Costura da vida: encontros entre a Psicologia Social Comunitária e a Educação do Campo no Assentamento Dênis Gonçalves do MST

Autores

  • Conrado Pável de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Julia Batista Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Pedro Barino Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Tháles Gonçalves Guilherme Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF https://orcid.org/0000-0002-8927-5793
  • Marli da Cruz Gonçalves Herédia Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2124-0877

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11939

Palavras-chave:

Community Social Psychology; Rural education; Adult and Youth Education; Memory; Identity; Social Movements

Resumo

O presente artigo relata uma experiência em Psicologia Social Comunitária junto à primeira turma de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola do campo do assentamento Denis Gonçalves do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que culminou na construção do livro de memórias Costura da vida: história de vida do homem e da mulher da roça. A partir da discussão sobre o impacto do latifúndio na formação social brasileira e as possíveis relações entre a Psicologia Social Comunitária e a Educação do Campo, são apresentados os percursos metodológicos e a inserção no território, enfatizando a relação entre os sujeitos e a utilização de diversas estratégias de intervenção psicossocial e registro: diário de campo, fotografias, caminhada comunitária, dinâmicas de grupo e construção do livro de memórias. Como resultado da experiência e da construção do livro, ressalta-se a importância do resgate da memória e registro da história cotidiana contada pelos educandos para o fortalecimento da identidade pessoal e comunitária. Destaca-se, ainda, o papel que essas experiências têm na construção de uma Psicologia comprometida e justa frente à realidade, especialmente das comunidades do campo, e que dialogue com diferentes saberes e disciplinas.

Palavras-chave: psicologia social comunitária, educação do campo, educação de jovens adultos, memória, identidade, movimentos sociais. 

 

Costura da vida: encounters between Community Social Psychology and Rural Education in the Denis Gonçalves Settlement of the MST          

ABSTRACT. This article reports an experience in Community and Social Psychology with the first group of "Youth and Adult Education Program'', in a school in the Denis Gonçalves settlement of the Landless Rural Workers Movement (MST), which culminated in the construction of the memoir Costura da vida: história de vida do homem e da mulher da roça. Based on the discussion about the impact of the latifundium on the Brazilian social formation and the possible relationships between Community and Social Psychology and Rural Education, the methodological paths and insertion in the territory are presented, emphasizing the relationship between the subjects and the use of several psychosocial intervention strategies and registration: field diary, photographs, community walk, group dynamics and construction of the memoir. As a result of the experience and the construction of the book, the importance of rescuing memory and recording the daily history told by students is emphasized for the strengthening of personal and community identity. It also highlights the role that these experiences have in the construction of a committed and fair Psychology in face of the reality, especially that of rural communities, and those dialogues with different knowledge and disciplines.

Keywords: community social psychology, rural education, adult and youth education, memory, identity, social movements.

 

Costura de la vida: encuentros entre la Psicología Social Comunitaria y la Educación Rural en el Asentamiento Dênis Gonçalves del MST

RESUMEN. Este artículo relata una experiencia en Psicología Social Comunitaria con el primer grupo de Educación de Jóvenes y Adultos, en una escuela del asentamiento Denis Gonçalves del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), que culminó con la construcción del libro de memorias Costura da vida: a história de vida do homem e da mulher da roça. A partir de la discusión sobre el impacto del latifundio en la formación social brasileña y las posibles relaciones entre Psicología Social Comunitaria y Educación Rural, se presentan los caminos metodológicos y la inserción en el territorio, destacando la relación entre los sujetos y el uso de varias estrategias de intervención psicosocial y registro: diario de campo, fotografías, caminata comunitaria, dinámica de grupo y construcción del libro. Como resultado de la experiencia y la construcción del libro, se enfatiza la importancia de rescatar la memoria y registrar la historia cotidiana contada por los estudiantes para el fortalecimiento de la identidad personal y comunitaria. También se enfatiza el papel que tienen estas experiencias en la construcción de una Psicología comprometida y justa frente a la realidad, especialmente en las comunidades rurales, y que dialoga con distintos conocimientos y disciplinas.

Palabras clave: psicología social comunitaria, educación rural, educación de jóvenes y adultos, memoria, movimientos sociales.

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Biografia do Autor

Conrado Pável de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduação em Psicologia pela UFJF e Mestrado Profissional em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG. Cursando doutorado em Psicologia na UFJF. Professor na graduação em Psicologia no UniAcademia. Membro da Rede Latino-americana de Psicologia Rural e do GT de Psicologia Comunitária da ANPEPP.

Julia Batista Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicóloga pela UFJF. Especialista em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca da Fiocruz-RJ.

Pedro Barino Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicólogo pela UFJF. Cursando Mestrado em Processos Psicossociais em Saúde na UFJF.

Tháles Gonçalves Guilherme, Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicólogo pela UFJF.

Telmo Mota Ronzani , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicólogo pela UFJF, Mestre em Psicologia Social pela UFMG, Doutor em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Professor Titular do Departamento de Psicologia da UFJF. Bolsista de Produtividade 1D CNPq.

Marli da Cruz Gonçalves Herédia, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia pela UFJF. Pós-graduação em Biblioteconomia / Orientação e Inspeção Escolar. Professora na Escola do campo Carlos Henrique Ribeiro dos Santos no Assentamento Denis Gonçalves.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Pável de Oliveira, C., Batista Afonso, J., Barino Rodrigues, P. ., Gonçalves Guilherme, T. ., Mota Ronzani , T. ., & da Cruz Gonçalves Herédia, M. (2021). Costura da vida: encontros entre a Psicologia Social Comunitária e a Educação do Campo no Assentamento Dênis Gonçalves do MST. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e11939. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11939

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural