Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial

Autores

  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília - UnB
  • Maria de Fátima Almeida Martins Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856

Resumo

O artigo trata das formas de organização dos tempos e espaços formativos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Minas Gerais. Parte-se da reflexão de que essas experiências estão produzindo, numa perspectiva socioterritorial, processos formativos que possibilitam o diálogo entre as universidades, as escolas do campo e as comunidades ao seu redor. As discussões propostas ancoram-se em pesquisas realizadas pelas autoras nos Programas de Pós-Graduação de ambas as instituições, bem como suas experiências em atividades de ensino, extensão e pesquisa nessas Licenciaturas. Inicialmente, busca-se fazer a delimitação entre os conceitos de Pedagogia da Alternância e Formação em Alternância. Em seguida, faz-se a descrição e análise dos cursos e suas respectivas formas de organização da alternância. Para concluir, registra-se que a formação por alternância, conforme a experiência desenvolvida em ambos os cursos, constitui-se uma mediação que possibilita articular universidade, campo e escola como territórios educativos que podem contribuir com a produção e a reprodução da vida numa perspectiva emancipatória.

Palavras-chave: educação do campo, formação de educadores, licenciatura em educação do campo, pedagogia da alternância, formação em alternância.

 

Alternating teacher's development in Countryside Education Undergraduate courses at UNB and UFMG

ABSTRACT. The article deals with the forms of organization of time, space and content developed in teacher's development courses in Countryside Education at University of Brasília and Federal University of Minas Gerais. It starts with the reflection that these experiences are producing formative processes that enable the dialogue among the university, the school and the communities in a socio-territorial perspective. The proposed discussions are based on the authors' experience in teaching, extension, research and publications activities within the scope of the courses. Initially, the concepts of Alternation Pedagogy and Alternation Development are defined. Then the courses and their forms of alternation organization are described and analyzed. To conclude, it is registered that this formative proposal allows the exercise of the protagonism of the participants and the countryside contexts in the perspective of education as a right and as an instrument to enable the articulation among the school, the countryside and the society projects in an emancipatory perspective.

Keywords: development in alternation, pedagogy of alternation, teacher's undergraduate courses in countryside education, teacher development, countryside education.

 

Formacion en Alternancia en los cursos de Pedagogia en Educación Del Campo desarrollados na UNB e UFMG

RESUMEN. El presente artículo trata de las formas de organización de los tiempos, espacios y contenidos desarrollados en los cursos de Pedagogía en Educación del Campo en la Universidad de Brasilia y Universidad Federal de Minas Gerais. Partiendo de la reflexión que estas experiencias están produciendo procesos formativos que posibilitan el diálogo entre la universidad, la escuela y las comunidades en una perspectiva socio-territorial. Las discusiones propuestas se basan en la experiencia de las autoras en actividades de enseñanza, extensión, investigación y publicaciones en el ámbito de los cursos. Inicialmente se hace la delimitación entre los conceptos de Pedagogía de la Alternancia y Formación en Alternancia. En seguida, se hace la descripción y análisis de los cursos y sus formas de organización de alternancia. En conclusión se registra que esta propuesta formativa posibilita el ejercicio del protagonismo de los sujetos y de los contextos campesinos en la perspectiva de la educación como derecho y como instrumento para viabilizar la articulación entre un proyecto de escuela, de campo y de sociedad en una perspectiva de emancipación.

Palabras clave: formación en alternancia, pedagogía de la alternancia, pedagogía en educación del campo, formación de profesores, educación del campo.

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Biografia do Autor

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Direito pela PUCC. Mestre em Sociologia pela Unicamp. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Pós Doutora em Educação pela UnB. Atualmente é professora Associada da UnB.  Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na formação e prática docente a partir dos referenciais da Sociologia e da Educação do Campo.

Maria de Fátima Almeida Martins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Geografia pela UFC. Mestre e Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2020). Atualmente é professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na formação e prática docente a partir dos referenciais da Geografia e  da Educação do Campo.

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Psicologia. Mestrado em Psicologia Social. Doutorado em Educação.  Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente e pela PUC São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação UFMG. Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na formação e prática docente a partir dos referenciais da Psicologia Social e Educação do Campo.

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Publicado

2021-05-17

Como Citar

Molina, M. C., Martins, M. de F. A. ., & Antunes-Rocha, M. I. . (2021). Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e11856. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856

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