Dimensões da Educação do Campo no Amazonas: pistas a partir da literatura especializada

Autores

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0002-2348-9350
  • Janderson Bragança Ribeiro Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Márcio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM https://orcid.org/0000-0003-4706-2930
  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12403

Resumo

A pesquisa que sustenta este artigo traçou como objetivo geral o exercício de compreender as dimensões políticas da Educação do Campo (EC) no país e no contexto amazonense, o que se concretizou a partir de um balanço do trabalho intelectual em torno da realidade campesina. O artigo apresenta um mapeamento bibliográfico das produções referentes às políticas públicas de EC no Brasil e no Amazonas. Este diálogo entre o nacional e o local expressa-se no percurso metodológico da revisão de literatura, o qual contou com levantamentos nos repositórios da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas e nas bases eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Dentre os resultados e conclusões, destacam-se os seguintes achados da investigação: os movimentos sociais do campo protagonizam o delineamento das políticas para a EC no Brasil; as dimensões política, pedagógica e produtiva da EC são ratificadas; o conceito de desenvolvimento sustentável encontra-se em disputa; ao passo que as especificidades do campo amazônico residem no confronto entre a histórica exploração dos recursos naturais, o modo de vida camponês e as desigualdades sociais.

Palavras-chave: educação do campo, políticas públicas, desenvolvimento regional.

 

Dimensions of Rural Education in the Amazonas: clues from the specialized literature

ABSTRACT. The research that supports this article outlined as a general objective the exercise of understanding the political dimensions of Rural Education (EC) in the country and in the Amazonian context, which was materialized from a balance of intellectual work around the rural reality. The article presents a bibliographical mapping of the productions related to public policies in RE in Brazil and Amazonas. This dialogue between national and local is expressed in the methodological path of the literature review, which included searches in the Federal University of Amazonas and the State University of Amazonas repositories and in the Scielo, Google Academic and Capes Periodicals electronic databases. Among the results and conclusions, the following research findings are highlighted: the social movements in the countryside are the protagonists in the design of policies for RE in Brazil; the political, pedagogical and productive dimensions of CE are ratified; the concept of sustainable development is in dispute; while the specificities of the Amazonian countryside lie in the confrontation between the historical exploitation of natural resources, the peasant way of life and social inequalities.

Keywords: rural education, public policies, regional development.

 

Dimensiones de la educación rural en Amazonas: pistas de la literatura especializada

RESUMEN. La investigación que sustenta este artículo tuvo como objetivo general el ejercicio de la comprensión de las dimensiones políticas de la Educación del Campo (EC) en el país y en el contexto amazónico, lo cual se materializó a partir de un balance de trabajo intelectual en torno a la realidad rural. El artículo presenta un mapeo bibliográfico de las producciones relacionadas con las políticas públicas de ER en Brasil y Amazonas. Este diálogo entre lo nacional y lo local se expresa en el recorrido metodológico de la revisión de la literatura, que incluyó encuestas en los repositorios de la Universidad Federal de Amazonas y la Universidad Estatal de Amazonas y en las bases de datos electrónicas Scielo, Google Academic y Capes Periodicals. Entre los resultados y conclusiones, se destacan los siguientes hallazgos de la investigación: los movimientos sociales rurales tienen un rol protagónico en el diseño de políticas para la EC en Brasil; se ratifican las dimensiones política, pedagógica y productiva de la EC; el concepto de desarrollo sostenible está en disputa; mientras que las especificidades del campo amazónico radican en el enfrentamiento entre la explotación histórica de los recursos naturales, el modo de vida campesino y las desigualdades sociales.

Palabras clave: educación rural, políticas públicas, desarrollo regional.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa Erasmus Mundus da União Europeia, com Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Janderson Bragança Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM, 2019/2021).

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEM. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/UEM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFAM. Coordenadora Institucional do PARFOR-UFAM.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Ferreira da Silva, C., Bragança Ribeiro, J., de Oliveira, M., & da Silva Borges, H. (2021). Dimensões da Educação do Campo no Amazonas: pistas a partir da literatura especializada. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12403. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12403

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos