A Educação do Campo e o ensino de genética: uma possibilidade didática investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12757

Resumo

Pesquisas relacionadas ao projeto genoma, clonagem e organismos geneticamente modificados estão presentes dentro e fora da escola. Tais assuntos merecem destaque no ensino de genética em função das dificuldades apresentadas pelos estudantes, devido ao elevado grau de abstração, a inviabilidade de atividades práticas em decorrência do planejamento e infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento. Compreendendo os desafios enfrentados por professores para a elaboração de estratégias didáticas que garantam a aprendizagem da genética, de forma contextualizada, objetivo do trabalho descrito foi de elaborar e desenvolver estratégias didáticas que possibilitem a apresentação dos conteúdos de genética de forma contextualizada. Desenvolveu-se uma Sequência Didática Investigativa (SEI), em que foram abordados os conteúdos da Biologia Molecular aplicada à Genética para responder à questão: “Como aproximar os conceitos de Genética com o contexto dos estudantes inseridos na Educação do Campo?”. É uma pesquisa qualitativa de caráter participante, desenvolvida com estudantes da Educação do Campo, do 3° ano do Ensino Médio em Colniza/MT. Observou-se que as estudantes compreenderam definições como: DNA, RNA, Cromossomos, Gene, Genoma, assim como perceberam a seleção gênica no melhoramento de espécies e identificaram-na como prática recorrente no campo.

Palavras-chave: ensino de biologia, prática pedagógica, sequência didática.

 

Rural Education and the teaching of genetics: an investigative didactic possibility

ABSTRACT. Research related to the genome project, cloning and genetically modified organisms are present inside and outside the school. Such subjects deserve attention in the teaching of genetics due to the difficulties presented by the students, regarding the learning of genetics in this subject, due to the high degree of abstraction, the impossibility of practical activities due to the planning and infrastructure necessary for its development. Understanding the challenges faced by teachers for the development of teaching strategies that ensure the learning of genetics, in a contextualized way, this work is developed. The objective of the described work was to elaborate and develop didactic strategies that allow the presentation of genetic contents in a contextualized way. An Investigative Didactic Sequence (SEI) was developed, in which the contents of Molecular Biology applied to Genetics were addressed in order to answer the question: “How to approach the concepts of Genetics to the context of students inserted in Rural Education?”. It is a qualitative research of a participative nature, developed with students from the Education of the country, from the 3rd year of high school in Colniza/MT. It was observed that the students understood definitions such as: DNA, RNA, Chromosomes, Gene, Genome, as well as the perception of gene selection in the improvement of species and identified it as a recurrent practice in the area.

Keywords: biology teaching, pedagogical practice, didactic sequence.

 

Educación Rural y enseñanza de la genética: una posibilidad didáctica de investigación

RESUMEN. Las investigaciones relacionadas con el proyecto del genoma, la clonación y los organismos genéticamente modificados están presentes dentro y fuera de la escuela. Dichos temas merecen atención en la enseñanza de la genética debido a las dificultades que presentan los estudiantes, en cuanto al aprendizaje de la genética en esta disciplina, debido al alto grado de abstracción, la imposibilidad de realizar actividades prácticas debido a la planificación e infraestructura necesaria para su desarrollo. Entendiendo los desafíos que enfrentan los docentes para el desarrollo de estrategias de enseñanza que aseguren el aprendizaje de la genética, de manera contextualizada, se desarrolla este trabajo. El objetivo del trabajo descrito fue elaborar y desarrollar estrategias didácticas que permitan la presentación de contenidos genéticos de forma contextualizada. Se desarrolló una Secuencia Didáctica Investigativa (SEI), en la que se abordaron los contenidos de Biología Molecular aplicada a la Genética para dar respuesta a la pregunta: “¿Cómo acercar los conceptos de Genética al contexto de los estudiantes insertados en la Educación Rural?”. Se trata de una investigación cualitativa con carácter participativo, desarrollada con estudiantes de la Educación del País, del 3er año de Bachillerato en Colniza/MT. Se observó que los estudiantes entendieron definiciones como: ADN, ARN, Cromosomas, Gen, Genoma, así como la selección de genes percibidos en el mejoramiento de especies y la identificaron como una práctica recurrente en el campo.

Palabras clave: enseñanza de la biología, práctica pedagógica, secuencia didáctica.

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Biografia do Autor

Kássia Paula Oliveira da Silva, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso - SEDUC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNIC -Universidade de Cuiabá (2009), Mestrado em Ensino de Ciências Naturais pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso (2021), Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (2018).

Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (1997), Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela UNESP - Jaboticabal (2000) e Doutorado em Ciências (Genética) pela USP - Universidade de São Paulo (2005). É Professora Associada III da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. É credenciada no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) e no PROFBio.

Luciana Melhorança Moreira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e doutorado em Ciências Biológicas - Ecologia (2008) pelo INPA. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular, atuando na área de ensino de ciências e biologia. É professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Oliveira da Silva, K. P., Lucas de Miranda Cerqueira, L., & Melhorança Moreira, L. (2021). A Educação do Campo e o ensino de genética: uma possibilidade didática investigativa. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12757. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12757

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Artigos / Articles / Artículos