A Universidade Federal da Fronteira Sul no cenário brasileiro: notas a partir de Darcy Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10826

Resumo

O artigo analisa os ideais fundantes de universidades influenciadas diretamente por Darcy Ribeiro bem como seus livros e textos, objetivando diagnosticar sua presença nas universidades da atualidade. O texto estabelece algumas possíveis relações com o projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul e do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, apontando possíveis marcas desse autor, ao mesmo tempo resgatando seus conceitos e atualizando-os em razão de inéditos campos de possibilidades, especialmente no que se refere ao ingresso e permanência, no Ensino Superior, dos povos historicamente excluídos da sociedade, como é o caso de indígenas e sujeitos do campo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Projeto de Universidade, Educação Popular.

 

The Universidade Federal da Fronteira Sul in the Brazilian scenario: notes from Darcy Ribeiro

Abstract

The article analyzes the founding ideals of universities directly influenced by Darcy Ribeiro as well as his books and texts, aiming to diagnose their presence in universities today. The text establishes some possible relations with the project of the Universidade Federal da Fronteira Sul and the Interdisciplinary course in Rural Education, pointing out possible marks of this author, at the same time rescuing his concepts and updating them due to unprecedented fields of possibilities, especially in the which refers to the entry and permanence, in Higher Education, of peoples historically excluded from society, as is the case of indigenous and rural subjects.

Keywords: Rural Education, University Project, Popular Education.

 

La Universidade Federal da Fronteira Sul en el escenario brasileño: notas de Darcy Ribeiro

Resumen

El artículo analiza los ideales fundacionales de las universidades directamente influenciadas por Darcy Ribeiro así como sus libros y textos, con el objetivo de diagnosticar su presencia en las universidades de hoy. El texto establece algunas posibles relaciones con el proyecto de la Universidad Federal de Fronteira Sul y el curso Interdisciplinario en Educación Rural, señalando posibles marcas de este autor, al mismo tiempo rescatando sus conceptos y actualizándolos debido a campos de posibilidades sin precedentes, especialmente en el que se refiere al ingreso y permanencia, en la Educación Superior, de pueblos históricamente excluidos de la sociedad, como es el caso de los sujetos indígenas y rurales.

Palabras clave: Educación Rural, Proyecto Universitario, Educación Popular.

 

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Biografia do Autor

Dionei Ruã dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor de Ensino de Física na Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor em Educação nas ciências (Unijui).

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Professor do Departamento de Humanidades e Educação Unijuí. Doutor em Educação (UFPR). Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física emRede Nacional (Unijuí/Unesp). Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí/RS.

Maria Cristina Pansera de Araujo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO).

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

dos Santos, D. R., Pithan da Silva, S., & Pansera de Araujo, M. C. . (2020). A Universidade Federal da Fronteira Sul no cenário brasileiro: notas a partir de Darcy Ribeiro. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10826. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10826

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos