Experimentações escolares da política de educação integral e(m) Tempo Integral: uma análise das práticas efetivadas em escolas públicas de Belém - PA

Autores

  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-8091-5213
  • Orlando Nobre Bezerra de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Izete Magno Correa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Cintia Aurora Quaresma Cardoso Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10868

Resumo

O artigo apresenta a análise feita sobre política de tempo integral implantada na rede estadual de ensino paraense a partir de sua configuração prática na realidade de 02 (duas) escolas de ensino fundamental da cidade de Belém-Pa. Objetivou refletir sobre os princípios da política instituída, a gestão, organização pedagógica e efetivação nas práticas escolares. O aporte teórico-metodológico deste estudo tem como base a abordagem qualitativa da pesquisa, tendo como procedimentos a análise documental, entrevistas e aplicação de questionários para a compreensão de cada fase da implantação, a percepção dos gestores e docentes, bem como analisar as iniciativas realizadas, os desafios enfrentados, as dificuldades e as possibilidades de inovação pedagógica. Concluiu-se que a política não contou com o apoio oficial devido, ficando a cargo dos educadores a sua efetiva realização. Apesar de pequenos avanços, prevaleceu a inexistência de condições materiais para o desenvolvimento de práticas escolares que qualificassem a oferta do tempo integral para a formação integral dos educandos.

Palavras-chave: Política Educacional, Tempo Integral, Práticas Escolares

 

School experiments of the integral education policy and Full Time School: an analysis of the practices carried out in public schools of Belém – PA

ABSTRACT

The wording presents the analysis carried out on the full-time policy implemented in the state education network in Pará from its practical configuration in the reality of 02 (two) elementary schools in the city of Belém-Pa. Reflect on the principles of the instituted policy, management, pedagogical organization and effectiveness in school practices. The theoretical-methodological contribution of this study is based on the qualitative approach of the research, having as procedures the documentary analysis, interviews and application of questionnaires to understand each phase of the implantation, the perception of managers and teachers, as well as to analyze the initiatives carried out, the challenges faced, the difficulties and the possibilities of pedagogical innovation. It was concluded that the policy did not have the official support due, leaving the educators in charge of its effective implementation. Despite small advances, the lack of material conditions for the development of school practices that qualified the offer of full time for the integral training of students prevailed. 

Keywords: Educational Policy, Full Time School, School Practices

 

Experiencias escolares de la política de educación integral y(m) Tiempo Integral: un análisis de las prácticas realizadas en las escuelas públicas de Belém - PA

RESUMEN

El texto presenta el análisis realizado sobre la política de tiempo integral implementada en la red de educación del estado de Pará desde su configuración práctica en la realidad de 02 (dos) escuelas primarias de la ciudad de Belém-Pa. El objetivo es reflexionar sobre los principios de la política instituida, la gestión, la organización pedagógica y la efectividad en las prácticas escolares. El aporte teórico-metodológico de este estudio se fundamenta en el enfoque cualitativo de la investigación, teniendo los procedimientos el análisis documental, entrevistas y aplicación de cuestionarios para comprender cada fase de la implantación, la percepción de (directores ou gerentes) y docentes, así como analizar las iniciativas realizadas, los desafíos enfrentados, las dificultades y las posibilidades de innovación pedagógica. Se concluyó que la política no contó con el respaldo oficial debido, dejando a los educadores a cargo de su efectiva implementación. A pesar de los pequeños avances, prevaleció la falta de condiciones materiales para el desarrollo de prácticas escolares que calificaran la oferta de tiempo integral para la formación integral de los estudiantes. 

Palabras clave: Política Educativa, Tiempo Integral, Prácticas Escolares.

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Biografia do Autor

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular do NEB/UFPA, docente dos Programas de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). Pesquisadora da área de políticas educacionais, com ênfase no planejamento e monitoramento das metas do PNE 2014 nos estados e municípios e políticas públicas de educação integral e de tempo integral.

Orlando Nobre Bezerra de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação (UFPA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Identidades e Territórios (PPGCIT), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON). Realiza pesquisas em políticas educacionais, educação não-formal e educação em instituições prisionais, onde lidera uma Rede Interinstitucional de Apoio à Educação Prisional (REAPED).

Izete Magno Correa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2014), Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PGEDA/UFPA). Membro do Grupo de estudos e Pesquisas sobre Estado e Educação na Amazônia (Gestamazon). Atua como Servidora Pública da Secretaria de Estado de Educação - PA exercendo função de Vice Diretora. Pesquisadora da área de Políticas Educacionais e Gestão da Educação integral.

Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA, 2018), Professora da Educação Especial e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC-PA. Integrante do projeto de pesquisa "Experimentações escolares da política de educação integral e(m) tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa (Gestamazon/UFPA).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Oliveira, N. C. M. de, Nobre Bezerra de Souza, O. ., Magno Correa, I., & Aurora Quaresma Cardoso, C. (2020). Experimentações escolares da política de educação integral e(m) Tempo Integral: uma análise das práticas efetivadas em escolas públicas de Belém - PA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10868. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10868

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos