Representações sociais sobre o processo formativo de professores do campo e da EJA no Brasil: a realidade na Amazônia Paraense

Autores

  • Alessandra Sampaio Cunha Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Armando Paulo Ferreira Loureiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto douro, Portugal
  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11819

Resumo

O presente artigo articula o debate da formação inicial de professores  do campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos processos psicossociais que orientam a formação de professores  para/nas escolas do campo. Para tanto, envereda-se no campo teórico das Representações Sociais (RS) no intuito de analisar os sentidos e os signficados de professores que concluíram o Curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre a contribuição do seu processo formativo para atuarem na EJA/campo na Amazônia Paraense. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório/explicativo que utilizou o questionário e a entrevista semiestruturada para recolha dos dados. Os resultados deste estudo apontam que as Representações Sociais dos professores sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo inscrevem-se em significados que reafirmam que a formação específica, voltada às necessidades dos povos do campo, contribuíu com conhecimentos e processos de ensino-aprendizagem que potencializaram (re)pensar e inovar as práticas pedagógicas. Os professores do campo veem ainda o curso como espaço de produção de conhecimento diferenciado de ser e fazer-se professor da EJA no campo, na medida em que ajudam a compreender a dinâmica social e política do modo de vida campesina nos campos amazônicos brasileiros.

Palavras-chave: educação do campo, formação de professores, representações sociais.

 

Social representations about the formative process of Brazil's rural areas' teachers and EJA (Young Adults and Adults' Education): the reality of the Paraense Amazon                  

ABSTRACT. This article articulates the debate on the initial training of rural teachers, Youth and Adult Education (EJA) and the psychosocial processes that guide the training of teachers to / in rural schools. To this end, it embarks on the theoretical field of Social Representations (RS) in order to analyze the senses and meanings of teachers who completed the Degree Course in Rural Education under the contribution of their training process to work in the EJA / countryside in the Amazon Paraense. This is a qualitative study of the exploratory / explanatory type that used the questionnaire and the semi-structured interview to collect the data. The results of this study indicate that the Social Representations of the teachers about the Degree in Rural Education are enrolled in meanings that reaffirm that specific training, geared to the needs of rural people, contributed with knowledge and teaching-learning processes that potentialized (re) thinking and innovating pedagogical practices. The rural teachers also see the course as a space for the production of differentiated knowledge of being and becoming a teacher of EJA in the field, insofar as they help to understand the social and political dynamics of the peasant way of life in the Brazilian Amazonian rural areas.

Keywords: rural education, teacher training, social representations.

 

Representaciones sociales sobre el proceso formativo de maestros en el campo y EJA en Brasil: la realidad en el Paraense Amazon

RESUMEN. Este artículo articula el debate sobre la formación inicial de docentes rurales, Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y los procesos psicosociales que orientan la formación de docentes hacia / en las escuelas rurales. Para ello, se embarca en el campo teórico de las Representaciones Sociales (RS) con el fin de analizar los significados y significados de los docentes que cursaron la Licenciatura en Educación Rural sobre el aporte de su proceso formativo para trabajar en el campo EJA / en el Paraense Amazon. Se trata de un estudio cualitativo del tipo exploratorio / explicativo que utilizó el cuestionario y la entrevista semiestructurada para recolectar los datos. Los resultados de este estudio indican que las Representaciones Sociales de los docentes sobre la Licenciatura en Educación Rural se inscriben en significados que reafirman que la formación específica, orientada a las necesidades de la población rural, aportó conocimientos y procesos de enseñanza-aprendizaje que potencializaron (re) pensar. y prácticas pedagógicas innovadoras. Los docentes rurales también ven el curso como un espacio para la producción de conocimientos diferenciados de ser y convertirse en docente de EJA en el campo, en la medida en que ayudan a comprender la dinámica social y política del modo de vida campesino en los campos amazónicos brasileños.

Palabras clave: educación rural, formación de profesores, representaciones sociales.

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Biografia do Autor

Alessandra Sampaio Cunha, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará / Campus Bragança. Professora/Pesquisadora do Programa de Formação Continuada - PARFOR. Pesquisadora em Educação (ETTHOS)/ IFPA, Cátedra Paulo Freire da Amazônia e da Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA/UFPA).

Armando Paulo Ferreira Loureiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto douro, Portugal

Armando Loureiro é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, onde é Professor Associado. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Universidade do Porto. As suas principais áreas de investigação são a educação e formação de adultos e a sociologia da educação, no âmbito das quais tem diversas publicações e participações em projetos de investigação.

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança. Pesquisadora Educação nos Territórios Rurais, saberes tradicionais e diversidade na Amazônia e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e Vice Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação de jovens e Adultos na Diversidade Amazônica (GUEAJA/UFPA)

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Sampaio Cunha, A., Ferreira Loureiro, A. P. ., & de Vasconcelos Neves, J. d’Arc . (2021). Representações sociais sobre o processo formativo de professores do campo e da EJA no Brasil: a realidade na Amazônia Paraense. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e11819. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11819

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural