Educação do Campo e a publicação científica em tempos de Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11203

Resumo

O ano de 2020 não trouxe apenas novos desafios para a editoração científica (pré-prints, ciência aberta, quantidade elevada de submissão de artigos em tempos de pandemia), mas foi um ano em que ficaram marcados acontecimentos de grandes proporções que afetaram não apenas a comunidade acadêmica (cortes nos investimentos em ciência, educação entre outros setores), mas toda a humanidade. Estamos falando da Pandemia da COVID-19 (OPAS/OMS, 2020; UNESCO, 2020), que afetou significativamente as vidas de professores, pesquisadores, cientistas e da população em geral.

A esse respeito, buscando continuamente se manter atualizada no debate acerca da ciência internacional, e não deixando de disseminar conhecimento científico de qualidade e atual que ajude a elevar o debate acerca de questões importantes para a Educação do Campo e Educação em geral, dentre as inúmeras submissões recebidas ao longo do ano, a Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) publicou artigos sobre a Pandemia da COVID-19, a partir de diferentes contextos e perspectivas (sendo 2 artigos especiais internacionais), importantes para ampliar a discussão acerca de como a pandemia afeta a vida de professores e estudantes e como ela influencia as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e universidades, independente da área de conhecimento.

Além do fluxo contínuo, publicado regularmente no formato de Publicação Contínua, a revista publicou dois dossiês no ano de 2020: o primeiro diz respeito a “Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária”, que reúne trabalhos de diferentes instituições acerca da Educação Especial e Educação do Campo, importante para atualizar a discussão na área. No segundo dossiê, intitulado “Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos nos Direitos Sociais e Liofilização da Esfera Pública”, foram publicados artigos a respeito dos desafios e dificuldades de se produzir ciência e manter uma educação com qualidade em tempos de cortes nos investimentos em ciência, educação, tecnologia e inovação no Brasil.

Nesse sentido, podemos dizer que o ano de 2020 foi um ano de intensos desafios e dificuldades não apenas nas esferas sociais, políticas e econômicas, mas também na saúde, educação e ciência, que demandam ainda mais atenção do poder público para essas áreas para que as mesmas avancem e possam continuar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Isso é importante, pois resistir contra as mazelas que assolam os campos educacionais, científicos, da saúde entre outros, é uma forma de defender a educação pública e a ciência, fundamental para se seguir em frente e cumprir o papel social com a divulgação de conhecimento científico de qualidade e acessível a todos(as).

Desejamos a todos e a todas boas leituras e um próspero ano de 2021!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2010) e Especialização em Docência na Educação e Diversidade também pela UFU (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Visuais, Ensino de Arte, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, História em Quadrinhos, Letramento Estético e Teoria Histórico-Cultural. É professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins - UFT, câmpus de Tocantinópolis, no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFT (PPPGE). É sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É sócio da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB). É sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É sócio da American Association for the Advancement of Science (AAAS). É líder do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE/CNPq. É fundador e Editor Chefe da Revista Brasileira de Educação do Campo. É ganhador do Prêmio Nacional Editor do Futuro 2019 da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É ganhador do Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa (2019), na categoria Jovem Pesquisador, concedido pela UFT. É membro titular do Comitê Técnico Científico (CTC) da área de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFT; membro do Comitê PIBIC dessa mesma área, também da UFT; e membro titular da área de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFT do Conselho Editorial da EDUFT. É Coordenador do Laboratório de Artes Visuais da UFT. É Editor Assistente das revistas internacionais Cogent Education e Cogent Arts e Humanities, ambas da Taylor & Francis. É avaliador ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Leitura e Produção Escrita (2006) também pela UFT. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo e Editor administrativo da Revista EntreLetras. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq) desde 2016. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Referências

Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde – OPAS/OMS (2020). Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Recuperado de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO. (2020). COVID-19: How the UNESCO Global Education Coalition is tackling the biggest learning disruption in history. Paris: UNESCO. Recuperado de https://en.unesco.org/news/covid-19-how-unesco-global-education-coalition-tackling-biggest-learning-disruption-history

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Araújo, G. C. de, & Silva, C. da. (2020). Educação do Campo e a publicação científica em tempos de Pandemia da COVID-19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e11203. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>