Accountability contribuindo na efetivação da universalização do ensino especialmente na Educação do Campo

Autores

  • Claudius Vinicius Souza Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0003-4497-8740
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10848

Resumo

O artigo promove a discussão sobre as aplicações das políticas públicas de accountability na educação básica, com destaque para a Educação do Campo, que atende prioritariamente ao objetivo de quantificação dos resultados considerados positivos para utilização com fins ideológicos neoliberais, em detrimento do diagnóstico de situações que precisam avançar para atingir uma educação de qualidade. Assim, o trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de análises bibliográficas em materiais impressos e sites de buscas. As conclusões permitem compreender que as políticas públicas educacionais para universalização do ensino necessitam maiores atenções.

Palavras-chave: Accountability, Universalização, Educação do Campo.

 

Accountability contributing in the effectiveness of education universalization especially in Rural Education

ABSTRACT: The article promotes the discussion on the application of public accountability policies in basic education with emphasis on Rural Education, which primarily serves the objective of quantifying the results considered positive for use with neoliberal ideological purposes, to the detriment of diagnosing situations that need to advance to achieve an education of quality. Thus, the work is based on a qualitative approach developed through bibliographic analysis, in printed materials and search sites. The conclusions allow us to understand that public educational policies for the education universalization need greater attention.

Keywords: Accountability, Universalization, Rural Education.

 

Responsabilidad que contribuye a la efectividad de la universalización de la educación especialmente Educación rural

RESUMEN: El artículo promueve la discusión sobre la aplicación de políticas públicas de rendición de cuentas en la educación básica con énfasis en Educación Rural, que principalmente sirve al objetivo de cuantificar los resultados considerados positivos para su uso con fines ideológicos neoliberales, en detrimento de diagnosticar situaciones que necesitan avanzar para lograr una educación de calidad. Así, el trabajo se basa en un enfoque cualitativo desarrollado a través del análisis bibliográfico, en materiales impresos y sitios de búsqueda. Las conclusiones permiten comprender que las políticas públicas educativas para la universalización de la educación necesitan mayor atención.

Palabras clave: Responsabilidad, Universalización, Educación Rural.

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Biografia do Autor

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação UFT/TO, Bacharel em Jornalismo, Tecnólogo em Gestão Pública, Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, Professor da rede Estadual de Ensino, Gerente de Unidades Esportivas e Incentivo ao Esporte.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal Doutorado em Educação - PUC/SP. Pesquisadora Bolsista Produtividade CNPq. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Acadêmico e Profissional. Coordenadora no Tocantins da Rede de Escolas Criativas.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Oliveira, C. V. S., & Pinho, M. J. de. (2020). Accountability contribuindo na efetivação da universalização do ensino especialmente na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10848. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10848

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos