalista y sus desdoblamientos sobre la clase trabajadora. La Educación Rural se presenta como un proyecto de la clase trabajadora cuyo objetivo es enfrentar el orden estructural puesto por la sociedad burguesa. El trabajo pedagógico de los sujetos de investigación se analiza a la luz de los cuatro pilares que sustentaron el Proyecto Político del Curso (PPC), a saber: base teórica consistente, formación política, conciencia de clase y organización revolucionaria con inserción en las luchas de clases con una mirada dirigida al tratamiento pedagógico dado a la categoría cuestión agraria, objetivando confrontar la concepción de la formación y de la práctica de los(las) docentes en cuanto a la implementación de una práctica pedagógica revolucionaria. Los datos de la investigación revelan que no todos los(las) docentes incorporaron la concepción de contenido y del método de formación en sus respectivas prácticas.

Palabras clave: educación rural, cuestión agraria, práctica pedagógica.

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Biografia do Autor

Janeide Bispo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia desenvolve atividades no curso de Geografia e no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) da UNEB Campus XI.  

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

Bispo dos Santos, J. (2021). A questão agrária na prática pedagógica dos/as professores/as egressos/as da LEC/UFBA: o desafio de efetivar o projeto de escolarização da classe trabalhadora. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12940. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12940

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil