Problematizações sobre a delimitação entre rural e urbano e suas implicações na educação

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR https://orcid.org/0000-0001-7826-686X
  • Tha´ís Maiara Bailão Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR
  • Diego Fogaça Carvalho Universidade Pitágoras Unopar; Universidade Anhanguera - Uniderp https://orcid.org/0000-0002-4984-6344

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10709

Resumo

Há uma longa discussão na literatura, que envolve diversas áreas do conhecimento, a respeito das possibilidades de delimitação entre territórios rurais e urbanos – inclusive, diferentes países utilizam distintas regras para tal delimitação. O objetivo deste artigo está em problematizar algumas implicações dessa delimitação no âmbito educacional. Para isso, apresentamos os procedimentos metodológicos adotados, baseados na pesquisa especulativa; fazemos uma revisão da literatura, mostrando distintos modos de definição de territórios urbanos e rurais e, no que se refere à educação, revisamos a legislação específica vigente para a educação do campo; seguimos apresentando alguns casos específicos de escolas e municípios para, então, problematizarmos as implicações dessas decisões nas políticas públicas e ações pedagógicas. Concluímos indicando a necessidade de repensar estratégias dicotômicas e arbitrárias de delimitação de áreas urbanas e rurais e a importância de proposição de políticas públicas que levem em consideração o contexto de um modo mais amplo. 

Palavras-chave: educação, rural, urbano, políticas públicas, ações pedagógicas.

 

Issues about the delimitation between rural and urban and its implications for education

ABSTRACT. There is a long discussion in the literature, which involves several areas of knowledge, regarding the possibilities of delimitation between rural and urban territories; in fact, different countries use different rules for such delimitation. The aim of this article is to discuss some implications of this delimitation in the educational sphere. For this, we present the methodological procedures adopted, based on speculative research; we review the literature, presenting different ways of defining urban and rural territories and, with regard to education, we revise the specific legislation in force for rural education; we continue to present some specific cases of schools and municipalities in order to discuss the implications of these decisions in public policies and pedagogical actions. We conclude by indicating the need to rethink dichotomous and arbitrary strategies for delimiting urban and rural areas and the importance of proposing public policies that take the context into account more broadly.

Keywords: education, rural, urban, public policy, pedagogical actions.

 

Cuestiones sobre la delimitación entre lo rural y lo urbano y sus implicaciones para la educación

RESUMEN. Existe una larga discusión en la literatura, que involucra varias áreas de conocimiento, en cuanto a las posibilidades de delimitación entre territorios rurales y urbanos; de hecho, diferentes países utilizan diferentes reglas para tal delimitación. El objetivo de este artículo es discutir algunas implicaciones de esta delimitación en el ámbito educativo. Para ello, presentamos los procedimientos metodológicos adoptados, basados ​​en la investigación especulativa; revisamos la literatura, presentando diferentes formas de definir los territorios urbanos y rurales y, en materia de educación, revisamos la legislación específica vigente para la educación rural; seguimos presentando algunos casos específicos de escuelas y municipios con el fin de discutir las implicaciones de estas decisiones en las políticas públicas y acciones pedagógicas. Concluimos señalando la necesidad de repensar estrategias dicotómicas y arbitrarias para delimitar áreas urbanas y rurales y la importancia de proponer políticas públicas que tomen en cuenta el contexto de manera más amplia.

Palabras clave: educación, rural, urbano, políticas públicas, acciones pedagógicas.

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Biografia do Autor

Línlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR

Línlya Sachs é graduada em licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Tha´ís Maiara Bailão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR

Thaís Maiara Bailão é graduada em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar; Universidade Anhanguera - Uniderp

Diego Fogaça Carvalho possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017).

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Sachs, L., Bailão, T. M., & Fogaça Carvalho, D. (2021). Problematizações sobre a delimitação entre rural e urbano e suas implicações na educação. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e10709. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10709

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Artigos / Articles / Artículos