Por uma Educação Circular: transição sustentável no contexto pandêmico

Autores

  • Carolina Costa Resende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC
  • Jesus Alexandre Monteiro Universidade Vale do Rio Verde https://orcid.org/0000-0002-5401-9677

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11927

Resumo

O presente ensaio teórico apresenta uma breve revisão de literatura a respeito do Modelo de Negócios em Economia Circular (EC) e procura responder à pergunta: quais seriam os principais aspectos da circularidade a integrar a Educação do Campo brasileira no atual contexto da pandemia de Covid-19? De forma ensaística, o estudo possibilitou refletir criticamente quanto às oportunidades que a EC pode representar para a Educação Campesina. Os resultados revelam aspectos convergentes entre a Educação do Campo e a EC e que podem servir de referência para soluções que abrangem mais profundamente a causa dos problemas socioambientais presentes no atual cenário brasileiro da vida e da produção em territórios rurais.

Palavras-chave: economia circular, educação campesina, pandemia de covid-19.

 

For a Circular Education: sustainable transition in the pandemic context

This theoretical essay presents a brief literature review on the Business Model in Circular Economy (CE) and aims to answer the question: what would be the main aspects of the circularity to integrate Countryside Education in the current context of the COVID-19 pandemic in Brazil? In an essayistic manner, the study made it possible to reflect critically on the opportunities that CE can represent for Countryside Education. The results reveal converging aspects between Countryside Education and CE and that could be seen as a reference for solutions that deeply comprise the cause of socio-environmental problems currently present in the life and production in rural territories in Brazil.

Keywords: circular economy, countryside education, covid-19 pandemic.

 

Hacia una educación circular: transición sostenible en el contexto de la pandemia

Este ensayo teórico presenta una breve revisión de la literatura sobre el Modelo de Negocio en Economía Circular (CE) y busca responder a la pregunta: ¿cuáles serían los principales aspectos de la circularidad para integrar la educación rural brasileña en el contexto actual de la pandemia covideana? 19. De manera ensayística, el estudio permitió reflexionar críticamente sobre las oportunidades que la CE puede representar para la educación rural. Los resultados revelan aspectos convergentes entre Educación Rural y EC y que pueden servir de referencia para soluciones que cubran más profundamente la causa de los problemas socioambientales presentes en el actual escenario brasileño de vida y producción en territorios rurales.

Palabras clave: economía circular, educación campesina, pandemia de covid-19.

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Biografia do Autor

Carolina Costa Resende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Doutora em Psicologia (PUC Minas, 2014), pós-doutoranda em Administração (FEARP/USP, em curso). Professor Adjunto IV da PUC Minas (desde 2009). Consultora individual do Fundo dos Povos das Nações Unidades.

Jesus Alexandre Monteiro, Universidade Vale do Rio Verde

Doutor em Psicologia (UFMG, 2020). Professor mestrado em Gestão e Planejamento em Educação, coordenador do Núcleo de Orientação Psicologica , Pedagogica e de Acessibilidade (NOPPA).

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Resende, C. C. ., & Monteiro, J. A. (2021). Por uma Educação Circular: transição sustentável no contexto pandêmico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e11927. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11927

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural