Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos nos Direitos Sociais e Liofilização da Esfera Pública

Autores

  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11142

Resumo

Os organizadores do Dossiê compreendem que o debate a respeito da política e gestão da educação articula-se ao entendimento de valor público, “direito de todos à educação” e dever do Estado, traduzido em políticas públicas sociais, cuja operacionalização ocorre por meio da gestão educacional e escolar, tensionada pelas perspectivas democrático-participativas e estratégico-empresariais. Acerca dos retrocessos em relação aos direitos sociais relacionados à educação e a desidratação do espaço público, faz-se necessária a produção de conhecimentos teórico-práticos que abranjam a política e a gestão educacional e escolar explicitando as contradições entre as perspectivas formativas instrumentalizadoras e emancipadoras da educação escolar.

Convidamos à leitura do dossiê em pauta que pretende contribuir no campo da política pública e da gestão da educação, centrando no debate sobre a produção de políticas em tempos de conservadorismo reacionário, na tensão entre a esfera pública e privada, entre gestão democrática e gestão gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutora em Educação (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação (UFG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação na Amazônia (PPGDA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins. Filiada Anped e Anpae.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas, atuando nos Cursos de Licenciatura em Filosofia e Teatro e Mestrado Profissional em Educação (PPPGE); Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS).

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular do NEB/UFPA, docente dos Programas de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). Pesquisadora da área de políticas educacionais, com ênfase no planejamento e monitoramento das metas do PNE 2014 nos estados e municípios e políticas públicas de educação integral e de tempo integral.

Referências

Lagares, R., Carvalho, R. F., & Oliveira, N. C. M. (2020). Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos nos Direitos Sociais e Liofilização da Esfera Pública. Rev. Bras. Educ. Camp., 5, e11142. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e11142

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Lagares, R., Francisco de Carvalho, R., & Oliveira, N. C. M. de. (2020). Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos nos Direitos Sociais e Liofilização da Esfera Pública. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e11142. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11142

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)