Deslocamentos sociais provocados pelo ensino superior: as ações e percepções de mediadores formados no curso Educação do Campo da Transamazônica e Xingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12939

Palavras-chave:

Rural Education, social displacement, mediating agentes, Transamazônica and Xingu

Resumo

As reflexões do presente artigo centram-se nos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPA-Campus de Altamira, vistos, para efeito desta análise, enquanto agentes mediadores, os quais se auto declaram pertencentes às ações coletivas ligadas ao campesinato. Objetivamos analisar, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, a dimensão histórica manifesta no pressuposto de continuidade da classe (o nominado, genericamente, Movimento Social da Transamazônica) que os mediadores portam, aliada aos sentidos de mudança que os mesmos têm incorporado diante da formação universitária recebida que repercutem sobre os espaços de mediação dos egressos. Os dados produzidos através das técnicas de entrevistas individuais e de grupo focal permitem inferir que a incorporação e o uso de outras formas de capitais (institucionalizados por meio do ensino superior) têm contribuído para a emergência de mediadores, alguns advindos da posição de lideranças locais, outros assumindo esse lugar de intermediar demandas, recursos, etc; em ambos os casos, é possível que estejam construindo instâncias locais de poder, criando espaços de inclusão política, ou ainda questionando internamente a própria ação coletiva.

Palavras-chave: educação do campo, deslocamentos sociais, mediadores, Transamazônica e Xingu.

 

Social dislocations caused by college education: actions and perceptions of mediators graduated in Countryside Education of Campo da Transamazônica and Xingu

ABSTRACT. The present work focuses on individuals with Licentiate degree in Countryside Education of UFPA – Campus of Altamira, regarded as mediating agents who consider themselves participants in peasantry-related actions. The main objective of this study is to analyze, through a qualitative research approach, the historical dimension present in class continuity assumption supported by these mediating groups (referred as Social Movement of Transamazônica), associated with the sense of change they have developed in college thus affecting their mediating scope. The data obtained through techniques of individual and focus groups interviews reveal that incorporating and using certain forms of capital (institutionalized through college education) has contributed to the emergency of mediators, some of them deriving from local leadership positions and others intermediating demands, resources, etc. In both cases, these groups may be building local instances of power, by creating chances of political inclusion or even questioning internally the collective action itself.

Keywords: countryside education, social dislocations, mediators, Transamazônica, Xingu.

 

Desplazamientos sociales provocados por la enseñanza superior: las acciones y percepciones de facilitadores egresos del curso de Licenciatura en Educación del Campo, de la UFPA - Altamira Campus

RESUMEN. El presente artículo busca focalizar las acciones y reflexiones de militantes de las acciones vinculadas al campesinado en la zona Transamazônica y Xingu, egreso en el curso de Licenciatura en Educación del Campo de la UFPA- Campus Altamira, tomando como presupuesto, a efectos de este análisis, el encargo de facilitadores. El objetivo es hacer un estudio, desde un abordaje cualitativo a través de una anchura histórica expresa en el presupuesto de continuidad de acción clasista llevada a cabo por el denominado genéricamente ‘Movimento Social da Transamazônica’, al que los facilitadores, añaden, así como los sentidos del cambio en sus performances de militantes. Los datos producidos tras las técnicas de entrevistas individuales y por equipos focalizados, asienten la deducción de que la incorporación del habitus académico, bien como el uso de maneras referente al capital cultural reunido a través del acceso de los militantes a la enseñanza superior, hayan aportado para que los mismos tomen sus posiciones de liderazgo y de fundamental importancia para el intermedio junto al Estado de exigencias comunales, sino también a la capacitación de demandas. Los facilitadores intervienen buscando la construcción de peticiones regionales de poder, creando espacios de inclusión política, cuestionando internamente el propio entorno colectivo.

Palabras clave: educación del campo, esplazamientos sociales, facilitadores, Transamazônica e Xingu.

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Biografia do Autor

Alcione Sousa de Meneses, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Adjunta da UFPA na faculdade de Etnodiversidade. Doutoranda em Ciências Sociais pela UFCG-PB. Possui mestrado em Ciências Sociais e graduação em Pedagogia, ambas pela UFPA. Atua na área de Educação do Campo. Na pesquisa tem estudado a relação educação escolar e reprodução social, bem como processos de diferenciação social provocados pela escolarização em povos e comunidades tradicionais. É membro do Laboratório de Estudos Rurais e Ambientais (LERA/UFCG).

Ramonildes Alves Gomes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestrado em Sociologia pela UFSCAR (1998); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS - 2010), pós-doutorado Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010) na França. Desde 2006 atua como Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Com experiência de pesquisa, orientação (em nível de mestrado e doutorado), tendo se dedicado aos estudos sobre agricultura familiar, novas ruralidades, políticas públicas para o desenvolvimento rural, processos de enquadramento institucional, processos de mudança social no Semiárido nordestino, sistemas agroalimentares e agricultura alternativas.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

Sousa de Meneses, A., & Alves Gomes, R. . (2021). Deslocamentos sociais provocados pelo ensino superior: as ações e percepções de mediadores formados no curso Educação do Campo da Transamazônica e Xingu. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12939. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12939

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil