Social representations of artistic practices in rural schools

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11886

Palavras-chave:

Palabras clave: Prácticas artísticas. Prácticas pedagógicas. Educación en contexto rural. Representaciones sociales.

Resumo

Representações sociais das práticas artísticas em escolas do campo                        

Este trabalho analisou as Representações Sociais das práticas artísticas e pedagógicas de professores que atuam em escolas do campo. Tais educadores são egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas gerais, Brasil. Compreendemos as práticas artísticas como formas de criação, fruição e reflexão da arte presentes nos processos educativos. Tais práticas carregam historicidade, intencionalidade e resistência presentes nos processos de luta pela Educação do Campo. Este estudo teve como referencial a perspectiva das Representações Sociais em Movimento pertencente à teoria das Teorias das Representações Sociais. Partimos de uma abordagem metodológica com entrevistas narrativas e observação das práticas pedagógicas de dois professores do campo. A análise dos dados foi realizada a partir da reconstrução de trajetórias que consideraram o movimento das representações sociais dos sujeitos. Notamos que a presença das práticas artísticas nas práticas pedagógicas pode ser vista como mecanismos de luta e transformação bem como de manutenção da identidade campesina. 

Palavras-chave: práticas artísticas, práticas pedagógicas, educação do campo, representações sociais.

 

Social representations of artistic practices in rural schools

ABSTRACT. This work analyzes the movement of re-elaboration of social representations on artistic practices of rural teachers. These educators have graduated Rural Education from Faculdade de Educação at Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil. Artistic practices constitute a way of creation, fruition, and reflection of art present in education processes. Those practices carry historicity and resistance embedded in the struggle of social movements to the right of rural education. The theoretical background is guided by the Social Representations in Movement, related to the Theory of Social Representations. The methodological approach is based on narrative interviews and observations of pedagogical practices. The data analysis was built from the reconstruction of trajectories considering the movement of the Social Representations. We have observed that the artistic practices can be seen as a pedagogical mechanism of the struggle for transforming education and by strengthening rural identities.

Keywords: artistic practices, pedagogical practices, rural education, social representations.

 

Representaciones sociales de prácticas artísticas en escuelas de campo

RESUMEN. Este documento analizó las Representaciones Sociales de las prácticas artísticas y pedagógicas de los profesores que trabajan en las escuelas rurales. Estos educadores son graduados del Curso de Educación de Campo de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais, Brasil.  Entendemos las prácticas artísticas como formas de creación, disfrute y reflexión del arte presente en los procesos educativos. Tales prácticas conllevan historicidad, intencionalidad y resistencia presentes en los procesos de lucha por la Educación en contexto rural. Este estudio tenía como referencia la perspectiva de las Representaciones Sociales en Movimiento pertenecientes a la teoría de La Teoría de las Representaciones Sociales. Partimos de un enfoque metodológico con entrevistas narrativas y observación de las prácticas pedagógicas de dos profesores en el campo. El análisis de datos se realizó sobre la base de la reconstrucción de trayectorias que consideraban el movimiento de las representaciones sociales de los sujetos. Observamos que la presencia de prácticas artísticas en prácticas pedagógicas puede considerarse como mecanismos de lucha y transformación, así como de mantenimiento de la identidad campesina. 

Palabras clave: prácticas artísticas, prácticas pedagógicas, educación en contexto rural, representaciones sociales.

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Biografia do Autor

Cristiene Adriana da Silva Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pedagoga pela UNIUBE. Atualmente reside em Melbourne na Austrália onde desenvolve pesquisas nas áreas: Representações Sociais, Educação do Campo, Práticas Pedagógicas, Ensino de Arte , Práticas Artísticas e Processos de Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Carvalho, C. A. da S. (2021). Social representations of artistic practices in rural schools. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e11886. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11886

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural