Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo

Autores

  • Safira Rego Lopes Universidade Federal do Maranhão - UFMA https://orcid.org/0000-0001-6740-4657
  • Cacilda Rodrigues Cavalcanti Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10839

Resumo

A Licenciatura em Educação do Campo se insere no contexto de políticas públicas de educação que se vinculam aos movimentos sociais do campo. Porém, diante do avanço do neoliberalismo com sua mais recente versão ultraconservadora, a operacionalização deste curso tem encontrado desafios que se encontram desde a formulação das políticas educacionais numa perspectiva mercadológica até estruturas próprias do Estado que conformam a execução dessas políticas. Este artigo, de natureza ensaística, tem como objetivo refletir sobre as perspectivas e dilemas dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no contexto de avanços do ultraconservadorismo e neoliberalismo, a partir de um estudo bibliográfico. Nessa direção, toma-se como referência a concepção de formador do curso de Licenciatura em Educação do Campo, partindo da análise da relação entre Estado, movimentos sociais e políticas públicas, buscando-se identificar os desafios que esses cursos enfrentam no atual contexto para efetivar sua concepção. Nossas reflexões conduzem à conclusão de que a Licenciatura em Educação do campo, conforme formulada pelo movimento da educação do campo, encontra-se ameaçada diante do contexto de perseguição ideológica, de cortes orçamentários e de marcos regulatórios que contradizem suas perspectivas de formação de educadores e só podem afirmar sua existência como ação contra hegemônica.

Palavras-chave: Estado, Política Pública, Formação de Educadores do Campo, Licenciatura em Educação do Campo.

 

The perspectives and dilemmas of the policy of training field educators in the face of ultra-conservatism

ABSTRACT

The Degree in Rural Education is part of the context of public education policies that are connected to rural social movements. However, in face of the advancement of neoliberalism with its recent ultra-conservative version, the operationalization of this course has encountered challenges that are found from the formulation of educational policies in a market perspective to the structures of the State that shape the execution of these policies. Thus, this article aims reflecting on the perspectives and dilemmas of graduation courses in Field Education in the context of advances of ultraconservatism and neoliberalism, based on a bibliographic study. In this sense, the concept of trainer of the Degree in Rural Education is taken as a reference, from the analysis of the relationship between the State, social movements and public policies, seeking to identify the challenges these courses face in the current context so as to carry out its conception. Our reflections lead to the conclusion that the Degree in Rural Education, as formulated by the rural education movement, is threatened in the context of ideological persecution, budget cuts and regulatory frameworks that contradict its prospects for training educators and they can only assert its existence as an action against hegemony.

Keywords: State, Public Policy, Training of Rural Educators, Degree in Rural Education.

 

Perspectivas y dilemas de la política de formación de educadores del campo frente al ultraconservadurismo

RESUMEN

La Licenciatura en Educación del Campo se inserta en el contexto de las políticas públicas de educación que se vinculan a los movimientos sociales rurales. Sin embargo, ante el avance del neoliberalismo con su versión ultraconservadora, esta materialización ha encontrado desafíos que se encuentran desde la formulación de políticas educativas en perspectiva de mercado, hasta las propias estructuras del Estado que configuran la ejecución de estas políticas. Este artículo pretende reflexionar sobre perspectivas y dilemas de los cursos de Licenciatura en Educación del Campo en el contexto de los avances del ultraconservadurismo y neoliberalismo, partiendo de un estudio bibliográfico. En este sentido, se toma como referencia el concepto de formador de la Licenciatura en Educación del Campo, a partir del análisis de la relación entre el Estado, movimientos sociales y políticas públicas, buscando identificar  desafíos que enfrentan estos cursos en el contexto actual de efectuar su concepción. Nuestras reflexiones llevan a concluir que la Licenciatura en Educación del Campo, formulada por el movimiento de educación del campo, se ve amenazada en un contexto de persecución ideológica, recortes presupuestarios y marcos regulatorios que contradicen sus perspectivas de formación de educadores y sólo pueden afirmar su existencia como acción contra la hegemonía.

Palabras clave: Estado, Políticas Públicas, Formación de Educadores del Campo, Licenciatura en Educación del Campo.

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Biografia do Autor

Safira Rego Lopes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão. Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora de séries iniciais na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar de 2016 a 2019. Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de educação de São Luís desde 2018. Foi monitora no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária nos projetos Pedagogia da Terra - Tradicional e Pedagogia da Terra - Territórios da Cidadania da Universidade Federal do Maranhão.

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e Doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora geral do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. Vice-presidente da Apruma Seção sindical do Andes. É professora do Curso de Pedagogia e professora colaboradora do Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

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Projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias. (2013). Universidade Federal do Maranhão, Bacabal.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Rego Lopes, S., & Rodrigues Cavalcanti, C. (2020). Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10839. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10839

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos