A música e seu ensino: pedagogias invisíveis, outras janelas para o mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12323

Palavras-chave:

Music and its teaching: invisible pedagogies, other windows to the world

Resumo

Este ensaio se propõe a trazer à baila outras maneiras de aprender e ensinar música, tendo como objeto, a revisita de práticas musicais existentes em distintas partes do Brasil, as quais são invisibilizadas em díspares cursos de música. Nesta tessitura reflexiva, serão interpostas vivências e imersões conceituais adquiridas em contextos socioculturais diversos. Por meio de diálogos com teóricos basilares como Brandão (1983) e Prudente (2019), é objetivada a desconstrução da hegemonia da música ocidental frente aos saberes ancestrais dos povos tradicionais, os quais serão aqui os guardiões e mantenedores de práticas musicais emancipatórias, as quais se entrecruzam em diferentes dimensões do fazer e do ensinar música.

Palavras-chave: educação musical, educação popular, educação do campo.

 

Music and its teaching: invisible pedagogies, other windows to the world

ABSTRACT. This essay aims to bring to light other ways of learning and teaching music, with the object of revisiting musical practices existing in different parts of Brazil, which are invisible in disparate music courses. In this reflective weaving, experiences and conceptual immersions acquired in diverse sociocultural contexts will be interposed. Through dialogues with fundamental theorists such as Brandão (1983) and Prudente (2019), the deconstruction of the hegemony of Western music in relation to the ancestral knowledge of traditional peoples will be the guardians and maintainers of emancipatory musical practices, which intersect in different dimensions of making and teaching music.

Keywords: music education, popular education, rural education.

 

La música y su enseñanza: pedagogías invisibles, otras ventanas al mundo

RESUMEN. Este ensayo propone traer a colación otras formas de aprender y enseñar música, con el objeto de revisar las prácticas musicales existentes en diferentes partes de Brasil, que son invisibles en cursos de música dispares. En este tejido reflexivo se interpondrán experiencias e inmersiones conceptuales adquiridas en diversos contextos socioculturales. A través de diálogos con teóricos básicos como Brandão (1983) y Prudente (2019), se apunta a la deconstrucción de la hegemonía de la música occidental frente a los saberes ancestrales de los pueblos tradicionales, que serán aquí los guardianes y mantenedores de las prácticas musicales emancipadoras, que se cruzan en diferentes dimensiones del hacer y enseñar música.

Palabras clave: educación musical, educación popular, educación de campo.

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Biografia do Autor

Anderson Brasil, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Graduação em Música pela mesma instituição. Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Líder do Grupo de pesquisa ECOMUSPP - Ecologia, Música e Práticas Pedagógicas. Pesquisa sobre os seguintes temas: Educação Musical, desigualdade social e projetos sociais.

Celso Luiz Prudente, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Cultura pela Universidade de São Paulo – FEUSP. Pós-Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Antropólogo, Cineasta. Curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação – CELACC ECA USP. Apresentador e Diretor do Programa Radiofônico: QUILOMBO ACADEMIA, da Rádio USP, FM 93,7 de São Paulo.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Brasil, A. ., & Luiz Prudente, C. . (2021). A música e seu ensino: pedagogias invisíveis, outras janelas para o mundo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12323. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12323

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes e Educação do Campo